Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

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frankesousa
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 07 nov 2019, 15:23

hmendes Escreveu:
07 nov 2019, 14:51
Logicamente que a eficiencia do carregador faz toda a diferença no teste da tomada, mas é um teste relativamente fiável (embora eu nunca tenha feito) até porque existe por aí um relatório de eficiência do carregador interno do Leaf (já foi aqui publicado mais do que uma vez).

Não há BMS nenhum que consiga aferir de forma 100% fiável o SOH de uma bateria, existem uma porrada de algoritmos para isso, feitos com base em médias complexas que têm em consideração as diferentes químicas das baterias, as temperaturas médias da bateria e do ambiente, etc, etc. Até a percentagem de bateria não é real (e não, não estou a falar da que é apresentada no dashboard) muito menos a que é calculada em movimento.

70% é o fim de vida para uma bateria??? :think:
Esse "teste de tomada" também o BMS pode usar para aferir a quantidade de energia que consegue guardar e usar da bateria. Eu também nunca fiz nenhum correctamente, mas as medidas que fiz a mim chegam-me bem, medi a energia que consegui meter lá dentro e retirar novamente chegando a casa com --% de bateria e 0.7kWh restantes. Isso é o mínimo que eu quero ir e por isso é o que conta para mim.

70% ainda vais em 160.000km, quando chegares aos 200.000km já deve estar no fim de vida para mim, uma vez que não dá para as minhas deslocações diárias!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por hmendes » 07 nov 2019, 17:38

frankesousa Escreveu:
07 nov 2019, 15:23
hmendes Escreveu:
07 nov 2019, 14:51
Logicamente que a eficiencia do carregador faz toda a diferença no teste da tomada, mas é um teste relativamente fiável (embora eu nunca tenha feito) até porque existe por aí um relatório de eficiência do carregador interno do Leaf (já foi aqui publicado mais do que uma vez).

Não há BMS nenhum que consiga aferir de forma 100% fiável o SOH de uma bateria, existem uma porrada de algoritmos para isso, feitos com base em médias complexas que têm em consideração as diferentes químicas das baterias, as temperaturas médias da bateria e do ambiente, etc, etc. Até a percentagem de bateria não é real (e não, não estou a falar da que é apresentada no dashboard) muito menos a que é calculada em movimento.

70% é o fim de vida para uma bateria??? :think:
Esse "teste de tomada" também o BMS pode usar para aferir a quantidade de energia que consegue guardar e usar da bateria. Eu também nunca fiz nenhum correctamente, mas as medidas que fiz a mim chegam-me bem, medi a energia que consegui meter lá dentro e retirar novamente chegando a casa com --% de bateria e 0.7kWh restantes. Isso é o mínimo que eu quero ir e por isso é o que conta para mim.

70% ainda vais em 160.000km, quando chegares aos 200.000km já deve estar no fim de vida para mim, uma vez que não dá para as minhas deslocações diárias!
Não sei quantos km fazes por dia, mas tenho um colega que comprou um Leaf de 09.2017 que andava ao serviço de TVDE com 116000km, sem 3 barras (cerca de 70% de SOH, já não sei precisar, mas não era abaixo de 705), e ele consegue fazer 130 km diários, incluindo 60 km de autoestrada e ainda chega a casa com 15 a 20% de bateria. Ora considerando que sejam 72% de SOH, estamos a falar de cerca de 16kWh que supostamente só lhe dariam para 100km, dos 0 aos 100% de carga!

Este é um exemplo prático que te demonstra que o carro subestima largamente o SOH e que supostamente esses 70% não são na realidade 70%

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 07 nov 2019, 18:10

hmendes Escreveu:
07 nov 2019, 17:38

Não sei quantos km fazes por dia, mas tenho um colega que comprou um Leaf de 09.2017 que andava ao serviço de TVDE com 116000km, sem 3 barras (cerca de 70% de SOH, já não sei precisar, mas não era abaixo de 705), e ele consegue fazer 130 km diários, incluindo 60 km de autoestrada e ainda chega a casa com 15 a 20% de bateria. Ora considerando que sejam 72% de SOH, estamos a falar de cerca de 16kWh que supostamente só lhe dariam para 100km, dos 0 aos 100% de carga!

Este é um exemplo prático que te demonstra que o carro subestima largamente o SOH e que supostamente esses 70% não são na realidade 70%
70% de 28kWh são 19.6kWh, ora se faz 130km gasta uns 17kWh (que são exactamente 86% de SOC que ele gastará na viagem) com consumos de 13kWh/100km.

Pelas minhas contas os 70% de SoH está corretamente calculado e esse carro deve ter mesmo essa capacidade.

E não acredito que faça 130 km com consumos superiores aos 13kWh/100km que usei nos cálculos! O meu faz pouco mais!
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por hmendes » 07 nov 2019, 18:31

frankesousa Escreveu:
07 nov 2019, 18:10
hmendes Escreveu:
07 nov 2019, 17:38

Não sei quantos km fazes por dia, mas tenho um colega que comprou um Leaf de 09.2017 que andava ao serviço de TVDE com 116000km, sem 3 barras (cerca de 70% de SOH, já não sei precisar, mas não era abaixo de 705), e ele consegue fazer 130 km diários, incluindo 60 km de autoestrada e ainda chega a casa com 15 a 20% de bateria. Ora considerando que sejam 72% de SOH, estamos a falar de cerca de 16kWh que supostamente só lhe dariam para 100km, dos 0 aos 100% de carga!

Este é um exemplo prático que te demonstra que o carro subestima largamente o SOH e que supostamente esses 70% não são na realidade 70%
70% de 28kWh são 19.6kWh, ora se faz 130km gasta uns 17kWh (que são exactamente 86% de SOC que ele gastará na viagem) com consumos de 13kWh/100km.

Pelas minhas contas os 70% de SoH está corretamente calculado e esse carro deve ter mesmo essa capacidade.

E não acredito que faça 130 km com consumos superiores aos 13kWh/100km que usei nos cálculos! O meu faz pouco mais!
Nos 16kW que escrevi em cima estava a considerar que ainda chegaria a casa com 3/4kW (15-20%). A média dele anda na ordem dos 15kW.

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por migle » 07 nov 2019, 21:51

Os testes de tomada são uma medição. Como todas as medições está sujeita a erro, sistemático e aleatório.
O sistemático, não o conseguimos eliminar facilmente... é preciso analisar bem a questão...
Para eliminar o aleatório temos de fazer muitas medições, fazer um gráfico e ver a tendência. Isso dá muito trabalho! Em cada uma dessas medições levar a bateria até desligar o contactor?
Eu estou com aqueles que ficam pela estimativa do BMS, ficaria com essa estimativa se o meu carro também a calculasse. Por causa do trabalho...
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 08 nov 2019, 10:15

hmendes Escreveu:
07 nov 2019, 18:31
Nos 16kW que escrevi em cima estava a considerar que ainda chegaria a casa com 3/4kW (15-20%). A média dele anda na ordem dos 15kW.
Basicamente não acredito que com uma média de 15kWh/100km ele consiga fazer 130km e ainda chegue com a tartaruga desligada!

Isso realmente a ser verdade atropela completamente as contas do BMS, e mostraria que a nissan ia trocar essa bateria sem necessidade daqui a muito pouco tempo.

Tendo isso assim, vai levar bateria nova em garantia no ano que vem certamente, está no limiar mesmo e ainda falta uns kms para os 160.000km não?
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por hmendes » 08 nov 2019, 16:59

frankesousa Escreveu:
08 nov 2019, 10:15
hmendes Escreveu:
07 nov 2019, 18:31
Nos 16kW que escrevi em cima estava a considerar que ainda chegaria a casa com 3/4kW (15-20%). A média dele anda na ordem dos 15kW.
Basicamente não acredito que com uma média de 15kWh/100km ele consiga fazer 130km e ainda chegue com a tartaruga desligada!

Isso realmente a ser verdade atropela completamente as contas do BMS, e mostraria que a nissan ia trocar essa bateria sem necessidade daqui a muito pouco tempo.
Mas acredita que o faz, aliás antes de o comprar fui com ele fazer o teste, pois já duvidada que a informaçao fosse real e tem-se vindo a provar que tenho razão. Ainda bem, porque o aconselhei a comprar o carro apesar da alta degradaçao indicada, certo é que já se passaram 6 meses e a desgradação medida no LS para além de não ter baixado tem vindo a subir embora às décimas.
frankesousa Escreveu:
08 nov 2019, 10:15
Tendo isso assim, vai levar bateria nova em garantia no ano que vem certamente, está no limiar mesmo e ainda falta uns kms para os 160.000km não?
Se queres que te seja sincero tenho algumas dúvidas, até já abordamos isso. Passo a explicar, ele faz uma média 40000kms/ano, daqui por um ano se não tiver ultrapassado os 160kkms estará lá perto. Ainda que não os atinja, tendo em conta a variação (not) do SOH tenho quase a certeza que quando a Nissan fizer os testes à bateria em garantia os valores deles vão acusar que não se encontra elegível para troca em garantia, mas daqui por uns tempos confirmaremos se a profecia se cumpriu ou não :lol:

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 09 abr 2020, 10:50

Ora boas,

Com o meu leaf continua tudo igual (ou seja, carregar e andar :D )

Hoje trago aqui o caso de um colega meu (não está pelo forum) com um Leaf 30 que comprou novo em 01/2018.

Portanto tem 2 anos e pouco, conta com 65 mil km, tem 0 (sim zero) cargas rápidas (no leaf spy aparece 1, deve ter sido no teste antes da entrega).

Ele (e eu também) ficou um bocado admirado quando esta semana perdeu a 1ª barra
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Sim, eu sei que muitos vão dizer que a falta de cargas rápidas está a confundir o BMS, mas, mesmo assim, isso não devia ser justificação! Supostamente não precisa de update porque é recente e já trazia o mesmo.

Se fizerem contas, genericamente andou 90 km por dia, o que para este VE eu diria que é "o ideal" e confirma que não esteve "dias e dias" parado a 100% o que poderia ser também uma razão de degradação.
Sempre foi carregado a 10A (sim, isso também não ajuda o BMS a calcular muito bem, pelos meus testes carregar a 20 ou 30A AC faz o BMS calcular melhor).

Em resumo. O que acham deste caso?
A mim parece-me que o único "problema" deste carro é apenas e só ser um Nissan, o que por si só já faz esperar uma das piores degradações de bateria do mercado!


Nota: Ainda não tenho o print do leafspy, vou tentar obter isso um dia destes.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por mjr » 09 abr 2020, 11:35

90% de certeza que a degradação não é real e é possível que não tenha o update realizado mesmo sendo a matrícula de janeiro de 2018 (A data de fabrico pode ser bem anterior a isso).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 09 abr 2020, 11:43

mjr Escreveu:
09 abr 2020, 11:35
90% de certeza que a degradação não é real e é possível que não tenha o update realizado mesmo sendo a matrícula de janeiro de 2018 (A data de fabrico pode ser bem anterior a isso).
Sabes como se verifica com o leafspy se tem a actualização? Assim faço isso quando ligar o OBD.

Tenho ideia que ele já falou na Nissan e foi-lhe dito que não tinha update para ele.

Realmente se fosse real era "pior que o normal", e o normal já não é grande espingarda :lol:
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
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