Update a 1 mês do fim da garantia
A coisa está a ficar cada vez mais feia, por 2 razões, o carro está cada vez pior, mas, o BMS acha que está tudo bem e até subiu o SOH para 67%
Verdade seja dita, tive de lhe dar uma carga rápida "grande" (tipo 10% a 90%) e isso fez o SOH subir e efetivamente algumas células parece terem ficado melhores durante uma semanita.
Entretanto hoje parou novamente em AE, ainda não o mandei de reboque para a nissan mas vou mandar brevemente.
Dados dá viagem para terem uma ideia:
- Consumo no painel: 23.3kWh/100km
- % Bateria final: 9% (começou com 100%)
- Energia consumida segundo o leafspy (BMS): 13.2kWh (tinha mais 1.7kWh, ou seja, 14.9kWh
Contas feitas, 23.3*45.8/100= 10.67kWh consumidos (um pouco abaixo dos 13.2 do leafspy), se isso foram 91% da bateria então 100% seriam menos de 12kWh
Certo é que a resistência interna/ dissipação térmica deve ser de tal ordem que baralha as contas todas do BMS, até porque depois a carregar ele gasta mesmo uns 18/19kWh.
Resumindo: a bateria tem utilizáveis uns 15kWh, mas o carro continua a dizer que são 18kWh e que isso são mais de 67% da capacidade original. Não sendo isso verdade, não sei bem como mostrar/ provar isso à Nissan! Estava mesmo com esperança que o BMS/carro mostrasse a verdade e isso seria um SOH de 60% ou menos.
Vou-lhe dar mais 2 semanas, se a barra não cair vai para a Nissan com o erro "Cell over Discharge Module 27" que no meu entendimento mostra degradação acentuada da mesma.
Se fossem inteligentes trocavam as células piores e já podiam dizer que garantiam as condições de garantia, mas acho que não tem essa perspicácia.