Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por pemifer » 29 jun 2018, 15:31

mjr Escreveu:
28 jun 2018, 09:45
Carregar 10/15m em princípio será pior para a temperatura pois vai carregar sempre à corrente máxima. Nas cargas a mais de 80% a corrente de carga começa a baixar e por isso esses últimos 20% aquecem menos a bateria do que se fossem carregados à corrente máxima.
Já falei tanta vez que faço isso nunca ninguém comentou se era bom ou mau.
Obrigado!

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por santanamos » 30 jun 2018, 03:01

pemifer Escreveu:
29 jun 2018, 15:31
mjr Escreveu:
28 jun 2018, 09:45
Carregar 10/15m em princípio será pior para a temperatura pois vai carregar sempre à corrente máxima. Nas cargas a mais de 80% a corrente de carga começa a baixar e por isso esses últimos 20% aquecem menos a bateria do que se fossem carregados à corrente máxima.
Já falei tanta vez que faço isso nunca ninguém comentou se era bom ou mau.
Obrigado!
Acho que são opções de cada um Pedro. Ou ganhas no tempo de viagem ou na temperatura da bateria.
Pessoalmente prefiro o teu esquema de carregar com SOC mais baixo pois são casos pontuais.. não é por aí que vamos trocar de bateria amanhã..

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 30 jun 2018, 09:01

Foi a primeira vez que usei os PCR é que fiz uma viagem grande.

A minha "melhor teoria" é carregar em todos os PCR pouco tempo e com SOC elevados, o que vai fazer a potência de carga ser mais baixa e possívelmente aquecer menos.

Vou fazer esse teste na viagem de regresso.

Faz-me um bocado de confusão o Leaf não aguentar com 2 carregamentos a 50kW quando este vem de fábrica equipado com um motor que consome 80kW!
A bateria não está por isso termicamente preparada para debitar o que o motor consegue gastar durante períodos mais alargados.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

civic
Mensagens: 1582
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 30 jun 2018, 11:12

Não se pode comparar a capacidade de carga com a de descarga, costumam ser bem diferentes. Por exemplo, as headway que twbho na mota aguentam 15C de descarga mas apenas 3C na carga.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
40 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por mjr » 30 jun 2018, 18:52

Não estou a imaginar uma situação em que o motor esteja constantemente nos 80kW, a não ser andar a travar e a acelerar. A potência à velocidade máxima é de cerca de 40kW em plano.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 30 jun 2018, 23:11

Eu sei disso 😀 estava a exagerar um bocado mas mesmo assim o carro não está preparado para debitar tanta potência máxima mesmo 40kw durante algum tempo!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

ogadiv
Proprietário Leaf
Mensagens: 747
Registado: 27 mar 2014, 23:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 61,91 Ah

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por ogadiv » 01 jul 2018, 10:39

Olá vizinho, só agora vi este post, parabéns pela iniciativa e aventura, principalmente com um bebe de 2 anos ... Eu não arriscava com o meu :clap:

A ver se nos encontramos por Penafiel :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 01 jul 2018, 10:54

Cheguei ontem de madrugada ao Algarve mais uma vez sem qualquer incidente (excepto o PCR de Palmela offline mas não me fazia falta).

Daqui a pouco já edito o post com os dados técnicos da viagem.
ogadiv Escreveu:
01 jul 2018, 10:39
Olá vizinho, só agora vi este post, parabéns pela iniciativa e aventura, principalmente com um bebe de 2 anos ... Eu não arriscava com o meu :clap:

A ver se nos encontramos por Penafiel :D
Temos de marcar aí um encontro de VE do vale do Sousa 😀
Optei por vir no elétrico para dar alguma emoção à viagem! Hehe
Mas para já a única coisa especial foi os €€ que ficaram no bolso e as baterias a "ferver"!!!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por hmendes » 01 jul 2018, 15:29

frankesousa Escreveu:
01 jul 2018, 10:54
Cheguei ontem de madrugada ao Algarve mais uma vez sem qualquer incidente (excepto o PCR de Palmela offline mas não me fazia falta).

Daqui a pouco já edito o post com os dados técnicos da viagem.
ogadiv Escreveu:
01 jul 2018, 10:39
Olá vizinho, só agora vi este post, parabéns pela iniciativa e aventura, principalmente com um bebe de 2 anos ... Eu não arriscava com o meu :clap:

A ver se nos encontramos por Penafiel :D
Temos de marcar aí um encontro de VE do vale do Sousa 😀
Optei por vir no elétrico para dar alguma emoção à viagem! Hehe
Mas para já a única coisa especial foi os €€ que ficaram no bolso e as baterias a "ferver"!!!
Eh pá, tens de contar isso bem contado, é uma viagem que ando há algum tempo a ponderar fazer este ano...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por migle » 01 jul 2018, 19:01

Óptima viagem! É complicado viajar sozinho com um menino pequenino. Convém levar muitos biberões e bolachinhas.

Houve uma vez que o meu 3 anitos passou a viagem a atirar o carrinho para o chão...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”