Diário de Bordo do fireball

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
fireballpt
Mensagens: 19
Registado: 14 abr 2018, 22:06
Data de fabrico: 01 mai 2011
Capacidade bateria: 8 barras

Re: Diário de Bordo do fireball

Mensagem por fireballpt » 15 mai 2018, 21:05

Obrigado a todos pelo feedback, desculpem ter demorado tanto a actualizar o topic mas a minha maria ficou com o carro hoje (está a tornar-se um hábito! :D ):

Deixo ai novas fotos para responder a algumas perguntas que fizeram:
[img]https://i.imgur.com/vQtLxi0.jpg?1[/img]
[img]https://i.imgur.com/MeFs9v1.jpg[/img]

Quanto ao número de carregamentos quando comprei o carro não tinha ainda OBD e portanto não tive oportunidade de ver mas o carro foi á Nissan fazer a revisão e tive oportunidade de falar com o chefe de oficina por indicação do próprio vendedor. Coloco as mãos no fogo pelo vendedor que não só não tem conhecimento para efectuar o reset aos contadores nem mesmo pelo interesse que teria em fazê-lo. Quando comprei o carro comprei consciente que o carro vinha com as oito barras e o próprio vendedor baixou o preço para dividir comigo uma futura compra de uma bateria. Uma joia de pessoa como já se vêem poucas... Como me forneceram a papelada toda associada á manutenção do carro desde que foi comprado tenho vários comprovativos de teste á bateria efectuados ao longo dos anos, sendo que dias antes de comprar o carro nesta última revisão efectuaram novo teste e eu tenho o relatório, o efetuado anteriormente cujo comprovativo também tenho, é de 2014, e acredito que o tal reset que falam tenha sido efectuado o pela própria Nissan nessa altura. O carro não terá andado muito mais do que os carregamentos que apresenta no LS actualmente. A pessoa nunca carregou o carro de forma rápida e terá efectuado 10 carregamentos fora de casa (em casa tinha montada uma estação de carga da EFACEC). O último relatório já fala em substituir bateria mas como a autonomia ainda assim me chegava (~30kms/dia), e o vendedor ainda baixou o preço, decidi fazer a compra.

Fica aqui os relatórios que tenho:

[img]https://i.imgur.com/UHluxk0.jpg[/img]

[img]https://i.imgur.com/9Fpgjox.jpg?1[/img]

Consigo fazer tudo o que idealizei com o carro e estou muito contente com o meu menino, asustei-me foi com o SOH a baixar de dia para dia... Queria tentar fazer o teste da tomada mas depois de ter lido aqui tantas histórias de mortes na areai da praia que fiquei com medo de o fazer sozinho. O que fiz ontem á noite foi deixar chegar o carro aos 14kms de autonomia (1º aviso de bateria fraca) e carregar a 100% e no medidor de tomada ele mediu 14 kwh.

[img]https://i.imgur.com/NLue5El.jpg?1[/img]

Fico á espera da vossa sabedoria :)


PS: A luz de aviso de bateria 12v e PS é por ter ligado o carro já com o OBD ligado ao carro, não sei porquê mas acontece sempre isso.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo do fireball

Mensagem por mjr » 16 mai 2018, 00:02

Algumas questões:

- Os testes da bateria apresentados são da bateria de 12V, de chumbo, e não da bateria de tração de lítio.
- Com 30 cargas normais e 30k km, significa que o carro teria feito 1000km por carga, o que é impossível.
- Realmente ele tem 8 barras de capacidade. Pode ser por não ter a P3227 e no último verão a capacidade estimada pelo LBC ser tão baixa que ele perdeu a 9ª barra. Entretanto no inverno recuperoiu. Era o comportamento típico dos mk1 antes da atualização P3227 ao LBC.

Cenário: Terá sido feito um reset à bateria há alguns anos e entretanto ele pouco andou e no último verão perdeu a nona barra. Aconselho vivamente a fazer um teste da tomada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo do fireball

Mensagem por VETL » 16 mai 2018, 00:07

Esses testes à bateria de 12v são…
[img]http://lh3.googleusercontent.com/-drbox ... /photo.jpg[/img]

Gozaram contigo à forcinha toda!
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Diário de Bordo do fireball

Mensagem por filipeoliv » 16 mai 2018, 09:57

mjr Escreveu: Aconselho vivamente a fazer um teste da tomada.
Neste caso o que é que o teste de tomada vai fazer?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo do fireball

Mensagem por BrunoAlves » 16 mai 2018, 10:03

Quando comprei o carro comprei consciente que o carro vinha com as oito barras e o próprio vendedor baixou o preço para dividir comigo uma futura compra de uma bateria. Uma joia de pessoa como já se vêem poucas...
:clap: :clap: :clap:
Espero que tenha sido um bom negócio.

Esses testes que te deram, enfim... Vamos acreditar que foram feitos numa altura em que quem mexia nos carros percebia muito menos deles do que quem os conduzia ;)
Não há de facto relação entre o SOH reportado pelo LS e as barras, mas agora com a utilização ele vai acabar por se equilibrar. Logo vemos em quanto.

Como dizia o filipeoliv, goza do carro que isso é que é importante. Se é suficiente para a utilização que idealizaste, óptimo. É chato não poderes fazer voltas um pouco maiores por causa da autonomia muito limitada, mas se e quando puderes trocar a bateria vai valer a pena.
PS: A luz de aviso de bateria 12v e PS é por ter ligado o carro já com o OBD ligado ao carro, não sei porquê mas acontece sempre isso.
A luz de aviso da bateria é por teres o carro ligado mas não em "ready" (não tens o símbolo do carro verde no meio). Nos fumarolas normalmente é igual: ligas a chave mas não pões o motor a trabalhar e ficas com o símbolo da bateria aceso, deve ser um aviso de descarga ou assim ;)

O teu teste da tomada, depende de qual era o SOC quando iniciaste a carga. Ainda que não seja muito fiável fazê-lo com início num SOC tão alto (deve ser desligado ou lá muito perto), pode dar para ter uma ideia. Mas sem o SOC inicial, não se podem fazer grandes contas ;)
Última edição por BrunoAlves em 16 mai 2018, 10:20, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo do fireball

Mensagem por BrunoAlves » 16 mai 2018, 10:10

filipeoliv Escreveu:Neste caso o que é que o teste de tomada vai fazer?
viewtopic.php?f=31&t=4013&p=105127#p105084
;)

O SOH reportado pelo LeafSpy (logo, pelo carro) é estimado, segundo um algoritmo qualquer que está implementado no controlador da bateria. Não é exacto. O teste da tomada permite perceber exactamente quanta energia a bateria consegue armazenar, através da medição da energia puxada da tomada.
Neste caso, o número de barras e o SOH reportado não batem "a bota com a perdigota".
No Leaf que tive, o SOH reportado pelo carro era muito mais baixo do que aquele que eu aferia num teste da tomada (um comportamento que parece ser comum à grande maioria dos mk2)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Diário de Bordo do fireball

Mensagem por filipeoliv » 16 mai 2018, 10:15

Bruno, és uma máquina ;)

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo do fireball

Mensagem por VETL » 16 mai 2018, 11:14

=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo do fireball

Mensagem por mafgod » 16 mai 2018, 11:25

Comparando os dados deste Leaf com o meu:

Meu Leaf, fiquei com 9Barras:
Ahr = 47,42
SOH = 72%
Hx = 51,68%
197 GIDs a 100%

Meu Leaf, fiquei com 8Barras:
Ahr = 43,39
SOH = 66%
Hx = 45,06%
188GIDs a 100%

Este Leaf:
Ahr = 46,32
SOH = 70,61%
Hx = 48,70%
Se carregou ~14kWh (14/1,2~=11,6kWh úteis com 20% percas) a partir do primeiro aviso (~4kWh), dá ~15,6kWh (~195GIDs).

Apesar de indicar 8 barras (6 amarelas + 2 vermelhas), ele aínda deveria de indicar 9 barras.
Ou seja, tirando o valores das cargas (que há relatos de que a nissan faz reset) o carro está a mostrar o que deve, excepto as 8 barras que deveriam de ser 9.

Resumindo, o meu carro tem mais degradação e aínda faz quase 100km com uma única carga (até 2º aviso) e estpou contente com ele.

A respeito de valores, sei quem comprou um MK1 com bateria nova (1ano) por pouco menos de 14.000€, sabendo que uma nova custa ~7.300€, se fizeste a compra por um valor abaixo de 8.000€ foi excelente, se foi acima e abaixo de 10.000€ foi bom, acima de 10.000€ até 12.000€ foi assim-assim, acima de 12.000€ foi mau em termos monetários.
Seja como for, se a autonomia te serve, desfruta do carro e não penses muito nisso :-)

fireballpt
Mensagens: 19
Registado: 14 abr 2018, 22:06
Data de fabrico: 01 mai 2011
Capacidade bateria: 8 barras

Re: Diário de Bordo do fireball

Mensagem por fireballpt » 16 mai 2018, 19:23

mjr Escreveu:Algumas questões:

- Os testes da bateria apresentados são da bateria de 12V, de chumbo, e não da bateria de tração de lítio.
- Com 30 cargas normais e 30k km, significa que o carro teria feito 1000km por carga, o que é impossível.
- Realmente ele tem 8 barras de capacidade. Pode ser por não ter a P3227 e no último verão a capacidade estimada pelo LBC ser tão baixa que ele perdeu a 9ª barra. Entretanto no inverno recuperoiu. Era o comportamento típico dos mk1 antes da atualização P3227 ao LBC.

Cenário: Terá sido feito um reset à bateria há alguns anos e entretanto ele pouco andou e no último verão perdeu a nona barra. Aconselho vivamente a fazer um teste da tomada.
oi, de facto já percebi que fui eu que entendi mal aquilo que vi, neste caso como os testes estavam agrafados á folha de teste da bateria de lítio pensei que fosse tudo do mesmo... só se é burro quando se erra duas vezes :)

[img]https://i.imgur.com/HriiTcj.jpg?1[/img]

Quanto ao cenário que colocas é também o que acredito ter-se passado, neste caso o carro foi comprado por um casal de idosos, o Sr. infelizmente faleceu ano e meio após a compra e o carro esteve muitas vezes parado com saídas esporádicas e muito curtas. A Sra. que mo vendeu não se sentia confortável em andar com o carro e então resolveu vender.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”