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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Enviado: 31 jan 2019, 17:26
por filipeoliv
Como pesco pouco deste assunto, digam uma coisa.
O que estão a falar é por ex. a diferença entre a mais alta e a mais baixa que aparece no Leaf Spy, certo?
Ex 13mV
Se sim, para que as células estejam bem balanceadas, qual é a diferença que deve aparecer no Leaf Spy?

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Enviado: 31 jan 2019, 17:48
por pemifer
Penso que o que estão a referir será quando o Leaf Spy acusa que uma célula está fraca.
Aconteceu comigo, numa ocasião, com a célula 50.
Entretanto a coisa desapareceu.
Fiz um teste mais recente do o da ultima imagem mas não encontro a imagem mais atualizada.
Mas assim ficas com uma noção das mensagens.
20170906_183935.png
20170718_195736.png

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Enviado: 31 jan 2019, 17:53
por filipeoliv
Ok, então e qual é o valor normal razoável?

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Enviado: 31 jan 2019, 22:57
por migle
É capaz de ser melhor fiar no que aparece no Leaf Spy. Esse valor não é constante, depende do SoC. A meio SoC a diferença de tensão entre as células tem de ser menor. Nos screenshots do pemifer, a imagem que tem uma célula fraca, tem uma diferença entre células de 116mV, na segunda imagem a diferença é de 163mV, porém está tudo bem. O que se vê também é que no primeiro caso aquela célula é um outlier...

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Enviado: 01 fev 2019, 00:15
por BrunoAlves
filipeoliv Escreveu:
31 jan 2019, 17:53
Ok, então e qual é o valor normal razoável?
Depende do SOC :mrgreen:
As células são balanceadas "por cima", isso quer dizer que estarão mais alinhadas em estados de carga altos.
Quando o carro está a 100%, diria que o ideal é tão baixo quanto possível, de preferência abaixo dos 10mV, isso é o que permitirá receber mais energia numa carga completa.
Mas o que interessa mesmo, o que dita quando é que o carro se desliga, é o outro extremo, quando a bateria está perto do limite a descarregar. Claro que aqui o ideal também é diferença tão pequena quanto possível, mas neste extremo os valores são mais evidentes.
Não sei ao certo onde é o joelho inferior, mas a partir daí a tensão cai mais depressa. Vamos imaginar que é aos 3,5V num mk1 porque isto é o tópico do RZ :mrgreen: Não sei se é, serve só como exemplo.
Sabemos que num mk1 o carro desliga-se aos 3V na célula mais baixa, logo:
- células bem balanceadas, todas descarregam de forma mais ou menos equilibrada e consegue-se usar a bateria "até ao nó".
- células desbalanceadas, a célula mais fraca chega aos 3V e o carro desliga-se. Então, se houverem células muito desbalanceadas, pode dar-se o caso de uma tocar nos 3V e o carro desligar-se, mesmo que as outras ainda estejam acima do joelho. Muita energia ainda armazenada que não pode ser usada porque uma já tocou no mínimo.

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Enviado: 01 fev 2019, 13:22
por filipeoliv
És uma maquina. ;)
Obrigado.

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Enviado: 01 fev 2019, 15:25
por brunoa
Boa tarde,

Resumindo um pouco o que aqui já foi dito: (agradecia as vossas correções para que a informações que veicularem para o futuro seja o mais corretas possíveis)

1 - Carregando o carro a um amperagem mais baixa permite que a diferença no balanceamento seja mais baixa, possibilitando assim "colocar" mais energia útil na bateria.

2 - Em situações extremas de utilização da bateria, estando o carro já com pouca carga, existe a possibilidade de imobilizando o veiculo estabilizar as células e "espremer" um pouco mais de energia e consecutivamente mais km's.

3 - Após carregamento a 100% se aguardamos algum tempo é possível, através de nova carga, introduzir mais energia útil na bateria pelo facto de o carro ter balanceado as células após o fim de carga.

Certo?

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Enviado: 14 fev 2019, 15:48
por brunoa
Boa tarde,

No passado dia 9 de Fevereiro fez 1 anos que o Rei Zoom desceu à terra dos Mouros e como tal está na hora de fazer a review do ano que passou:

Km's percorridos: (2019) 137.772 (2018) 111.548 = 26.224km (anteriormente no Prius ronda os 15.000km/ano)

AHR: (2018) 48.77 (2019) 45.15 = 3.62

SOH: (2018) 74,35% (2019) 68,82% = 5,53% (o que representa uma perda de 1,16 kWh de capacidade útil) (em modo muito simplista, cerca de 8km de autonomia)

Hx: (2018) 52,63% (2019) 46,82% = 5,81%

Cargas Rápidas: (2018) 933 (2019) 964 = 31

Cargas Lentas: (2018) 2108 (2019) 2763 = 655 (na realidade devem ter sido metade, pois o carro contabiliza 2 carga quando tem a programação ativa)

Creio ter tido até hoje uma vida normal (maioritariamente carregamos a 100% devido à pouca autonomia e uso diário) e não fosse a avaria do modulo eletrónico do canhão da direção e estaria tudo dentro do expectável.

Custos com a energia não tenho pois existem diversos carregamentos rápidos sem custos, muitos carregamentos lentos em PCN, casa dos pais, unidades hoteleiras, restaurantes e afins...

Agora a inevitável comparação com o meu anterior Prius 2G:

Valores médios de referência: preço da gasolina 95 premium = 1,45€/litro, consumo Prius 2G = 4,4lt/100km, preço de kW em horário de vazio = 0,09€

Custo com combustível: Prius 2G = 1.673,09€ Rei Zoom = 303,75€ (se tivesse carregado sempre em casa, o que na realidade não aconteceu, logo visão pessimista)

Diferença apenas em combustível = 1.369,34€

As revisões tomaram valores idênticos, poupei 126€ em IUC

De forma generalista e sem possibilidade de ser mais assertivo, temos 1.369,34 + 126 = 1.495,34€ - 1.000€ (avaria) = 495,34€ Poupança financeira.

Falta referir a ambiental e a de qualidade de vida

Bruno R. Almeida

P.S.: não considerei o estacionamento em Lisboa pois no passado não levava o carro para Lisboa, mas atualmente devido a mudanças na vida pessoal tenho de levar de 15 em 15 dias durante 10 dias por mês.

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Enviado: 14 fev 2019, 17:04
por BrunoAlves
Boa :clap:
Até com uma avaria chata pelo meio tens um saldo de utilização muito positivo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Enviado: 14 fev 2019, 17:39
por FiwiPITO
:clap: :clap: :clap: Parabéns 1 Ano Eléctrico :clap: :clap: :clap: