Diário de Bordo do Rei Zoom

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por rnlcarlov » 19 jul 2018, 15:59

brunoa Escreveu:
19 jul 2018, 15:42
Arrancamos, já com a ideia de velocidades medias baixas (+/- a rondar os 55km/h), mas que chegando a Aljustrel o resto da viagem seria fácil. E assim foi, com média de consumo de 11kWh/100km chegamos a Aljustrel 1h15 depois, registando o CB uma V.M. de 55,6km/h
Mas afinal quantos km eram desde a partida até Aljustrel. Com quanto % chegaram?

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 19 jul 2018, 16:41

rnlcarlov Escreveu:
19 jul 2018, 15:59
Mas afinal quantos km eram desde a partida até Aljustrel. Com quanto % chegaram?
Desde o ponto de saída ao PCR de Aljustrel, foram 98,4 Km, mas só entrei na AE em S. Bartolomeu de Messines.
Não sei %, pois o meu Mk1 não tem essa informação, apenas a indicação de que teria uma autonomia expectável de 16km.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por rnlcarlov » 19 jul 2018, 16:54

brunoa Escreveu:
19 jul 2018, 16:41
Desde o ponto de saída ao PCR de Aljustrel, foram 98,4 Km, mas só entrei na AE em S. Bartolomeu de Messines.
Não sei %, pois o meu Mk1 não tem essa informação, apenas a indicação de que teria uma autonomia expectável de 16km.
Penso que com app se pode ver isso, certo?
Achei a velocidade média um pouco lenta para a distância a percorrer, mas tendo apenas as barras como referência tende-se a fazer uma condução mais conservadora. Se me guiasse apenas pelas barras do meu clone, também demoraria mais tempo nas minhas viagens longas.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por migle » 20 jul 2018, 11:04

brunoa Escreveu:
19 jul 2018, 14:41
migle Escreveu:
17 jul 2018, 21:00
Mas o IC1 tem bermas boas, e tem duas faixas nas principais subidas. Consegue-se sempre dar passagem. Além disso, atravessa menos distância de serra e com menos 50m de altitude. Passa num vale entre as serras de Monchique e do Caldeirão.
Não coloquei essa hipótese à partida porque tenho ideia que o Google Maps indicou mais km's e com a autonomia como fator primordial descartei essa opção.
São, sim, porque para sul do PCR não há uma saída conveniente da A2. À noite, com camiões, o IC1 também pode ser mais perigoso.

Acho que foi óptima estratégia a desistência do PCR de Palmela, pouparam uma grande volta, tempo e o problema do PCR estar no sentido S/N. Realmente, se se consegue fazer esse troço a 90km/h, não há qualquer motivo.

No final de contas, alguém que viaje com um CI de Alverca para Silves a evitar portagens, quanto tempo demora? Eu estou do outro lado da Vasco da Gama e vou para Faro. Penso que na melhor das hipóteses demorava 3h15. Habitualmente, 3h45 com uma paragem em Canal Caveira. Em dias de muito trânsito, ou pelo passeio, pela serra, 4h15.

Só agora com VE vou pela A2. Com CI gastava 40€ em gasolina, a ir e voltar. Com autoestrada, a despesa em gasolina aumentava, e com as portagens eram 100€.

De resto, estou completamente com o rnlcarlov. Acho que para estas viagens pode fazer muita diferença ter o Leaf Spy.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 25 jul 2018, 12:50

Boa tarde,

Vou abrir no DB do Rei Zoom, uma subcategoria intitulada: "Coisas-tontas-que-se-fazem-com-um-BEV"

Assim sendo e para estriar essa rubrica, fiz um pequeno teste (parvo, diga-se já), nada cientifico e apenas para deleito do condutor
Palco era o seguinte: https://www.google.pt/maps/dir/38.78492 ... uthuser=0

A brincadeira pressupunha subir a Serra a uma velocidade constante de 100km/h e ver consumos, comportamentos, binário e tirar algum gozo a experiencia.

o cenário no papel era este:

Imagem

Como podem ver são apresentados valores escandalosos para um percurso tao curto (+/-3km).

Agora conclusões nada cientificas:

1- O CB apresentou consumo médio de 50kWh/100km;

2- Demoramos 2 minutos a percorrer essa distancia ;

3- A VM apresentada era apenas de 83km/h

4- Não consegui aferir a perda de autonomia nesta situação especifica, mas do que a memória visual permite foram cerca de 15km.

5- Que deixou o condutor com um sorrisinho idiota na cara, deixou (afinal aquilo tem mesmo o power de 110 HP)

E assim encerro o 1ª capitulo de: "Coisas-tontas-que-se-fazem-com-um-BEV"
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por santanamos » 30 jul 2018, 10:33

Foi a ti que buzinaram na A1, Bruno?

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 16 ago 2018, 16:11

santanamos Escreveu:
30 jul 2018, 10:33
Foi a ti que buzinaram na A1, Bruno?
Boa tarde Santanamos,

Pois talvez! Estaria em período de férias e não me recordo especificamente desta situação!

Podes ser um pouco mais especifico para ver se me recordo?
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por santanamos » 19 ago 2018, 01:06

Passei por alguem na A1 a chegar a Lisboa com a matricula RZ. Lembrei-me que podias ser tu e buzinei :P
Eu ía num leaf cinzento, acenei e segui.. mas já foi à tanto tempo que nem me lembro da cor do carro!

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 20 ago 2018, 14:19

Pela descrição que fazer é muito provável que tenha sido eu, apenas estranho não ter respondido euforicamente também!
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 20 ago 2018, 15:10

Boa tarde,

Aproveitando as férias o Rei Zoom, tem-se aventurado por alguns locais fora da sua zona de conforto.

Apesar de ter aproveitado maioritariamente a proximidade da Costa da Caparica (96km viagem ida e volta), não deixou de experimentar locais como Santa Cruz. (local com um PCN não funcional) e arrastando toda a família consigo.

Pelas simulações teríamos de realizar 106km no total da viagem sem qualquer carregamento intermédio. Parece simples, mas no mapa de altimetria teríamos 2 picos de 0m a 250m, e no regresso repetir a façanha.

Saídos de casa cedo e apostados em poupar ao máximo nas subidas e regenerar o máximo nas descidas, passando por vales e montes dessas lindas localidades de Arruda dos Vinhos, Sobral de Mte Agraço e Torres Vedras, a viagem corrida com bastante cautela, já que nos primeiros 15km de 53km tínhamos médias "divertidas de 22kWh/100km.

Passados os picos tudo começa a melhorar e o condutor a transpirar menos, chegando a Santa Cruz com este cenário:

Imagem

Animador, diriam! Eu assim também o pensei, feitos 52,9km com autonomia estimada de 65km, sobram 12km!

Dia passado com muita alegria diversão e parodia, toca de regressar ao ninho.

Saíamos que nos esperavam mais 1h20 de viagem, devido a tipologia do percurso, mas com todos cansados isso não deveria constitui problema.

A única preocupação era chegar aos 2 picos referidos anteriormente, pois se na vinda após os dois cumes era tudo a descer, agora era tudo a subir até lá!

Arranco convicto que vou conseguir e após Torres Vedras começo a ver a autonomia diminuir acentuadamente.

Diminuiu um pouco a velocidade, até porque deu jeito, (tenho os restantes 4 ocupantes do carro a dormir) e toca de avançar confiante que o Rei Zoom não me vai deixar apiado.

Será que deu?!

No inicio da "2a passagem de montanha" tenho uma aviso muito querido do GPS a indicar que: "A carga disponível não deve ser suficiente para chegar ao seu destino"!

Ora bolas, como assim!? Mas já só falta 1 cume, ou seja, 20km para chegar a casa!?

Mentalizo-me que vou conseguir e redobro a atenção nos consumos e transito.

Em poucos km (+/-5) chego ao ultimo cume, agora é sempre a descer, VIVA!!!

E cheio de orgulho novamente neste parceria chego a minha garagem assim:

Imagem

Imagem

Imagem

Em suma:

Fiz 105km com apenas uma carga! Com um consumo médio de 10kWh/100km! E uma estimativa ainda de autonomia de 18km!

A regeneração no declive 250m a 0 metros foi fantástico, permitindo acumular na bateria cerca de 10km!

Próxima aventura!!
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”