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Re: Nissan Leaf Tekna 30 kWh - 2016

Enviado: 25 jun 2018, 12:12
por Atb
É muito difícil prever o consumo de bateria, aqui está um caso prático muito interessante.
Este fim-de-semana decidi ir até à Costa de Caparica, são mais ou menos 25 kms e como nunca tinha feito esse percurso toca a carregar a 100% e limitado a 80 km/h (o percurso é por ICs).

O resultado de 26,7 km em D sem ECO surpreendeu-me gastei apenas 8% da bateria:

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Diariamente levo a minha filha à escola e é um percurso sempre a subir!
O resultado de 5 kms m D com ECO gasto 10%!

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Re: Nissan Leaf Tekna 30 kWh - 2016

Enviado: 25 jun 2018, 14:05
por jfr2006
http://www.jurassictest.ch/GR/ ;)

Colocando a informação correcta (nomeadamente 28kWh na capacidade da bateria, em vez dos 30 que lá estão, consumo do AC, etc..), não falha por muito!

Re: Nissan Leaf Tekna 30 kWh - 2016

Enviado: 25 jun 2018, 14:14
por Atb
Conheço sim, em alguns casos acerta quase na mouche mas noutros tem diferenças bastante grandes porque não entram aí muitas variáveis importantes.

Já para não esquecer que esses 28% seriam com a bateria nova, que não é o caso da minha.

De qualquer forma é uma ferramenta que já me auxiliou em algumas ocasiões.

Re: Nissan Leaf Tekna 30 kWh - 2016

Enviado: 25 jun 2018, 14:33
por Nonnus
Boas,

Eu tenho um Leaf de 30kwh e acho as tuas medias muito altas a não ser que subas serras todos os dias, talvez devas utilizar melhor o acelerador.

As minhas medias ao inicio também eram altas, mas nunca como as tuas. Carregado a 100% nunca vi estimativas de 150km, o mínimo que vi foi 180km/190km .

Agora por exemplo chego a ter estimativas de 263km e o carro faz 200km por dia com subidas e descidas. Umas das coisas que aprendi foi que se usarmos o acelerador com algum cuidado nos arranques tem muita influencia no consumo. Deixar o carro rolar, deixando-o ganhar velocidade progressivamente, nada de arranques bruscos. Manter aceleração entre a 1ª e a 2ª bola.

Re: Nissan Leaf Tekna 30 kWh - 2016

Enviado: 25 jun 2018, 15:02
por Atb
A média de 10,6 é alta? :?

É preciso ter em consideração que esse valor que aparece no GOM de 158 foi depois de ter feito os 26 kms e ele ainda estava certamente a fazer cálculos baseados em viagens passadas (os percursos diários nos quais tenho uma média de 14).

Quanto aos 39 kWh aos 100 infelizmente é algo incontornável, o percurso tem uma altimetria bastante agressiva, e pouco tem a ver com acelerador pois é um percurso com bastante trânsito, se fores de perto (Odivelas) por acaso gostaria que alguém fizesse o mesmo percurso para aferir resultados.

Os veículos elétricos da minha experiência sofrem muito com as subidas, se bem que tudo o que sobe desce, a regeneração não é assim tão boa para atenuar esse desgaste, até porque nem sempre é possível fazer as descidas a velocidades que aumentem o poder de regeneração.

A título de exemplo deixo o percurso de 5 kms nos quais faço a média de quase 40 kWh:

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E uma imagem de uma subida que faço diariamente em que no espaço de 700m me consome 3% de bateria:

Imagem

Para quem usa o carro em percursos mais ou menos planos com pouco trânsito em que é possível deixar o carro rolar acredito (até pela experiência do meu ao fim-de-semana) ser possível médias muito boas, mas no meu dia-a-dia de Lisboa e arredores não é algo possível.

Re: Nissan Leaf Tekna 30 kWh - 2016

Enviado: 01 ago 2018, 21:30
por RSSilva
Atb Escreveu:
25 jun 2018, 15:02
A média de 10,6 é alta? :?

É preciso ter em consideração que esse valor que aparece no GOM de 158 foi depois de ter feito os 26 kms e ele ainda estava certamente a fazer cálculos baseados em viagens passadas (os percursos diários nos quais tenho uma média de 14).

Quanto aos 39 kWh aos 100 infelizmente é algo incontornável, o percurso tem uma altimetria bastante agressiva, e pouco tem a ver com acelerador pois é um percurso com bastante trânsito, se fores de perto (Odivelas) por acaso gostaria que alguém fizesse o mesmo percurso para aferir resultados.

Os veículos elétricos da minha experiência sofrem muito com as subidas, se bem que tudo o que sobe desce, a regeneração não é assim tão boa para atenuar esse desgaste, até porque nem sempre é possível fazer as descidas a velocidades que aumentem o poder de regeneração.

A título de exemplo deixo o percurso de 5 kms nos quais faço a média de quase 40 kWh:

Imagem

E uma imagem de uma subida que faço diariamente em que no espaço de 700m me consome 3% de bateria:

Imagem

Para quem usa o carro em percursos mais ou menos planos com pouco trânsito em que é possível deixar o carro rolar acredito (até pela experiência do meu ao fim-de-semana) ser possível médias muito boas, mas no meu dia-a-dia de Lisboa e arredores não é algo possível.
Boas,

Como te compreendo...
Aqui, na Ilha da Madeira, que tem umas "pequenas inclinações", é quase impossível fazer consumos abaixo dos 14 kwh.
Todos os dias faço 1200 metros em que gasto 5 a 6 % da bateria em andamento normal.
Em sentido inverso, poupa-se 1 a 2%.

Re: Nissan Leaf Tekna 30 kWh - 2016

Enviado: 06 ago 2018, 17:45
por Atb
Um terço corresponde ao que também consigo regenerar no caminho inverso...

Re: Nissan Leaf Tekna 30 kWh - 2016

Enviado: 16 ago 2018, 14:02
por Atb
Nestas férias fiz a primeira viagem "grande" em família, partindo de Odivelas o destino seria Montargil.

Depois do planeamento para que nada corresse mal sobretudo por causa das miúdas (...e da mãe!) decidi parar no Montijo para aproveitar mais uns kWh e felizmente foi possível carregar. O que nem seria necessário pois tanto era o receio que fui com limitador de 80 km/h e cheguei ao Fórum Montijo com esta fantástica média :lol:

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A confiança foi subindo e deu para ir ao Fluviário de Mora e andar de AC ligado sempre com o limitador nos 80. Chegada ao hotel em Montargil com 55% restantes.

Total da viagem (Odivelas-Montijo-Mora-Montargil) 140 kms - 18.2 kWh

Lá com carregador deu para dar umas voltas e no dia de saída (100%) em direção a Évora eram 82 kms sendo que com uma altimetria exigente até Arraiolos, confesso que com o receio de estar numa zona onde não há carregador nenhum fomos a 70 kmh, mas à medida que os kms foram passando a velocidade foi subindo até aos 90.

Em Évora (muitos carregadores incluindo um PCR) deixei o carro a carregar num posto lento algo estranho pois tem duas fichas mennekes mas só um lugar.
De Évora até Odivelas fomos pela nacional já que as velocidades que iríamos praticar não justificava o uso da AE e caso fosse necessário carregaríamos no Fórum Montijo, o que acabou por não ser necessário.
A viagem foi feita com o limitador a 90 e com AC gastei 75% porque em certas alturas - nomeadamente na Ponte VDG - andei a 120.

Total da viagem (Montargil-Évora-Odivekas) 212 kms - 28.8 kWh

E à chegada consegui pela primeira vez este bonito registo:

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Em jeito de conclusão penso que a mais de 90 kmh o carro gasta bastante mais e não me aventuro muito pois a altimetria tem uma influência grande na nossa autonomia, de resto gostaria de ter mais uns kWh para não estar tão preso à eventualidade de um posto ou de não ter local para carregar.
De resto o comportamento do carro foi imaculado (sempre nas 6 barras) e apenas vi as 7 barras à chegada a Lisboa.

Re: Nissan Leaf Tekna 30 kWh - 2016

Enviado: 16 ago 2018, 23:32
por fabiolamas
Olá atb, gosto de ir lendo os dbs do pessoal à medida que vou tendo tempo, desta vez foi o teu! 😉
O meu carro é da mesma fornada que o teu, é de junho de 2016.
Na minha ainda MUITO curta experiência, o que me vai parecendo é que a bateria gosta de muito andamento...nonstop!! 😁
Continuação de boa sorte com a máquina e boas viagens!
Cumprimentos

Re: Nissan Leaf Tekna 30 kWh - 2016

Enviado: 17 ago 2018, 00:24
por plpepapf
Boa!
Para Montargil já temos viagem "esquematizada"

;)