Diário de Bordo do Rei Zoom

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por Erbium » 19 mar 2018, 11:21

filipeoliv Escreveu:A bateria 12V é muito cara, alguém já trocou?
Por acaso já olhei para ela e tem cara de não ser barata... :think:
Estou em crer que será coisa para 50 a 75€ fora da Nissan claro...

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por pemifer » 19 mar 2018, 11:25


Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por VETL » 19 mar 2018, 11:40

Erbium Escreveu:
brunoa Escreveu:Boa tarde,

Tive oportunidade de utilizar o SpyLeaf pela 1º vez ontem.

Resultados:
AHr= 48.77
SOH: 74,35% 384.16v
HX:52.63%
odo: 113.544km

933 QCs 2018 L1/L2s

11.76V no fundo da imagem.

Agora a parte engraçada. Apenas compreendo o parâmetro odo, que é o numero total de km do carro!

Alguém com paciência e tempo para ajudar?

Bruno R. Almeida
Tens de trocar a bateria de 12v...
Não há aqui nenhuma evidência de que a bateria de 12v tenha que ser trocada.
11,76v no LeafSpy não quer dizer nada assim por si só, sem ter mais informação adicional.
A não ser que o Erbium tenha algum negócio na área das baterias de 12v :lol: :lol: :twisted:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 19 mar 2018, 14:34

Bom dia,

Feitas contas à merceeiro para o mês de Março temos (mais em jeito de curiosidade):

Nos primeiros 19 dias de Março percorri 944.7km, consumindo 130.1kWh ( não consigo distinguir carregamentos de regeneração) se aplicar o preço da minha tarifa elétrica em bi-horário em vazio (0.09€/kWh) pagaria 11,71€.

Fazendo as contas fica a 1,23€ por cada 100km.

Não conto os carregamentos no IKEA, garagem da Castilho, posto Mobi.E, apenas fiz as contas como se fosse sempre em casa.

1.23€ em gasolina não chega a 1 litro, mesmo no Prius daria pouco mais de 20km.

Já sem contar com a vertente ambiental!

Que grande compra que fizemos!

Bruno R. Almeida
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por Erbium » 19 mar 2018, 16:05

VETL Escreveu:Não há aqui nenhuma evidência de que a bateria de 12v tenha que ser trocada.
11,76v no LeafSpy não quer dizer nada assim por si só, sem ter mais informação adicional.
A não ser que o Erbium tenha algum negócio na área das baterias de 12v :lol: :lol: :twisted:
Não tenho nenhum negócio nessa área garanto, só estou a avisar para que não fique apeado ou assustado com erros vários...
Eu tinha ideia que uma bateria em repouso com menos de 12,4/12,3V está a caminho do fim, com 11,76v acha que está saudável e para durar?

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por VETL » 19 mar 2018, 16:53

Erbium Escreveu:
VETL Escreveu:Não há aqui nenhuma evidência de que a bateria de 12v tenha que ser trocada.
11,76v no LeafSpy não quer dizer nada assim por si só, sem ter mais informação adicional.
A não ser que o Erbium tenha algum negócio na área das baterias de 12v :lol: :lol: :twisted:
Não tenho nenhum negócio nessa área garanto, só estou a avisar para que não fique apeado ou assustado com erros vários...
Eu tinha ideia que uma bateria em repouso com menos de 12,4/12,3V está a caminho do fim, com 11,76v acha que está saudável e para durar?
E como é que sabe que estava em repouso?
Quanto ao negócio, estava na brincadeira...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por Erbium » 19 mar 2018, 17:47

VETL Escreveu:E como é que sabe que estava em repouso?
E em algum cenário aquela tensão é de uma bateria em bom estado?

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por VETL » 19 mar 2018, 18:22

Erbium Escreveu:
VETL Escreveu:E como é que sabe que estava em repouso?
E em algum cenário aquela tensão é de uma bateria em bom estado?
Sim, pode ser.
Basta estar com o contactor desatracado e a utilizar energia, por exemplo no habitáculo, nas luzes, na ventoinha da sofagem, etc.
Ou seja, com qualquer consumo a esforçar a bateria de 12v, sem a mesma estar a ser carregada pelo DC/DC do carro, pode fazer com que ela apresente essa tensão ou até menos.
Pode ver aqui o que aconteceu durante 4 meses num Leaf que tive:
viewtopic.php?f=9&t=4806&p=59857#p59857

E isto foi só o que ficou registado nesse período.

Depois disso o carro ainda fez mais de 45.000Km em cerca de ano e meio nas minhas mãos e nunca levou bateria de 12v...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 22 mar 2018, 15:14

Boa tarde,

Não tendo ainda conhecimento profundo do fórum, gostaria de deixar esta noticia, que a ser verdadeira e seguir em frente era magnifica.

Agradecia também aos administradores ou moderadores que se acharem por bem, transportem a noticia para um local mais visível.
http://exameinformatica.sapo.pt/mobilid ... m-Portugal

Bruno R. Almeida
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por filipeoliv » 22 mar 2018, 15:55

Já arrecadei uma série delas :mrgreen:
Ainda no fim de semana quando fui a Lisboa, foram 4 para lá, mais 3 para cá. ;)

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”