DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 30 jun 2018, 14:36

BrunoAlves Escreveu:
30 jun 2018, 13:41
Se o usares correctamente, é garantido que poupas dinheiro ;)
hehe, quando tiver o carro, garantidamente que sim.

Entretanto, só mesmo pondo a loiça e a roupa a lavar depois das 22h.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por migle » 30 jun 2018, 16:25

Eu também prefiro o ciclo diário, para o aquecimento de inverno. Porém, com o ciclo semanal, seguindo a regra de que o almoço de sábado não é no forno, ficas com o fim de semana quase todo em vazio.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 01 jul 2018, 12:54

Sim, o ciclo diário adequa-se melhor a mim, sem qualquer dúvida. O carro vai carregar todos os dias à noite:)

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 03 jul 2018, 14:23

Como já disse para aí, tenciono carregar praticamente todas as noites em casa e, quando necessário, nos PCR. não serão assim muitas vezes.

Ontem, um comercial da Renault disse-me é de evitar carregar a velocidades muito rápidas ou muito lentas, isto é, evitar carregar em casa e em PCR'S.

Nunca ouvi tal coisa, e na Nissan, dizem que não há problema nenhum.

Alguém já ouviu isto?

RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por RaaR » 03 jul 2018, 17:54

kony76 Escreveu:
03 jul 2018, 14:23
Como já disse para aí, tenciono carregar praticamente todas as noites em casa e, quando necessário, nos PCR. não serão assim muitas vezes.

Ontem, um comercial da Renault disse-me é de evitar carregar a velocidades muito rápidas ou muito lentas, isto é, evitar carregar em casa e em PCR'S.

Nunca ouvi tal coisa, e na Nissan, dizem que não há problema nenhum.

Alguém já ouviu isto?
Os vendedores, tal como a maioria das pessoas, gostam de dizer coisas. Usualmente essas coisas são ditas só para preencher o silêncio e não realmente para transmitir informação. ;)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por pemifer » 03 jul 2018, 18:21

Os comerciais das marcas, em termos de VE, são do mais ignorante que há!
Até há um fundo de verdade no que ele diz mas não é assim direto.
Quando se carrega todos os dias lentamente em casa convém uma vez por semana fazer um descarregamento longo e respectivo carregamento até 100%.
Aliás também é aconselhável fazer um carregamento em PCR 1 vez por semana.
O que não é aconselhável, mas, eventualmente, inevitável, é fazer vários carregamentos rápidos seguidos por causa do aquecimento da bateria.
Os carregamentos lentos não fazem mal nenhum, apenas são mais ineficazes, isto é, há percentualmente mais perda de energia a potências de carregamento mais baixas.

Aqui estão dicas de quem sabe (que não sou eu!)

Imagem

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 03 jul 2018, 19:26

Obrigado pelo documento, vou estuda-o e depois tirar eventuais dúvidas:)

Existe um mínimo que devemos deixar a bareria ir, até se carregar? POr ex, não carregar se estiver acima dos 50% ou 40% ou 60% ou seja que valor for?
OU é algo indiferente, desde que se siga a regra de carregar até os 80%, só carregar até os 100% para sair imerdiatamente e carregar 1 vez a cada 15 dias até 100%?

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por pemifer » 03 jul 2018, 21:55

Há pouco tempo circulava um documento que afirmava que se deres cargas mais pequenas aumentas exponencialmente o nº de cargas que a bateria vai aceitar durante a sua vida.
Já não me lembro dos valores exactos mas é qualquer coisa do género a bateria aceitará 5000 cargas de 20% a 80% mas se forem cargas de 50% a 80% já aceitará 15000 (em vez de 10000).

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 03 jul 2018, 22:25

humm, então segundo esse documento, é melhor fazer cargas pequenas?

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por pemifer » 03 jul 2018, 22:42


Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”