Nissan Leaf Tekna 30 kWh - 2016

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Atb
Mensagens: 67
Registado: 26 set 2017, 14:48
Data de fabrico: 01 jan 2011

Nissan Leaf Tekna 30 kWh - 2016

Mensagem por Atb » 23 abr 2018, 11:50

Após meses de pesquisa e graças ao atento e sempre presente contato do Orlando sou há uma semana proprietário de um Nissan Leaf 30 Tekna kWh de 11/2016.
Não tenho por hábito fazer DBs, apesar de há muitos anos andar por fóruns ligados a automóveis, mas por serem especiais e porque ao ler os vossos me dissiparam muitas dúvidas decido partilhar também a minha experiência.
Imagem

No dia 15 de abril tive a minha primeira viagem de VE, (a única vez que tinha conduzido um VE foi um Tesla S 85D) e foram logo 165 kms.
Recebidas as dicas/ indicações do Orlando sobre o Leaf e sobre onde comer leitão fiz-me ao caminho.

Primeiro "range anxiety", "e se o PCR de Leiria, não funciona, e se o de Santarém também não, e o de Aveiras..." Coisas de novato :D
Imagem

Escusado será dizer que parei nos 3 PCRs mesmo sem precisar no primeiro mas o que me permitiu ganhar alguma confiança e afinal de contas perceber como se carrega um carro. :)

A viagem foi feita a 90-100 e cheguei a Odivelas (onde moro) com esta média.
Imagem

No domingo não tive muito mais disponibilidade para andar com ele, a não ser pô-lo à carga e perceber se conseguia na minha garagem carregar sem stress... tudo tranquilo!
Apesar de ser para a minha namorada andar com as miúdas, andei esta semana que passou com ele para ir conhecendo melhor o carro e para dele tirar melhor partido.

Diariamente levo a minha filha mais velha ao colégio de manhã, numa viagem de sensivelmente 5 kms sempre a subir (numa altimetria que se inicia salvo erro a 120m e termina a 340m), depois de testar em D e B (sempre em ECO) isto foi o melhor que consegui.
Imagem

As conclusões a que cheguei até agora é que para o meu estilo de condução não gosto de usar o B, o carro fica demasiado "preso" e parece-me que em alguns percursos que faço (estradas sem trânsito) o carro não gasta tanto em D. Só utilizo o B em situações em que os declives são muito acentuados, como a volta do colégio da minha filha, no trânsito onde as velocidades são baixas. Tenho já algum hábito em ir alternando entre D e B para não usar o travão de pé (uma espécie de e-pedal dos pobres :) ), mas para quem não se quer preocupar com a condução acredito que não seja o mais confortável.

Em jeito de balanço, a qualidade de construção é QB, há muitos plásticos à mostra, os acabamentos não são aquilo a que estou habituado mas de qualquer modo estou satisfeito porque pelo menos para já não tem ruídos parasita (algo de que tenho tanto receio como de ficar sem bateria :) ). O volante é um pouco grande e tem muito pouco ângulo de viragem, a direção é pouco direta, e o pedal do travão faz um efeito de mola estranho e é pouco sensível, algo que me desagrada, são os dois pontos mais negativos até agora.
Quanto a termos de tecnologia é super avançado, o GPS apesar de não ser muito bom é bastante mais rápido no processamento do que na carrinha C300h. Pena o bluetooth quando está ativado deixar o iPhone sem som, e ter que escolher sempre uma opção no telemóvel que me permite mantê-lo com os sons.

Agora 3 pequenas dúvidas que gostaria que vocês me esclarecessem:
- Defini o carregamento em casa das x horas - x horas, não dá para definir carregar até 100%?
- Na app posso ativar a climatização, mas não me permite definir os valores, isto é mesmo assim?
- É possível ver a capacidade restante da bateria em kWh? Não estou a falar de SOH mas sim da capacidade em determinada situação como temos percentagem.

Não queria tornar isto enfadonho, mas já ficou longo, espero continuar a reportar com alguma regularidade.

Obrigado.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Nissan Leaf Tekna 30 kWh - 2016

Mensagem por BrunoAlves » 23 abr 2018, 12:02

Parabéns pela compra, é uma bela máquina!
Atb Escreveu:Recebidas as dicas/ indicações do Orlando sobre o Leaf e sobre onde comer leitão fiz-me ao caminho.
É aquilo que ele mais percebe é de comer leitão :lol: :lol: :lol:
Atb Escreveu:Agora 3 pequenas dúvidas que gostaria que vocês me esclarecessem:
(1)- Defini o carregamento em casa das x horas - x horas, não dá para definir carregar até 100%?
(2)- Na app posso ativar a climatização, mas não me permite definir os valores, isto é mesmo assim?
(3)- É possível ver a capacidade restante da bateria em kWh? Não estou a falar de SOH mas sim da capacidade em determinada situação como temos percentagem.
(1) Dá, apaga a hora de início (fica com uns asteriscos) e fica só a de fim. Ele faz contas para começar a carregar quando precisar e à hora definida estar a 100%
(2) Sim, a temperatura defines numa configuração no próprio carro (já não me lembro onde é ao certo)
(3) Que eu saiba não
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Nissan Leaf Tekna 30 kWh - 2016

Mensagem por pemifer » 23 abr 2018, 15:26

Parabéns pela aquisição!
Atb Escreveu:(uma espécie de e-pedal dos pobres :) )
:lol: :clap: :lol: :clap: :lol:
Atb Escreveu:pelo menos para já não tem ruídos parasita (algo de que tenho tanto receio como de ficar sem bateria :) )
O meu é de 2013 e ainda não notei ruídos parasitas. Quando penso que se trata de um ruído parasita dou com brinquedos dos meus filhos que ficaram nalgum sitio que faz barulho...
Atb Escreveu:- Na app posso ativar a climatização, mas não me permite definir os valores, isto é mesmo assim?
O meu carro é o menos equipado mas deduzo que nesse seja como no meu. Ele apenas liga a climatização. Tens de deixar a temperatura configurada na climatização. Pelo menos no meu é assim.
No inverno sabe mesmo bem chegar ao carro e ele estar quentinho!!!! :dance:
Atb Escreveu:- É possível ver a capacidade restante da bateria em kWh? Não estou a falar de SOH mas sim da capacidade em determinada situação como temos percentagem.
No carro penso que não dá, podes usar o LeafSpy Pro para isso...

Imagem
Atb Escreveu:Não queria tornar isto enfadonho, mas já ficou longo, espero continuar a reportar com alguma regularidade.
Não foi enfadonho!

Atb
Mensagens: 67
Registado: 26 set 2017, 14:48
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Nissan Leaf Tekna 30 kWh - 2016

Mensagem por Atb » 23 abr 2018, 22:32

BrunoAlves Escreveu:Parabéns pela compra, é uma bela máquina!
Atb Escreveu:Recebidas as dicas/ indicações do Orlando sobre o Leaf e sobre onde comer leitão fiz-me ao caminho.
É aquilo que ele mais percebe é de comer leitão :lol: :lol: :lol:
Atb Escreveu:Agora 3 pequenas dúvidas que gostaria que vocês me esclarecessem:
(1)- Defini o carregamento em casa das x horas - x horas, não dá para definir carregar até 100%?
(2)- Na app posso ativar a climatização, mas não me permite definir os valores, isto é mesmo assim?
(3)- É possível ver a capacidade restante da bateria em kWh? Não estou a falar de SOH mas sim da capacidade em determinada situação como temos percentagem.
(1) Dá, apaga a hora de início (fica com uns asteriscos) e fica só a de fim. Ele faz contas para começar a carregar quando precisar e à hora definida estar a 100%
(2) Sim, a temperatura defines numa configuração no próprio carro (já não me lembro onde é ao certo)
(3) Que eu saiba não
Obrigado pela dica do carregamento, a temperatura já encontrei no carro, se bem que há alguns submenus que me parecem repetidos ou então é de já ter andado tantas vezes para a frente e para trás :)

Atb
Mensagens: 67
Registado: 26 set 2017, 14:48
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Nissan Leaf Tekna 30 kWh - 2016

Mensagem por Atb » 23 abr 2018, 22:33

pemifer Escreveu:Parabéns pela aquisição!
Atb Escreveu:(uma espécie de e-pedal dos pobres :) )
:lol: :clap: :lol: :clap: :lol:
Atb Escreveu:pelo menos para já não tem ruídos parasita (algo de que tenho tanto receio como de ficar sem bateria :) )
O meu é de 2013 e ainda não notei ruídos parasitas. Quando penso que se trata de um ruído parasita dou com brinquedos dos meus filhos que ficaram nalgum sitio que faz barulho...
Atb Escreveu:- Na app posso ativar a climatização, mas não me permite definir os valores, isto é mesmo assim?
O meu carro é o menos equipado mas deduzo que nesse seja como no meu. Ele apenas liga a climatização. Tens de deixar a temperatura configurada na climatização. Pelo menos no meu é assim.
No inverno sabe mesmo bem chegar ao carro e ele estar quentinho!!!! :dance:
Atb Escreveu:- É possível ver a capacidade restante da bateria em kWh? Não estou a falar de SOH mas sim da capacidade em determinada situação como temos percentagem.
No carro penso que não dá, podes usar o LeafSpy Pro para isso...

Imagem
Atb Escreveu:Não queria tornar isto enfadonho, mas já ficou longo, espero continuar a reportar com alguma regularidade.
Não foi enfadonho!
Obrigado :)

Atb
Mensagens: 67
Registado: 26 set 2017, 14:48
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Nissan Leaf Tekna 30 kWh - 2016

Mensagem por Atb » 24 abr 2018, 10:11

No fim-de-semana fui com mais calma testar os carregadores existentes à minha volta (em Odivelas não existe nem um...) no IKEA de Loures diz "Cartão não autorizado", situação estranha já que utilizei no Dolce Vita Tejo e funcionou. Já deu para conhecer mais um "quadro" do Leaf.

Imagem

Da parte da tarde tive um aniversário em Oeiras e saí de casa com 79 kms de autonomia e pensei que não haveria problema... cheguei a Oeiras com 37 e já a fazer contas à vida :D Decidi ir até à A5 ao PCR mas quando lá cheguei tive que ficar na fila e acabei por perder 1h15 nesta brincadeira. Deu para ver de tudo, i3s 94ah, Model X 100D e Ubers. :) O Leaf foi bastante rápido a carregar, ter Chademo é sem duvida uma mais valia, em 22m carregou 16.76 kWh.

No domingo, fui até à Venda do Pinheiro e mais uma vez não carreguei em casa para testar os limites de stress :) A subida da A8 é muito agressiva e até à saída para Mafra fiquei sem 10%, o que vale é a vinda ser uma descida quase em queda livre.

De tarde um carregamento em Telheiras e à noite tive a sorte de apanhar um carregador que nunca está disponível, muito menos num dia de jogo do Sporting, o que foi perfeito deu para ir ver o jogo e deixar a carregar 4h, o que equivaleu a 14,4 kWh. Suficiente para segunda e terça feira.

Imagem

Dúvida:
Os PCRs não permitem mais do que um carro a carregar ao mesmo tempo com fichas diferentes?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Nissan Leaf Tekna 30 kWh - 2016

Mensagem por BrunoAlves » 24 abr 2018, 10:26

Nim :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se tiverem potência disponível (a maioria não tem) permitem carregar na ficha AC (a branca mais pequena) e uma das outras ao mesmo tempo. Mas a maioria não permite por falta de pot€€€ncia no local.
Nunca é possível carregar em Chademo e CCS ao mesmo tempo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: Nissan Leaf Tekna 30 kWh - 2016

Mensagem por NunoLopes » 24 abr 2018, 11:11

Tens um PCR no Lidl da Abóboda, também costuma ter Uber's, mas em numero mais bem reduzido (1 ou 2), e normalmente ao fim de 30m já podes carregar.

A falta de potencia nos PCR's é notável, pelo menos devia dar Chademo/CCS e AC (Ficha Mennekes) ao mesmo tempo mas enfim é o que temos.
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Nissan Leaf Tekna 30 kWh - 2016

Mensagem por filipeoliv » 24 abr 2018, 12:51

Parabéns pela compra.
Os carregamentos nas PCR são uma dor de cabeça para mim, sempre com uber´s, perco sempre a coragem de ir para longe.
É irritante estarmos em família dentro do carro uma hora à espera...
Mas tirando isso é 5 estrelas ;)

Atb
Mensagens: 67
Registado: 26 set 2017, 14:48
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Nissan Leaf Tekna 30 kWh - 2016

Mensagem por Atb » 24 abr 2018, 13:41

Sim é verdade, eu deixei as miúdas na festa e fui sozinho carregar o carro porque já presumia que estivesse concorrido.

Ando a fazer variados testes à utilização do D-B sempre em ECO, mas lembrei-me há 2 dias de desligar o ECO e conduzir em B, para minha surpresa a média que fiz até agora é praticamente igual a conduzir ECO+D. Confesso que possa ser estranho e polémico, e vou fazer mais testes, mas a única justificação que encontro para isto é o meu estilo de condução, eu gosto de deixar o carro "rolar" e com o ECO ele prende muito.
Amanhã como é feriado vou fazer testes às diversas opções, tentando manter o mínimo de condições parecidas entre hipóteses, sendo que o vento nunca poderei controlar.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”