DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por migle » 25 set 2018, 22:45

Essa pergunta tem tantas respostas.... Há tantos conselhos na net para "comprar o modelo tal, mas apenas se custar mais do que x"... que neste momento pedem o dobro do que pediam há um ano. Agora um kw902 remetido da Europa custa 17€, quando há um ano custava 8€. Ninguém falsifica um kw902: ele próprio é uma imitação... Esses preços são um roubo. Esses preços são próximos dos autênticos (que custam na casa dos $50 ou 50€). Desse ponto de vista, não compensa.

Outro ponto de vista. Havia um artigo que dizia que a velocidade média de um automóvel moderno era de uns 3 ou 4 km/h. Basicamente, pegava na distância percorrida em média por dia a dividir pelo tempo total, mas não apenas o tempo gasto nos engarrafamentos. O tempo despendido a cuidar do carro, a lavar, o peso do custo total do carro no trabalho (tipo, das 8h que trabalho, 1h é para pagar o carro).... Feitas as contas, mais valia ir a pé. Desse ponto de vista, o problema não é o preço do adaptador OBD, o problema é o tempo que se vai gastar a pensar no carro. Também não compensa.

Por outro lado, estes carros são eléctricos. A melhor indicação da saúde de uma bateria é a sua capacidade, e com o OBD temos acesso a dados que permitem fazer medições muito boas. Depois, podemos monitorizar a temperatura, a maior parte dos carros não permite, e mesmo o Leaf 40 apenas o faz de maneira limitada. Isso permite-nos alterar planos para salvaguardar a bateria. Depois, o Leaf coloca o 0% indicado muito longe do estado em que o carro deixa de andar; usando o LeafSpy consegue-se tirar maior proveito da autonomia do carro.

O único conselho possível, portanto, é não compres, larga os fóruns na internet, passa antes o tempo com aqueles de quem mais gostas.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 26 set 2018, 08:56

Pois. Tocas aí em pontos que entram na essência da pergunta.

A dúvida não está relacionada com o custo do obd, mas sim com a utilidade que vou dar.

Eu sou um utilizador do carro daqueles que mete gasolina e anda. Faz as revisões quando têm de ser feitas e muda de pneus quando têm de ser trocados.
Não ando sempre à volta do carro. Não quer isto dizer que sou desleixado. Não. Os meus carros são estimados. Estou atento a barulhos estranhos, À pressão dos pneus, etc.
Quero com isto dizer que não sou maniaco dos carros, mas tento estar atento e acho importante estimar.

No Leaf, não será muito diferente. Não vou estar com medições constantes, a ver gráficos disto ou daquilo. Até o posso fazer no inicio, por ser novidade, mas depois não o vou fazer. Eu quero desfrutar do carro e não andar sempre a pensar nele.
Mas também acho que poderá ser útil de vez em quando, para analisar/apagar algum erro, ir mais a fundo na autonomia numa eventual viagem mais ao limite das baterias, que será algo raro e coisas desses género.

Resposta para a minha dúvida. Muito provavelmente vou comprar para alguma eventualidade que possa ser preciso. :D

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por noway » 26 set 2018, 12:09

kony76 Escreveu:
22 set 2018, 07:59
Eu foi prai a 15 de Junho.
Por isso prepara-te:)
E não é que é verdade?!?! A minha concessionária confirmou-me que recebeu o carro hoje! Lá para a semana que já devo conseguir andar nele :dance:
kony76 Escreveu:
22 set 2018, 13:26
noway Escreveu:
22 set 2018, 13:08
Já recebi o kit OpenEVSE e está lá para montar quando tiver tempo. Se o carro vier mais cedo acelero as coisas. Ao menos carrega mais depressa.
Isso é o quê? Um género de wallbox? carrega quanto mais rápido? É necessário algum conhecimento especial para montar? É necessário alterar a potência em casa?
Desculpa esta bateria de perguntas, mas percebo muito pouco destas coisas de eletricidade
Sim, o OpenEVSE tem como objectivo ser uma Wallbox, mas facilmente se torna um EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) portátil se o quiseres dessa forma. Há duas votações a decorrer que mostra a situação/preferência dos utilizadores de VEs deste forum:

viewtopic.php?f=83&t=7444

viewtopic.php?f=83&t=7437

Tens muito para analisar ainda, mas basicamente o EVSE não é mais do que um equipamento que te permite carregar o VE em segurança. Não é mais do que um contactor/relé que liga/desliga a corrente eléctrica lá de casa ao veículo e que aborta carregamentos quando detecta algum problema (por exemplo uma corrente de fuga, para a terra) e que só fornece corrente ao carro depois do EVSE comunicar com o carro, evitando ter a "mennekes" electrificada quando não está em uso. Nos mais "full featured" tens agendamentos de carregamento, monitorização e disponibilização de dados num portal, etc. Nesse ponto o OpenEVSE está ao nível dos melhores.

O carregador propriamente dito está dentro do veículo. Um EVSE de 32A monofásico irá permitir ao Leaf ser carregado à máxima corrente (à volta de 28A) e por isso carrega-te o carro em menos tempo que o EVSE original que o carro traz (ainda não tenho o carro, por isso não tenho a certeza se são 10 ou 12A, com a ficha lá de casa - schuko).

No meu caso o OpenEVSE traz-me muitas vantagens, pois o hardware/software é Open Source e pode ser alterado por nós. Se mais tarde quiser um EVSE com mais amperes e trifásico, só tenho de comprar um contactor melhor. Se a mainboard queimar, só tenho de comprar outra em vez de ter de substituir tudo. Se tens dificuldade no mundo DIY, aconselho-te a comprares algo já montado e com a respectiva instalação incluída.

O "Apr" está a trabalhar numa solução baseada no OpenEVSE, vai lá dar uma espreitadela:
viewtopic.php?f=78&t=7197&hilit=EVSE+inteligente

No meu caso só quero alterar o respectivo código para parar de carregar o carro aos 80% de SoC, por isso não preciso de uma solução tão elaborada.

Site oficial do OpenEVSE:
https://www.openevse.com/

Diverte-te!
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 26 set 2018, 13:29

Vou ver essa solução do apr também.

Se não for indiscrição, quanto pode custar uma solução dessas de openevse?

Isso de parar aos 80% era optimo. O problema é que não percebo mesmo nada do assunto, terei de optar mesmo por uma solução "chave na mão".

Quanto à antecipação, é mesmo geral. hehe.
De que cor vai ser o teu?

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por noway » 26 set 2018, 14:43

Pois... parece que estão a entregar rápido agora.
O meu é um Tekna Dual Tone (Pearl White + Black top).

Uma solução OpenEVSE tem vários orçamentos, que dependem muito da tua capacidade para DIY e das funcionalidades que pretendes. Vê neste site o custo de cada um dos componentes:

https://openenergymonitor.com/ev-charging/

O básico é o EVSE + Cabo Mennekes.... mais ou menos 550 EUR neste site, já com shipping. Se quiseres adicionar o WiFi, a capacidade de ajustar a corrente de carga consoante a energia que a tua casa consome, etc.... o custo vai subindo. Mas depois tens o lado da tua instalação eléctrica que tem de aguentar os 32A. Se precisares de alterar isso também (possivel aumento da secção do cabo eléctrico e disjuntores/interruptores apropriados à carga em causa) e não fores tu a fazer.... acrescenta mais 300 ou 400 EURs à conta.

Se fosse eu a ti começava a usar o carro e a experimentar o EVSE que vem com ele. Depois hás-de ter uma ideia melhor das tuas necessidades e podes partir para uma wallbox ou continuar como estás.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 26 set 2018, 15:02

Sim, a minha ideia inicial sempre passou por utilizar a tomada normal.
Raramente necessitarei de mais, a não ser algum imprevisto que não dê tempo para estar a carregar. Mas também aí há outras soluções como passar por algum PCR perto e carregar ou então utilizar o ICE da casa.

Via-o mais até por comodismo do que outra coisa.

Ando a tentar ir recolhendo informações das coisas que posso a vir precisar (ou não). Que para já apenas idendtifico o leafspy pro e o respetivo OBD e o EVSE para colocar na garagem.

Dual tone. Versão agro. hehe.
Escolheste os estofos pretos ou bege?

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por noway » 26 set 2018, 15:06

Carro branco... estofos pretos... pois claro!
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 26 set 2018, 16:38

noway Escreveu:
26 set 2018, 15:06
Carro branco... estofos pretos... pois claro!
Ora. Mesma lógica que a minha.

O meu não é branco mas é claro, por isso também os estofos pretos.

E....já tenho matrícula.

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 30 set 2018, 15:03

Carro com matricula e pronto para ser entregue.
Seguro feito, cartão mobi.e pedido, cartão prio já tenho, via verde pronto, obd pedido...

...só o posso é ir buscar na segunda semana de outubro. buáaaaa

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por noway » 30 set 2018, 19:52

Porquê tanto tempo? O meu foi matriculado na quinta-feira passada e fui lá buscá-lo ontem.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”