Diário de Bordo do Rei Zoom

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por filipeoliv » 12 jun 2018, 17:00

Ok, cá ficamos à espera ;)

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por Fil » 12 jun 2018, 18:08

brunoa, antes de mais parabéns pela saída da zona de conforto. Já fiz essa viagem algumas vezes e eu não tinha feito assim, mas isso sou eu :D

Eu tinha saído de Alverca, ido directamente para o pcr de Alcácer (83 klms), e depois fazia directo até aos bombeiros de Vila Nova de Milfontes (117klms, sim faz-se bem com 10 barras e cerca de 15kWh de consumo), que deixam carregar conforme vários relatos (dando obviamente um donativo e ligando antecipadamente).

Para não existir qualquer stress e aproveitar ainda melhor a viagem, iria até Tróia e carregaria num dos estacionamentos subterrâneos (pagos mas nada de outro mundo), enquanto o pcn não é mudado e colocado a funcionar. Outra opção seria ir até Sines (86klms) e carregar nos bombeiros, que já tive o prazer de contactar e foram 5 estrelas.

Também já li que deixam carregar no Ferry, mas isso desconheço.

Com o leaspy essa ansiedade toda não existia, os klms que o carro refere como restantes vale perto de zero, o que interessa é a bateria restante e a voltagem da célula mais franca. Nunca faria tal viagem sem o LS, aliás, nem ando nunca sem ele, é como andar nú.

Com a prática vai ver que isso se faz nas calmas e com plano A e B, sempre disponível.

Muitos e bons klms, divirtam-se.

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 18 jun 2018, 13:48

Boa tarde,

Apenas ficou a faltar na viagem realizada para V. N. Milfontes a indicação que ao final de 2 horas de viagem, o Rei Zoom aconselhou-me a descansar e fazer uma pausa para o café!

Agradecido pela preocupação.

Aproveito também para relatar que ontem a caminho da praia com as miúdas fiquei negativamente surpreendido.

Apesar de ter o A/C definido para 23ºC e na rua estarem 31ºC a bateria aumentou a sua temperatura de 5 para 6 barras e não estaríamos com um andamento "louco", antes pelo contrario, devagar em para arranca!
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por BrunoAlves » 18 jun 2018, 14:50

Se viste a tabela da temperatura que coloquei no outro tópico, passar de 5 para 6 barras num dia quente como o de ontem é facílimo de acontecer.
http://www.electricvehiclewiki.com/Batt ... ture_Gauge

;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 18 jun 2018, 15:59

BrunoAlves Escreveu:
18 jun 2018, 14:50
Se viste a tabela da temperatura que coloquei no outro tópico, passar de 5 para 6 barras num dia quente como o de ontem é facílimo de acontecer.
http://www.electricvehiclewiki.com/Batt ... ture_Gauge

;)
Bruno Alves,

Agradecido, pois não tinha reparado.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 21 jun 2018, 15:20

Boa tarde,

Retomando o tema do pedido de ajuda a G.N.R., ajuda essa que me foi negada. Remeti um email para esta entidade com conhecimento ao Posto em questão, com a explicação do pedido, incluído detalhes como autonomia, posto sem funcionamento, situações excecionais, etc...

A resposta dada foi na minha humilde opinião contraditória em relação aquilo que a G.N.R. representa.

Deixo aqui um trecho do texto para que entendam: "(...) na ausência de regulamentação sobre esta matéria, certamente os militares que contactou recearam as eventuais consequências de aceder ao seu pedido, razão pela qual o seu comportamento não poderá ser objeto de sensura por este Comando Territorial."

Como parece racional, respondi a este email com maior desagrado e tristeza apenas referindo que ausência de regulamentação não deveria ser impeditivo de ajudar e que parece-me insensato o militar ter medo por "eventuais consequências" sobre um comportamento de auxilio.

Até a data nenhuma resposta recebi, passaram 15 dias.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por Nonnus » 21 jun 2018, 16:20

Por acaso tive conhecimento da tua reclamação por outra via! Agora ao ler o teu DB vi que és a mesma pessoa de quem se falou, posso-te dizer de fonte segura que o teu caso esta a ser analisado internamente pela GNR.

Atenção que o que eu vou escrever a partir de agora não estou nem a favor nem contra ninguém, estou apenas a constatar os factos, e tentar por-me no lugar do GNR.

Isto é um pau de dois bicos para o GNR que te recusou o carregamento. Vamos imaginar que ele permite o carregamento e chega o comandante do posto e questiona-o o porque do carro estar a carregar. Podia dar direito a processo disciplinar. Por outro lado negou auxilio.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por FiwiPITO » 21 jun 2018, 16:49

Nonnus Escreveu:
21 jun 2018, 16:20
...

Eu compreendo completamente o teu ponto de vista, e defendo inteiramente isso...Mas no fundo é uma Tristeza geral quando um de nós precisa de ajuda, até uma coisa simples, que no Fundo é paga por todos nós e um militar tem receio de poder ser punido...infelizmente é a triste realidade do nosso País...e da vida de Militar / Policia.

No entanto reforço que compreendo, embora o passo aqui que deveria ter sido dado era questionar directamente o responsável pelo Posto da GNR a solicitar a Autorização para Auxiliar uma tomada num momento de "Emergência" como seria o caso. Quem diz isto da GNR também certamente poderia acontecer na PSP.


Esperemos que este tipo de situações sirvam para clarificar e ajudar, e que da próxima vez já exista autorização e quem sabe, até chegue a todos os Posto da GNR / PSP do País em caso de "Emergência"

Cumprimentos,

Filipe Cardoso.
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por pemifer » 21 jun 2018, 17:12

Só a titulo de curiosidade: vocês acham que a GNR / PSP deveria fornecer gasolina ou gasóleo se tivessem uma "emergência" de falta do mesmo?
Outra curiosidade: sabiam que podem ser multados por levar combustível num recipiente não próprio, por exemplo, num garrafão que antes era de água.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por Nonnus » 21 jun 2018, 17:17

pemifer Escreveu:
21 jun 2018, 17:12
Outra curiosidade: sabiam que podem ser multados por levar combustível num recipiente não próprio, por exemplo, num garrafão que antes era de água.
Sabemos, até porque se chegares a uma bomba com um garrafão de água não te vão deixar encher, vão-te vender um jarrican próprio para o transporte ao preço do ouro. :lol:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”