DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por FiwiPITO » 29 jul 2019, 11:37

Como é possível perderes 10% em cerca de 1 Ano e Pouco...

Agora levanto a questão? Mas afinal que bateria tens? MK1 ou MK2? 10% de Degradação em pouco mais de 1 Ano não é normal.
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 29 jul 2019, 14:14

É simples, é o resultado da martelada que lhe fizeram...
A realidade veio ao de cima.
Fui para Lisboa antes de ontem, para vir embora tive de ir para o ika fazer compras, cada vez me arrependo mais de não ter trazido o outro que estava ao lado do que comprei, era MK2 só não tinha carga rápida.
Mas para que me serve as cargas rápidas?
Cheguei ao posto da abóboda 2 Uber.
Qual o tempo previsão?
O meu ainda demora 45 min😔 e o seu outro tanto😱
Vou estar hora e meia à espera dentro do carro para eu carregar meia hora?
Fui embora.
Ainda andei de volta das pcn ali à volta, tudo avariado.
Em fim, é este o incentivo ao carros elétricos...
Carreguei hora e vinte no ika a 16A
Um grande agradecimento não ika por me ajudar.😊
Cheguei a casa e sobrou, se tivesse comprado o outro de certeza que carregava mais que 16A, e tinha um MK2 a durar muito mais... Porque no caso deste se fosse MK2, já podia reclamar a bateria.
Enfim, não quero pensar muito nisso.
O erro foi feito e é com erros que aprendemos.
Curiosamente ela subiu umas décimas nos últimos 3 dias.

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por corrisi » 31 jul 2019, 09:11

Viva. Nem mais Filipe... O ser humano é o único ser que comete o mesmo erro duas vezes, esperemos que não volte a acontecer!
Nesta coisa dos carros, como em tudo na vida, também é preciso ter sorte e estar no lugar certo à hora certa. Tiveste, provavelmente, a infelicidade de selecionar o stand errado.
Continuação de muitos e bons kms percorridos a energia verde! 👍😉
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 30 set 2019, 12:37

Não tenho dado noticias, mas o Leaf cá vai.
Carrega e anda :lol:
Ainda ontem fiz 99Km com uma carga e dizia que tinha para mais 32Km, sem stress de autonomia
Isto quer dizer que o sei conduzir :mrgreen:
Para a bateria a pouco mais de 70% não está muito mau.
Estive a atualizar o meu exel e adicionei um campo, a média da temperatura mais alta da bateria.
Não vou partilhar imagens porque o site onde costumo colocar diz que atingi o máximo e ainda não pesquisei outro :lol:
Então fica o resultado desde Janeiro até agora.
Não sei se a temperatura não influencia a degradação da bateria...
Se puderem e quiserem comentar, fica os dados
Km vs temperatura vs degradação.

Janeiro
Temperatura média 16,49º
Toal Km mês 1773Km
Total perca SOH Mês 0,29%

Fevereiro
Temperatura média 16,36º
Toal Km mês 1302Km
Total perca SOH Mês 0,11%

Março
Temperatura média 20,91º
Total Km mês 1106 Km
Total perca SOH Mês 0,02%

Abril
Temperatura média 18,96º
Total Km mês 1089Km
Total perca SOH Mês 0,92%

Maio
Temperatura média 25,35º
Toal Km mês 1496Km
Total perca SOH Mês 1,15%

Junho
Temperatura média 23,74º
Total Km mês 1433 Km
Total perca SOH Mês +0,41%

Julho
Temperatura média 27,05º
Total Km mês 1715 Km
Total perca SOH Mês 1,18%

Agosto
Temperatura média 27,94º
Total Km mês 1745Km
Total perca SOH Mês 1,28%

Setembro Ainda não está completo, mas foi dos bem quentes e o SOH subiu
Temperatura média 27,40º
Total Km mês 1466Km
Total perca SOH Mês +0,20%

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 18 nov 2019, 10:05

Pessoal, qual o site onde estão a colocar as fotos?
Onde costumo colocar diz que atingi o limite... já apaguei fotos antigas, mas está na mesma.
Esta manhã o Leaf já me assustou e queria partilhar com vocês.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por BrunoAlves » 18 nov 2019, 10:30

Eu costumo usar o https://postimages.org/pt/
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por pemifer » 18 nov 2019, 11:56

filipeoliv Escreveu:
18 nov 2019, 10:05
Pessoal, qual o site onde estão a colocar as fotos?
Onde costumo colocar diz que atingi o limite... já apaguei fotos antigas, mas está na mesma.
Esta manhã o Leaf já me assustou e queria partilhar com vocês.
Eu tive esse problema com o Flickr, tinha mais de 1000 fotos, tive de apagar bastantes...
Agora estou a usar o https://imgur.com/ mas não é lá muito simples de utilizar...

Que susto? Terá sido bateria de 12v com pouca carga?

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 18 nov 2019, 12:06

Obrigado Bruno.

Então contar o meu susto que não foi nada, eu é que estava a dormir. :mrgreen:
Então como sei que a malta não gosta de não ter imagens, não tenho postado, mas também as noticias não são muitas relevantes.
O que mais noto é uma perca significativa de autonomia, 100% era sempre 120 ou mais km´s atualmente 100% é pouco mais de 100Km, 80% era 100Km e agora são oitenta e poucos.

O Leaf no mês de Setembro o SOH veio em queda livre e já estava mentalizado que iria perder outra barra.
Atingiu os 70% de SOH e pensei que mais umas semanas e vinha fora.

Imagem

Mas até não, não sei porquê e sem fazer nada foi subindo...

Imagem

Subindo até que no mês de Novembro tinha subido 2%

Imagem

E claro, já voltou a descer.
O que fiz de diferente estes meses?
Cargas rápidas 0
Deixei de carregar o carro a 80%, faço igual como se estivesse a 100%
Chega a 80% perto da hora de arrancar, deixo descarregar mais, uma vez que aquele stress dos km não reina cá em casa, a minha mulher então ainda está mais descontraída ainda no outro dia tinha 25Km no Gom e disse vou ao Cartaxo
Espera lá, se te portares muito bem chegas a casa com 5Km...
Ups, é melhor levar o outro :lol:
Voltando ao assunto, só carrego o carro à noite se ele chegar a casa com menos de 35% a casa e não o carrego para 80%
Carrega umas 3h e no dia seguinte carrega o resto para o necessário.
Ainda ontem aconteceu isso e esta manhã :o

Imagem

Bolas, perdeu outra barra.
Mas que raio se passou????? :shock:
Ia jurar que ia perder a barra aos 66.25%
Liguei a OBD e estava assim:

Imagem

Se no 7-9-2019 esteve com 70.41% de SOH por que raio só perdeu agora que está mais alto?

Até que comecei a pensar com mais calma.
Mas 80% nunca passou as barras do da direita, mas comecei a contar e ele tem as 9 barras que tinha :think:
Sapo, 9 barras é o que ele tem, claro que está tudo ok.

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por corrisi » 18 nov 2019, 20:34

filipeoliv Escreveu:
18 nov 2019, 12:06
Obrigado Bruno.

Então contar o meu susto que não foi nada, eu é que estava a dormir. :mrgreen:
Então como sei que a malta não gosta de não ter imagens, não tenho postado, mas também as noticias não são muitas relevantes.
O que mais noto é uma perca significativa de autonomia, 100% era sempre 120 ou mais km´s atualmente 100% é pouco mais de 100Km, 80% era 100Km e agora são oitenta e poucos.

O Leaf no mês de Setembro o SOH veio em queda livre e já estava mentalizado que iria perder outra barra.
Atingiu os 70% de SOH e pensei que mais umas semanas e vinha fora.

Imagem

Mas até não, não sei porquê e sem fazer nada foi subindo...

Imagem

Subindo até que no mês de Novembro tinha subido 2%

Imagem

E claro, já voltou a descer.
O que fiz de diferente estes meses?
Cargas rápidas 0
Deixei de carregar o carro a 80%, faço igual como se estivesse a 100%
Chega a 80% perto da hora de arrancar, deixo descarregar mais, uma vez que aquele stress dos km não reina cá em casa, a minha mulher então ainda está mais descontraída ainda no outro dia tinha 25Km no Gom e disse vou ao Cartaxo
Espera lá, se te portares muito bem chegas a casa com 5Km...
Ups, é melhor levar o outro :lol:
Voltando ao assunto, só carrego o carro à noite se ele chegar a casa com menos de 35% a casa e não o carrego para 80%
Carrega umas 3h e no dia seguinte carrega o resto para o necessário.
Ainda ontem aconteceu isso e esta manhã :o

Imagem

Bolas, perdeu outra barra.
Mas que raio se passou????? :shock:
Ia jurar que ia perder a barra aos 66.25%
Liguei a OBD e estava assim:

Imagem

Se no 7-9-2019 esteve com 70.41% de SOH por que raio só perdeu agora que está mais alto?

Até que comecei a pensar com mais calma.
Mas 80% nunca passou as barras do da direita, mas comecei a contar e ele tem as 9 barras que tinha :think:
Sapo, 9 barras é o que ele tem, claro que está tudo ok.
Viva. Julgo que a subida ligeira do SOH não deve ser associada ao facto de não teres feito qualquer carga rápida. Lembro de ter lido algures na Internet que entre um grupo de taxistas de Budapeste com leafs 1, os que tinham melhor SOH eram aqueles que tinham maior número de cargas rápidas, o que parece parodoxal.
Sou de opinião que se as cargas rápidas forem efetuadas num contexto adequado, de 30 a 90% e temperatura de bateria no início da carga a rondar 20-22C°, por exemplo, em nada prejudica a bateria.
Quanto ao resto, já sabemos que o algoritmo da Nissan é assim meio para o maluco.
Nas últimas 8 semanas tenho testado a teoria dos 3.92V das células, onde segundo os entendidos, é onde se reduz a degradação da placa (SEI) e evita a oxidação do electrólito, isto apenas para quando o carro passa várias horas parado. Os resultados têm sido, aparentemente, muito animadores e consistentes, pois estanquei a descida abrupta do SOH que já reportei no meu DB. Algum outro factor pode ter entrado na equação, como por exemplo a redução da temperatura ambiente.
Depois é preciso de quando em vez " puxar" mais um pouco pelo carro e também fazer uma descarga ligeiramente mais profunda (12-15%) e de seguida carregar a 100% com balanceamento das células.

Abraços.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 19 nov 2019, 09:25

corrisi Escreveu:
18 nov 2019, 20:34


Viva. Julgo que a subida ligeira do SOH não deve ser associada ao facto de não teres feito qualquer carga rápida. Lembro de ter lido algures na Internet que entre um grupo de taxistas de Budapeste com leafs 1, os que tinham melhor SOH eram aqueles que tinham maior número de cargas rápidas, o que parece parodoxal.
Sou de opinião que se as cargas rápidas forem efetuadas num contexto adequado, de 30 a 90% e temperatura de bateria no início da carga a rondar 20-22C°, por exemplo, em nada prejudica a bateria.
Quanto ao resto, já sabemos que o algoritmo da Nissan é assim meio para o maluco.
Nas últimas 8 semanas tenho testado a teoria dos 3.92V das células, onde segundo os entendidos, é onde se reduz a degradação da placa (SEI) e evita a oxidação do electrólito, isto apenas para quando o carro passa várias horas parado. Os resultados têm sido, aparentemente, muito animadores e consistentes, pois estanquei a descida abrupta do SOH que já reportei no meu DB. Algum outro factor pode ter entrado na equação, como por exemplo a redução da temperatura ambiente.
Depois é preciso de quando em vez " puxar" mais um pouco pelo carro e também fazer uma descarga ligeiramente mais profunda (12-15%) e de seguida carregar a 100% com balanceamento das células.

Abraços.
Boas, obrigado pelo esclarecimento.
eu só não faço cargas rápidas por não levar o carro para viagens maiores e nos últimos meses não tem calhado.
Referir que fez 0 cargas rápidas teve a penas a ver com isso, mais nada.
Quanto aos 3.92v muito dificil de gerir numa bateria que faz 100Km, estava aqui a ver os registos da OBD e com um SOC de 51.8% as células estão entre 3.927 e 3.938, mas nestas voltagens o carro está com 50Km e isso não dá para nada.
Mesmo que ele faça 30Km, com a subidas que a minha mulher faz, são sempre mais de 40Km que ela gasta...
Vou tentar gerir que ela fique estacionada a menos de 3.92v a ver se resulta.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”