Esse "teste de tomada" também o BMS pode usar para aferir a quantidade de energia que consegue guardar e usar da bateria. Eu também nunca fiz nenhum correctamente, mas as medidas que fiz a mim chegam-me bem, medi a energia que consegui meter lá dentro e retirar novamente chegando a casa com --% de bateria e 0.7kWh restantes. Isso é o mínimo que eu quero ir e por isso é o que conta para mim.hmendes Escreveu: ↑07 nov 2019, 14:51Logicamente que a eficiencia do carregador faz toda a diferença no teste da tomada, mas é um teste relativamente fiável (embora eu nunca tenha feito) até porque existe por aí um relatório de eficiência do carregador interno do Leaf (já foi aqui publicado mais do que uma vez).
Não há BMS nenhum que consiga aferir de forma 100% fiável o SOH de uma bateria, existem uma porrada de algoritmos para isso, feitos com base em médias complexas que têm em consideração as diferentes químicas das baterias, as temperaturas médias da bateria e do ambiente, etc, etc. Até a percentagem de bateria não é real (e não, não estou a falar da que é apresentada no dashboard) muito menos a que é calculada em movimento.
70% é o fim de vida para uma bateria???
70% ainda vais em 160.000km, quando chegares aos 200.000km já deve estar no fim de vida para mim, uma vez que não dá para as minhas deslocações diárias!