Diário de Bordo do Rei Zoom

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por migle » 07 jan 2019, 21:05

Não estou a perceber. No fórum Prius-pt fiquei com a sensação de que era a coluna de direcção, esse sim, um arranjo caro, que normalmente só acontece quando se bage nalguma coisa ou ao fim de muitos kms.

Afinal é o canhão da chave? Isso não parece justificar os 1000€...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por FiwiPITO » 07 jan 2019, 21:07

Migle, neste caso acho que nao entendi mal, é tudo junto nos Nissan's
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

civic
Mensagens: 1582
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por civic » 07 jan 2019, 21:13

Mas quando dizes que experimentaram com outro canhão, mudaram a direcção toda nessa experiência? :?
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
40 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por migle » 07 jan 2019, 21:15

Bem, se é um problema de código / imobilizador / segurança, não adianta é fazer o que eles pedem. Se fosse problema de coluna de direcção, sentia-se na condução, ou então podia ter sido o reboque a partir.

O Almera da minha mulher ficou sem bateria, no parque dos barcos do Montijo. Levei um encostão mas ocorreu alguma coisa que activou o imobilizador. A partir daí, não havia hipótese, só Nissan, haveria um código que eles não dão a ninguém, qualquer coisa assim. Acabámos por deixar o filho de um mecânico aqui do campo mexer, e ele tinha um amigo que conseguiria fazer uma reprogramação e neutralizar o imobilizador para sempre.

Ou seja, roubámos o nosso próprio carro.

Funcionou, mas não recomendo. Algo ficou diferente ao ligar. Houve mais problemas com o carro depois, bomba de gasóleo, etc... Ficamos sempre na dúvida.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por mjr » 08 jan 2019, 00:13

MRider Escreveu:
07 jan 2019, 17:43

Já várias vezes avisei que é preciso cuidado com a bateria de 12V... Muitos ainda se gabam que andam com a bateria a 10 V. Pronto aí está o resultado...
Essa associação não me parece muito científica, bem pelo contrário. Temos casos de carros que durante anos andam com a bateria de 12V nos 8V quando o carro fica desligado mais de 1h e não aconteceu nada. Um caso onde está nos 10V e aparece um problema que pode ser causado por dezenas de razões diferentes e automaticamente a culpada é a bateria de 12V?? Eu acho que a bateria de 12V tem as costas muito largas, são-lhe sempre imputadas culpas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por mjr » 08 jan 2019, 08:39

O que degrada a electrónica são tensões elevadas. O alternador nos CI estraga-se porque aumenta a carga que este tem de suportar. Mas num CI não é possível andar muito tempo com uma bateria degradada pois o carro não arranca.

Atenção, eu não nego que possam haver situações em que uma bateria estragada possa criar estragos, forçando a electrónica a estados estranhos onde sejam ativadas coisas que não deviam. Mas não é seguramente com 8V que isso acontece é muito menos com 10V. Ou seja, os sintomas da bateria estragada tornam-se insuportáveis (o contactor da bateria de tração não atraca) antes de se poderem causar estragos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

zykon
Proprietário Leaf
Mensagens: 63
Registado: 27 fev 2017, 13:27
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por zykon » 08 jan 2019, 13:25

Desculpem lá a pergunta,

O leaf tem canhão de ignição? Nunca vi isso no meu.
Ou estamos a falar do botão?

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2963
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por Nonnus » 08 jan 2019, 13:54

Não tem.

Quando falam em canhão de ignição deve ser um modulo electrónico onde esta o contacto com a "chave" e com o arranque de todo o sistema quando se carrega no botão.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por mafgod » 08 jan 2019, 14:02

E isso não faz par com o BMS da bateria?

Li algures que, houve alguém que quis substituir um pack da bateria de tração.
E o carro depois não aceitava as chaves.
Ou ia à Nissan para fazer o matching das keys (e pagar caso a Nissan aceitasse) com a nova bateira ou então tinha de instalar um módulo que faz par com a bateria original para usar as chaves desse carro.
E creio que ele optou pela segunda opção.

Essa do canhão de outro Nissan e tal conseguir por este a funcionar, duvido muito.
Mas tudo é possivel a nivel de SW!

Na volta basta substituir a bareria de 12V, reset aos DTCs e voilá!

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 08 jan 2019, 15:21

Boa tarde,

Desculpem se induzi em erro as avarias diagnosticadas.

1 - Bateria de 12V
2 - Canhão da coluna de direção

Relativamente há bateria 12V era expectável, no entanto o que me foi explicado do canhão da coluna de direção é uma peça constituída por 2modulos, um eletrónico e outro físico.

O físico era o antigo canhão onde se inseria a chave mas o que realmente avariou foi o modulo eletrónico. E ai nada a fazer! Toca de substituir tudo mais as peças plásticas que junto ao volante.

Só essa peça são cerca de 575€ + I.V.A.

Mais a bateria 81€ + I.V.A.

Mais o diagnostico 47€ + I.V.A.

Mais a mão de obra 108€ + I.V.A.

Por isso, a reclamar só da cobrança do diagnostico.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”