Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

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corrisi
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por corrisi » 28 jan 2022, 12:02

frankesousa Escreveu:
28 jan 2022, 11:21
Boas pessoal,

Temos aqui novidades "boas" e mais uma oportunidades de fazer uns testes e obter dados.

O tal leaf 30 2016 de um familiar que estava com a bateria estranhamente má, ficou pior. Para além de perder mais uma barra (e portanto ficar em condições de garantia) começou a "perder repentinamente" o SOC em andamento quando subia em autoestrada por exemplo.
Tipo passar de 80% para 50% e "acender umas luzes" (não sei quais :D ).

Resumindo, ativou-se a garantia (sem histórico de revisões porque a Nissan não tem isso centralizado e a resposta foi que isso não tem relação com a garantia da bateria) e acabou de ficar pronto hoje, com uma bateria nova (de 30kWh acha o dono, o leafspy mais logo já confirma).

Portanto, temos aqui uma carro com uma bateria nova para testar.

Para além dos dados do leafspy, que mais testes relevantes acham bem fazer para termos dados de um carro "novo"?
Tenho curiosidade de ver os seguinte:
  • Autonomia a 90km/h
  • Gráfico de uma CR aí de 10% até 90%, importante aqui a potência de carga e o aquecimento produzido
O teste da tomada não tenho certeza se se justifica, que dizem?
Ora ainda bem que tudo decorreu conforme os pressupostos da garantia Nissan.
Há precisamente 1 ano o meu leaf 30kwh de 2017 levou bateria nova de 30kwh num concessionário Nissan também ao abrigo da garantia. Nessa altura, tal como agora, o leafspy continua a reportar que existem 29.3 kwh disponíveis. Percorreu neste período cerca de 19 mil kms.
Cumprindo os limites de velocidade consigo percorrer cá na ilha mais de 200 kms.
Anexos
Picsart_22-01-28_11-09-14-661.jpg
Screenshot_20211219-093712.jpg
Última edição por corrisi em 28 jan 2022, 12:09, editado 1 vez no total.
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rjspedition
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por rjspedition » 28 jan 2022, 12:06

Resumindo, ativou-se a garantia (sem histórico de revisões porque a Nissan não tem isso centralizado e a resposta foi que isso não tem relação com a garantia da bateria) e acabou de ficar pronto hoje, com uma bateria nova (de 30kWh acha o dono, o leafspy mais logo já confirma).
Mas que grande peso acabou de me sair de cima, caso seja necessário! :D :D

Espetacular, obrigado pela informação. Acaba por ser um caso prático a confirmar a mensagem da Nissan por email.

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Nonnus
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 28 jan 2022, 12:08

corrisi Escreveu:
28 jan 2022, 12:02
Ora ainda bem que tudo decorreu conforme os pressupostos da garantia Nissan.
Há precisamente 1 ano o meu leaf 30kwh de 2017 levou bateria nova de 30kwh num concessionário Nissan também ao abrigo da garantia. Nessa altura, tal como agora, o leafspy continua a reportar que existem 29.3 kwh disponíveis. Percorreu neste período cerca de 19 mil kms.
Portanto num ano e 19000km degradação 0.
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- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por corrisi » 28 jan 2022, 12:16

Nonnus Escreveu:
28 jan 2022, 12:08
corrisi Escreveu:
28 jan 2022, 12:02
Ora ainda bem que tudo decorreu conforme os pressupostos da garantia Nissan.
Há precisamente 1 ano o meu leaf 30kwh de 2017 levou bateria nova de 30kwh num concessionário Nissan também ao abrigo da garantia. Nessa altura, tal como agora, o leafspy continua a reportar que existem 29.3 kwh disponíveis. Percorreu neste período cerca de 19 mil kms.
Portanto num ano e 19000km degradação 0.
Não noto decréscimo na autonomia para já. Fiz 4 cargas rápidas e 180 lentas em casa.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 28 jan 2022, 15:10

Nonnus Escreveu:
28 jan 2022, 11:50
...

Esse não morreu na praia. :D
Não, este ia morrendo era a subir Ermesinde saltando a SOC de cheio a vazio e ligando umas luzes no painel :lol: :lol: :lol:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 28 jan 2022, 15:51

Aqui está a 1ª foto a saída da Nissan:

Imagem
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por corrisi » 28 jan 2022, 20:03

MRider Escreveu:
28 jan 2022, 18:30
Nonnus Escreveu:
28 jan 2022, 12:08
corrisi Escreveu:
28 jan 2022, 12:02
Ora ainda bem que tudo decorreu conforme os pressupostos da garantia Nissan.
Há precisamente 1 ano o meu leaf 30kwh de 2017 levou bateria nova de 30kwh num concessionário Nissan também ao abrigo da garantia. Nessa altura, tal como agora, o leafspy continua a reportar que existem 29.3 kwh disponíveis. Percorreu neste período cerca de 19 mil kms.
Portanto num ano e 19000km degradação 0.
Essa bateria " nova " já tem as céulas todas direitinhas ?
Citando a tua própria pessoa noutro tópico... Isso é "offtopic" neste DB.
Por falar em DB, quando abres por cá o teu relativamente ao ioniq?
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por corrisi » 28 jan 2022, 21:59

Foi o que fiz precisamente ao intervir neste tópico e partilhar a minha experiência com a nova bateria.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 29 jan 2022, 03:00

MRider Escreveu:
28 jan 2022, 20:21
Já que muitos apregoam que o tempo é que conta mais para a degradação.
Se não é tempo o maior factor de degradação nos Leaf como é que explicas haver carros com 1000 CR´s com a mesma degradação que carros com 50 CR´s?

Todos os Leaf do mesmo ano, seja com 40000km seja com 120000km apresentam todos a mesma degradação. Se não é o tempo o maior factor, o que é?

Actualmente a maioria dos Leaf de 30kWh de 2017 estão com duas barras perdidas alguns já com 3 depois do update, não conheço nenhum de 2017 apenas com uma barra perdida, mas não digo que não haja. Mas da mesma maneira que possa haver carros ainda com 11 barras existem outros como caso deste que estamos aqui a falar que não tinha nenhuma CR e a bateria de um momento para outro chumbou-se. Um caso não são casos mas na generalidade todos os Leaf apresentam a mesma degradação com nº de CR´s dispares e numero de KM.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por corrisi » 29 jan 2022, 09:21

Nonnus Escreveu:
29 jan 2022, 03:00
MRider Escreveu:
28 jan 2022, 20:21
Já que muitos apregoam que o tempo é que conta mais para a degradação.
Se não é tempo o maior factor de degradação nos Leaf como é que explicas haver carros com 1000 CR´s com a mesma degradação que carros com 50 CR´s?

Todos os Leaf do mesmo ano, seja com 40000km seja com 120000km apresentam todos a mesma degradação. Se não é o tempo o maior factor, o que é?

Actualmente a maioria dos Leaf de 30kWh de 2017 estão com duas barras perdidas alguns já com 3 depois do update, não conheço nenhum de 2017 apenas com uma barra perdida, mas não digo que não haja. Mas da mesma maneira que possa haver carros ainda com 11 barras existem outros como caso deste que estamos aqui a falar que não tinha nenhuma CR e a bateria de um momento para outro chumbou-se. Um caso não são casos mas na generalidade todos os Leaf apresentam a mesma degradação com nº de CR´s dispares e numero de KM.
Viva.
Também sou de opinião que não são propriamente o número de cargas rápidas que aumentam a degradação das baterias. Sendo cargas que não ultrapassem os 80% de SOC e atinjam temperaturas muito acima de 30 graus, julgo que está tudo controlado.
No entanto, é preciso ver o assunto do lado da descarga da bateria e a potência com que é feita. O chamado pé direito pesado.
Sendo proprietário de 2 leafs, um de 24kwh e outro de 30kwh, e analisando o modo de condução versus oscilação do HX em tempo real, corroboro da opinião daqueles que afirmam que potências de descarga acima de 20kw ou 3/4barras brancas de potência nos leafs, conduzem a um decréscimo mais acentuado do HX, influenciando consequentemente a resistência interna e aumentando a degradação da bateria.
Como tal, julgo que este é um factor preponderante a ter em conta ao analisarmos a degradação das baterias nos leafs, não sendo claro o único. Provavelmente serão um conjunto de factores que levam depois a um final menos conseguido na vida útil das baterias nos nossos leafs. Mas conduzir um leaf como se conduz um ICE, é meio caminho andado para matar uma bateria de um leaf 30kwh.
O anterior proprietário do meu leaf 30kwh de 2017, em 3 anos e 47 mil kms percorridos dizimou literalmente aquela bateria. Recebi-o com 72% de SOH e 9 barras.
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