Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 14 out 2019, 15:22

Boas,

Aproveito para fazer o update do desaparecer da 12 barra do "SoH".
Portanto acordou hoje de manhã assim e com 81.683km.

Pelo gráfico de tendência que tinha traçado anteriormente devia ser ao mês 11/12, mas claro que talvez tenha andado um pouco mais que o normal 8-)

Só uma nota, o LeafSpy reporta um pouco mais que 24kWh disponíveis quando a 100%, o que deveria corresponder a uma capacidade perdida de 20% (admitindo a capacidade anunciada de 30), mas como serão apenas uns 28kWh em novo lá estão os 84/85% de capacidade retida.

De resto é carregar e andar.
Anexos
IMG_20191014_081157.jpg
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2962
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 14 out 2019, 16:50

uhm... Who is the next!

O do LuisG com 113K perdeu uma, o do Clay 76K, agora o teu com 82K, bom o próximo deverá ser o meu com 92K neste momento.

Que conclusões tirar, factor tempo terá mais influência, ou o nº de ciclos de carga?

LuisG SOH= 81.64% de Março 2017 ?
Clay SOH= 84.54% de Janeiro de 2017
frankesousa SOH= 85% de 2016
O meu anda pelos 85% mas ainda mantêm as 12 barras e é o mais recente Junho 2017.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 14 out 2019, 17:15

Nonnus Escreveu:
14 out 2019, 16:50
uhm... Who is the next!

O do LuisG com 113K perdeu uma, o do Clay 76K, agora o teu com 82K, bom o próximo deverá ser o meu com 92K neste momento.

Que conclusões tirar, factor tempo terá mais influência, ou o nº de ciclos de carga?

LuisG SOH= 81.64% de Março 2017 ?
Clay SOH= 84.54% de Janeiro de 2017
frankesousa SOH= 85% de 2016
O meu anda pelos 85% mas ainda mantêm as 12 barras e é o mais recente Junho 2017.
Acho que está tudo na média, o meu é de 02/2016, portanto maus velho 1 ano que os restantes, mas como viveu até inícios de 2018 no norte de França talvez isso tenha ajudado, não sei.

O que sei é que com esta história do novo "preço canhão" (literalmente) das baterias, estes carros por muitas contas que se façam saem sempre bastante "pouco económicos" :lol: :lol:

Só há uma solução... É carregar e andar, até não dar mais!

Mas como tu fazes 200km por dia, serás o 1º certamente a ficar com um carro que não te serve para o dia-a-dia não? Eu só faço 80/100, ainda vai aguentar este ritmo muito tempo espero eu.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2962
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 14 out 2019, 17:27

Hoje foi o ultimo dia dos 200km diários. Agora vai repousar e fazer no máximo 10km por dia. Vamos ver como será o registo daqui para a frente.
frankesousa Escreveu:O que sei é que com esta história do novo "preço canhão"
:lol: :lol: :lol:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 14 out 2019, 17:50

Nonnus Escreveu:
14 out 2019, 17:27
Hoje foi o ultimo dia dos 200km diários. Agora vai repousar e fazer no máximo 10km por dia. Vamos ver como será o registo daqui para a frente.
Estás safo então...

Eu nunca (quase nunca vá) consegui fazer 200km numa carga, isso requer muita calma, pouca ou nenhuma AE, não se adequa ao meu uso normal :mrgreen:

Por isso acho notável o que faziam aí por tua casa :clap:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

clay
Mensagens: 102
Registado: 25 jan 2018, 18:04
Data de fabrico: 24 jan 2017
Capacidade bateria: 69,78AHr 12 barras
Localização: Caniço - Ilha da Madeira

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por clay » 14 out 2019, 21:27

Bem vindo ao clube das 11 barras! :lol:

Não vale a pena se incomodar muito com a situação das barras! É carregar, andar e desfrutar. O problema deve ser mesmo o facto das barras estarem ali mesmo pa nos lembrar da degradação, se não estivessem se calhar nem falávamos tanto nisso! Hehe

Continuação de bons quilómetros!

Cumps
Nissan Leaf Acenta 30kWh 01/2017

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por migle » 14 out 2019, 22:35

Nonnus Escreveu:
14 out 2019, 17:27
Hoje foi o ultimo dia dos 200km diários. Agora vai repousar e fazer no máximo 10km por dia. Vamos ver como será o registo daqui para a frente.
Então agora vais deixar de poupar dinheiro com o carro!?
Essa foi sempre uma das minhas preocupações. Se eu arranjar trabalho ao pé de casa, o meu carro fica caro...

EDIT: Nonnus, é desta que eu te apanho. Estou com 76600km e o ritmo dos 90 por dia útil continua. (E onde eu moro não há o menor risco de arranjar emprego, portanto vou continuar a poupar).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por migle » 14 out 2019, 22:43

frankesousa Escreveu:
14 out 2019, 17:15
Acho que está tudo na média, o meu é de 02/2016, portanto maus velho 1 ano que os restantes, mas como viveu até inícios de 2018 no norte de França talvez isso tenha ajudado, não sei.
Foram precisos 3 anos e meio para perderes a primeira barra!
Vá, que seja 5% ao ano... Com quantos anos se "justificará" uma troca de bateria?
Na prática, qual é a autonomia mínima aceitável?

Se não, podes aproveitar para o levar a França pelas próprias rodas enquanto ainda é capaz de fazer o percurso (fácil para um Leaf de 30).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2962
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 15 out 2019, 09:44

migle Escreveu:
14 out 2019, 22:35
Então agora vais deixar de poupar dinheiro com o carro!?
Essa foi sempre uma das minhas preocupações. Se eu arranjar trabalho ao pé de casa, o meu carro fica caro...

EDIT: Nonnus, é desta que eu te apanho. Estou com 76600km e o ritmo dos 90 por dia útil continua. (E onde eu moro não há o menor risco de arranjar emprego, portanto vou continuar a poupar).
Sim, como falamos presencialmente a uns meses na AG da UVE, do ponto de vista económico (no meu caso principal motivo da compra de um VE), deixa de fazer sentido, pois o valor pago a mais pelo carro não vai ter retorno a curto prazo. Eu tinha feito as contas a 120km por dia durante 8 anos, que era a viagem que a mulher fazia na altura da compra do carro, as coisas alteraram-se e passou de 120km/dia para 200km/dia, e agora por fim trabalha em casa. :D Neste momento não estou a pensar em vender, vou manter o carro até porque existem mais factores que me fazem gostar bastante do carro. Alias, assim que houver oportunidade o ICE vai ser trocado por outro VE.

Sim, dentro de alguns meses irás ter muitos mais KM que eu.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por pemifer » 05 nov 2019, 00:06

clay Escreveu:
14 out 2019, 21:27
Não vale a pena se incomodar muito com a situação das barras! É carregar, andar e desfrutar. O problema deve ser mesmo o facto das barras estarem ali mesmo pa nos lembrar da degradação, se não estivessem se calhar nem falávamos tanto nisso! Hehe
Este tipo de observação é comum no fórum, normalmente é "deixe de consultar o LeafSpy".
Quando leio isto sinto-me um extra-terrestre!
Será que é só no meu planeta que algo não desaparece só porque deixamos de olhar?
Têm de me ensinar esse truque, por mim, nunca mais olho para uma conta!

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”