Diário de Bordo do Rei Zoom

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por Gameiro101 » 25 jun 2018, 11:23

são disso exemplo as instalações de postos de carregamento rápido que têm vindo a ocorrer nas últimas semanas, nas principais cidades e autoestradas do país
Instalam, mas depois nãos os ligam, como o que referiste da A8...

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 25 jun 2018, 14:11

Boa tarde,

Após pesquisa, não consegui encontrar informação sobre um tema especifico:

A uns dias atras, programei no carro a inicialização da ventilação. Tinha feito isso pois o carro estaria na rua e não queria que as baterias aquecessem muito.

Ao regressar ao carro verifiquei 1 dos 2 cenários:
  • Ou o carro aqueceu imenso com o carregamento lento e a compensação com o A/C não foi suficiente, ou;
  • A programação não funcionou;
Alguém que já tenha utilizado a mesmo com sucesso pode esclarecer-me sobre este assunto?

Desde já agradecido,
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por BrunoAlves » 25 jun 2018, 19:45

Qual ventilação? O Leaf não tem nenhuma ventilação para as baterias.

Podes ligar a climatização mas é do habitáculo, não da bateria
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 26 jun 2018, 10:20

BrunoAlves Escreveu:
25 jun 2018, 19:45
Qual ventilação? O Leaf não tem nenhuma ventilação para as baterias.

Podes ligar a climatização mas é do habitáculo, não da bateria
Bom dia, peço desculpas por não me ter expressado bem, mas referia-me sim a programação do A/C.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 26 jun 2018, 14:13

Bom dia,

E o inevitável aconteceu.

De manhã, a caminho do trabalho apagou-se a barra no 10 da bateira

Imagem

Feitas as contas, desde Fevereiro deste ano (4 meses) e após 7.431km tivemos a passagem:
  • SOH para os 72.25%,
  • AHr para os 47,40
Ainda assim creio estar bastante bem para quem tem 5 anos e 1 mês com 120.975km feitos.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por filipeoliv » 26 jun 2018, 14:20

É lixado... :(
Qualquer dia é a minha que cai.
Mas tenho muito menos km...
De Fevereiro para cá reparaste quanto caiu o SOH?
Fizemos mais ou menos os mesmos km.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por pemifer » 26 jun 2018, 14:26

A minha maneira de pensar é a seguinte: prefiro ir olhando para os dados com o LeafSpy todos os dias do que não olhar e ser surpreendido pelo desaparecimento de uma barra.
Aliás, nem dei conta de a 11ª ter desaparecido, só dei conta passados uns poucos dias... lá está, porque acompanho o estado da bateria olhando para os valores diariamente ...

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 26 jun 2018, 14:45

filipeoliv Escreveu:
26 jun 2018, 14:20
De Fevereiro para cá reparaste quanto caiu o SOH?
Segundo o que pude apurar através do SL existiu uma perda de cerca de 2,1% (74.35% em Fevereiro para 72,25% hoje)
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por filipeoliv » 26 jun 2018, 15:09

Ainda é um bocado.
Perdi menos, mas deve ser por a minha estar um pouco mais a cima.
À medida que ela vai perdendo, a velocidade de degradação deve ser maior.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por migle » 26 jun 2018, 20:39

Acho que não, a velocidade de degradação vai diminuindo. A maior degradação acontece logo nos primeiros meses.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”