Diário de Bordo do Rei Zoom

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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BrunoAlves
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por BrunoAlves » 24 jan 2019, 16:28

Sobre a energia carregada a mais podem haver várias explicações, mas o comportamento inicial é expectável

Carregou a primeira vez e desligou-se. Ainda tinha sido há pouco tempo, o posto ainda não tinha chegado ao tempo de considerar fim de carga. Quando carregaste no botão o carro iniciou nova carga, normalmente se colocares novamente à carga depois de terminar entra sempre mais um pouco de xixa.
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 24 jan 2019, 17:05

BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2019, 16:28
Quando carregaste no botão o carro iniciou nova carga, normalmente se colocares novamente à carga depois de terminar entra sempre mais um pouco de xixa.
Mas quando termina a carga não deveria a bateria de estar efetivamente cheia?
Bruno R. Almeida

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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por BrunoAlves » 24 jan 2019, 17:10

Não. A carga pára quando qualquer célula chegar aos 4,1V. Depois em repouso a tensão baixa um pouco, o que permite carregar mais um pouco se reiniciares a carga. Se fizeres isto algumas vezes vais carregar mais alguma energia (mas nunca mais 3kWh).

Daí a importância de células bem balanceadas ;)
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por filipeoliv » 25 jan 2019, 11:06

O meu anda mostrar menos km com 80%, habitualmente mostrava entre 96 e 102, agora nunca mais de 90Km.
Esta manhã reparei que a bateria apenas tinha carregado 75%
Talvez seja essa a razão, mas nunca fiz tantas cargas a 100% como ultimamente.
Este mês já fiz mais de 1400Km.
Provavelmente está a precisar de mais umas cargas rápidas nos queixos :lol:

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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 30 jan 2019, 15:42

BrunoAlves Escreveu:
24 jan 2019, 17:10
Daí a importância de células bem balanceadas ;)
Bruno Alves,

Desculpa a ignorância, mas carregando o carro a 100% não existe esse balanceamento no final de carga?
Tinha ideia de ter lido que após os 90% a carga é mais lenta devido a esse processo de balanceamento. Por isso achei tão estranho o comportamento apresentado no posto.
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por Nonnus » 30 jan 2019, 18:38

Depende...

Se carregares a 100% num PCR o carro vai mostrar 100% de carga, mas a faltar 45m de carga (tempo de balanceamento), porque num PCR não faz o balanceamento. Se carregares a 100% a 6.6kw ele faz o balanceamento.
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por BrunoAlves » 30 jan 2019, 19:19

Também há que pensar que uma coisa é fazer balanceamento muito regular, em que as células se mantêm com diferenças mais baixas. Outra coisa é recuperar o balanceamento, porque é um processo muito muito lento (o que quer dizer que poderiam ser necessárias muitas, muitas horas de balanceamento).

Acho que foi o RNM que recuperou uma célula que estava muito longe das outras, o relato está por aqui no fórum algures, recordo-me de ele falar em muitas horas a 100%
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por mjr » 31 jan 2019, 12:24

Eu recuperei uma célula que estava desiquilibrada e demorou muitas centenas de horas, mas não foi sempre a 100%.

O processo é:

1 - carregar a 100%.

2 - andar com o carro e só desligar quando a tensão da célula mais forte estiver a menos de 4,0V (Eu diria 3,95V para evitar que em repouso ela suba dos 4,0V).

3 - Deixar o carro ligado muitas horas. Ele só equilibra as células quando o LBC está ligado. Basicamente em todos os modos onde no Leaf Spy consegue ver as tensões das células atualizadas (Ligado, em carga, etc).

4 - repetir o processo até recuperar o equilíbrio.

Para aumentar o tempo em equilíbrio eu costumava carregar o carro a 6A.
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 31 jan 2019, 13:34

mjr Escreveu:
31 jan 2019, 12:24
3 - Deixar o carro ligado muitas horas. Ele só equilibra as células quando o LBC está ligado. Basicamente em todos os modos onde no Leaf Spy consegue ver as tensões das células atualizadas (Ligado, em carga, etc).
Efetivamente costumo carregar quase sempre a 100% devido a redução de autonomia resultante da degradação por isso estou em querer que o balanceamento da células deve ser pequeno.

No então questiono, o que é o LBC? Quando dizes ligado é em modo READY ou apenas ligado sem estar pronto a andar?

Agradecido pela ajuda.
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por mjr » 31 jan 2019, 15:49

Atenção que a questão mais importante é o ponto 2. Se o carro parar mais de 15m com a tensão acima de 4,0V é recalculado novo conjunto de células a descarregar, que pode (e no meu caso foi) ser diferente de a 100% (4,11V).

O LBC é o Lithium Battery Controller, ou seja o BMS. É o LBC que dá a maior parte dos dados que aparecem no Leaf Spy.

Ligado tanto faz em Ready ou apenas "ligado". É como escrevi, desde que no Leaf Spy o estado da bateria atualize (connected a verde) então está a descarregar células. Quando está a carregar também descarrega as células programadas para isso, por isso costumava carregar a 6A, para demorar mais tempo.
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