Diário de Bordo do Rei Zoom

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por pemifer » 17 jul 2018, 10:40

brunoa Escreveu:
17 jul 2018, 09:44
condutores preferiram carregar mais tempo (aumentando a minha espera) quando já teriam autonomia mais que suficiente para chegar ao seu destino. Mas por forma a aumentar a sua velocidade média aumentão o tempo de carregamento.
Ainda não vi ninguem a manifestar-se, que eu saiba, sou o único que, na A1, vou à velocidade que me apetece e depois paro por poucos minutos para carregar o suficiente para chegar ao PCR seguinte, normalmente em 10 minutos estou despachado. ;)

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 17 jul 2018, 11:05

Pemifer, também penso assim, apenas carregar o necessário para chegar ao destino.

Mas como vi em Alcácer N/S e Aljustrel S/N, carros com autonomia mais que suficiente e os proprietários a indicar que queriam carregar mais um pouco para não ir a 100km/h :twisted:
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por rnlcarlov » 17 jul 2018, 11:54

Eu sei que posso fazer esperar alguns carros em Aljustrel, pois preciso mesmo dos 45 minutos para chegar a 91-92%. Mas é para ir a 70km/h uma boa parte do caminho, não 100. E para além disso, lá comprei o adaptador para ligar ao AC do PCR para caso chegue algum carro para usar DC eu poder passar para AC para encher o que falta até aos 90.

Já agora não percebi bem porque foste a Palmela. De Alverca ao PCR de Alcácer são apenas 80 e poucos km. Tiveste de dar algumas voltas em Lisboa?

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 17 jul 2018, 12:06

rnlcarlov Escreveu:
17 jul 2018, 11:54
Eu sei que posso fazer esperar alguns carros em Aljustrel, pois preciso mesmo dos 45 minutos para chegar a 91-92%.
Rnlcarlov, eu compreendo a tua limitação, pois é idêntica há minha, tanto que em Aljustrel, esta sexta, após chegar aos 90%, tive necessidade de colocar novamente a carga para poder chegar ao meu destino.

O que me referia, era por exemplo um BEV's a carregar em Alcácer, ter cerca de 250km de autonomia e carregar mais um pouco para chegar a Faro (bolas, são apenas 205km), estava mais que seguro, mas como o proprietário ia acompanhado deveria querer praticar velocidade médias superiores para puro show-off. O comentário: " Vou só carregar mais um bocadinho , assim não tenho de ir a 100" diz tudo!
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por Gameiro101 » 17 jul 2018, 13:02

brunoa Escreveu:
17 jul 2018, 09:44
pemifer Escreveu:
17 jul 2018, 09:30
Estás a imaginar-te num troço sem possibilidade de ultrapassagem ires a 50 e teres dezenas de carros atrás de ti?
Nem pensar! Não gosto, nem me sinto confortável a prejudicar a vida das pessoas, eu sou aventureiro por necessidade, pois neste momento só tenho capacidade financeira para ter e manter um carro dai ser um fator de escolha o Leaf, no entanto, com isso não quero/não posso prejudicar 3ºs.

Mas, pemifer, acredito que devo ser dos poucos, pois em ambas as situações em que tive há espera nos PCR's alguns condutores preferiram carregar mais tempo (aumentando a minha espera) quando já teriam autonomia mais que suficiente para chegar ao seu destino. Mas por forma a aumentar a sua velocidade média aumentão o tempo de carregamento.

Não entendo a lógica, até porque do conhecimento que tenho o limite de velocidade em AE é de 120km/h, mas ainda há quem insista mesmo em EV em viajar mais perto dos 150km/ ou mais ainda.... :evil:
Eu tendo possibilidade prefiro carregar um pouco mais, sem fazer esperar demasiado quem esta a espera, até hoje só tive um carro a espera e em vez dos 20 minutos que tinha previsto ficar, acabei por sair 10 minutos mais cedo para dar lugar a um leaf que tinha chegado.

Eu carrego sempre mais pois o ano passado quando levei o Leaf ao Algarve, em Aljustrel não carreguei tanto como tinha previsto, por ter uma pessoa a espera para um pequeno desvio, o problema é que o desvio foi um pouco maior que o que tinha previsto e ainda me perdi a ir de volta ao meu trajecto, sai com menos bateria que o que tinha previsto, fiquei com o coração nas mãos ao subir a serra do Algarve, é de uma violencia bruta, acabei por reduzir e muito a velocidade, ainda cheguei com 7%, mas o susto de ver que não conseguia chegar sequer a albufeira quanto mais ao meu destino levou a que carrege sempre mas que o estritamente necessário.

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 17 jul 2018, 15:06

Gameiro101,

Compreendo a preocupação e situação.

Deveria também começar a colocar uma margem de segurança também

Agradecido pelo conselho.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por migle » 17 jul 2018, 21:00

Mas o IC1 tem bermas boas, e tem duas faixas nas principais subidas. Consegue-se sempre dar passagem. Além disso, atravessa menos distância de serra e com menos 50m de altitude. Passa num vale entre as serras de Monchique e do Caldeirão.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 19 jul 2018, 14:41

migle Escreveu:
17 jul 2018, 21:00
Mas o IC1 tem bermas boas, e tem duas faixas nas principais subidas. Consegue-se sempre dar passagem. Além disso, atravessa menos distância de serra e com menos 50m de altitude. Passa num vale entre as serras de Monchique e do Caldeirão.
Não coloquei essa hipótese à partida porque tenho ideia que o Google Maps indicou mais km's e com a autonomia como fator primordial descartei essa opção.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 19 jul 2018, 15:42

Boa tarde,

Vertida a aventura para baixo, faltava regressar a casa!

Percebemos que a ocupação dos PCR's seria problemática, assim como o seria chegar a Aljustrel devido "à etapa de montanha".

Assim sendo, de manhã fomos veranear-nos para a praia da Galé e ao regresso colocamos o carro a carga para sair a 100%, como após o almoço o carro ainda não estava carregado fomos descansar "um bocadinho".

Quando acordamos já eram 18h30 (Bolas! o Jogo da final do campeonato do Mundo já terminou), adivinhava-se ainda mais transito e aumento também das hipóteses de apanhar os PCR ocupados.

Arrancamos, já com a ideia de velocidades medias baixas (+/- a rondar os 55km/h), mas que chegando a Aljustrel o resto da viagem seria fácil. E assim foi, com média de consumo de 11kWh/100km chegamos a Aljustrel 1h15 depois, registando o CB uma V.M. de 55,6km/h, mas com o PCR ocupado por um Model X e que amavelmente me veio indicar que o PCR de Alcácer S/N estava fora de serviço.
Pânico! :o Como assim, fora de serviço? :? É que de Aljustrel a Palmela são 120km, não vai dar! (tenho mesmo que pedir em Alcácer para passar para o outro lado para carregar, pois na 6ª-feira estava a trabalhar). Mas quanto será a volta :?:

Cheios de coragem, arrancamos para Alcácer a fazer milhões de contas à velocidades, autonomias, planos B's, e passados 80k lá chegamos com uma autonomia de 12km para a eventualidade de ter que dar a volta (VM de 61,9km).

Nada disso PCR com CHAdeMO OK, CCS avariada. A cereja no topo do bolo foi estar livre. Coloco à carga e toca de ir jantar.

Com o carro atestado e a barriguinha também :lol: , aproveitando a maré de sorte, decidimos em cima do joelho ir pela Vasco da Gama em vez da 25 de Abril evitando o PCR de Palmela, mas que em caso de necessidade tínhamos o PCN do Montijo.

CC nos 90km/h, arrancamos e fomos controlando: distancia até casa-consumo-autonomia. Cheios de moral (confiança, coragem e alegria) acabamos por decidir seguir diretos para casa.

E até correu bem, chegamos perto das 23h45 com uma VM global de 63,8 km/h e 81,7 km entre Alcácer e Alverca. Finalizando assim a viagem de volta em pouco mais de 5H, apenas com 4h04 de condução. (tempo para jantar ficou assim em 1h10).

Ganhamos imenso tempo com o desvio e ainda poupamos 10km. (diferença entre optar entre pontes para passar o Tejo).
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por filipeoliv » 19 jul 2018, 15:50

Muito bem, cheio de coragem ;)
Parabéns pela aventura.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”