Diário de Bordo do Rei Zoom

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 09 mai 2018, 11:59

BrunoAlves Escreveu:Tartaruga só com o LS ligado
LS acrónimo para SpyLeaf, certo?
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por BrunoAlves » 09 mai 2018, 12:00

Sim :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por pemifer » 09 mai 2018, 12:09

Já por 2 vezes testei o limite das baterias até parar.
Da primeira vez ainda fiz uns 600m com tartaruga não cheguei a deixar de andar, da segunda, confiante que dava para 600m, fiz para aí uns 100, tive de pedir ajuda a um vizinho para empurrar o carro para dentro da garagem e para o meu lugar de estacionamento.
Se não me falha a memória a tartaruga apareceu com 6GID's e parou com 4, visto no Leaf Spy Pro.
Há por cá pessoal que vê pelas tensões da célula mais fraca mas eu não sei ver isso...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por BrunoAlves » 09 mai 2018, 12:18

O carro pára quando a célula mais fraca toca nos 3V (mk1), 2,75V (mk2) ou 2,6V (30kWh).
O aparecer da tartaruga julgo que tem a ver com a energia restante (GIDs), mas a paragem é pela tensão das células. Por isso é que o "tamanho" da tartaruga é variável e depende muito do nivelamento das células.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 09 mai 2018, 12:46

BrunoAlves Escreveu:Por isso é que o "tamanho" da tartaruga é variável e depende muito do nivelamento das células.
Pode ser inexperiência de nunca ter acontecido, mas creio que no meu Leaf a representação da tartaruga é feita apenas no mostrador sem variação de tamanho. Estou correto?

Eu já vi o símbolo, quando o carro inicia e faz o teste ao painel, dai indicar que o tamanho é imutável. Erro meu?
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por BrunoAlves » 09 mai 2018, 12:55

Não, o símbolo é sempre o mesmo ehehehe :)
O "tamanho" a que me referia é a deslocação que consegues fazer depois de entrar a tartaruga até o carro parar.

Ou por outra, a energia que vais conseguir extrair da tartaruga desde que ela entra até o carro parar ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por Erbium » 10 mai 2018, 09:23

pemifer Escreveu:Há por cá pessoal que vê pelas tensões da célula mais fraca mas eu não sei ver isso...
Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por pemifer » 10 mai 2018, 09:42

Erbium Escreveu:
pemifer Escreveu:Há por cá pessoal que vê pelas tensões da célula mais fraca mas eu não sei ver isso...
Imagem
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Não me expliquei bem, eu sei ver os valores da tensão, não sabia era identifica-los...
Mas agora já sei!
BrunoAlves Escreveu:O carro pára quando a célula mais fraca toca nos 3V (mk1), 2,75V (mk2) ou 2,6V (30kWh).
O aparecer da tartaruga julgo que tem a ver com a energia restante (GIDs), mas a paragem é pela tensão das células. Por isso é que o "tamanho" da tartaruga é variável e depende muito do nivelamento das células.

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 10 mai 2018, 10:55

Bom dia,

Agradecido pela informação.

Bastante pertinente!
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 14 mai 2018, 16:29

Boa tarde,

Bem sei que não é comparável, como acontece nos MCI's que tem uma determinado numero de litros no deposito e tudo depende da condução.

Mas gostava de deixar aqui o meu record pessoal com o meu Leaf 24, aka, Rei Zoom, com a sua degradação inerente.

Imagem

Em abono da verdade, o previsómetro, ainda indicava 8km de autonomia, mas a etapa que se avizinha a seguir era maior por isso coloquei a carga.

Creio que este record pessoal será batido já no final de mês com a aventura entre Troia e Vila Nova de Mil Fontes, mas até lá 100km seguidos com 1 única carga para o Rei Zoom com 2 barras de degradação (ou 74,35% SOH a 14 de Março).
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”