DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 04 jul 2018, 13:23

Xiiii. Grande documento. Hehe.

Há que o ler.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por migle » 04 jul 2018, 14:41

O batteryuniversity é de confiança. É escrito por um só autor, por gosto. Vale a pena ler todo (e infelizmente, pode não chegar). Podemos encontrar gráficos semelhantes nos datasheets das baterias. Ao mesmo tempo, menor profundidade de descarga, significa que se extraiu menos energia da bateria. A vida da bateria tem mais ciclos, mas os ciclos renderam menos energia. Se eu medir a vida útil pela energia descarregada total, em vez de número de cíclos, então existe um óptimo. Os microciclos, que não rendem nada, não são particularmente úteis.

Um ciclo tipicamente recomendado é o 80%-20%.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 04 jul 2018, 17:36

migle Escreveu:
04 jul 2018, 14:41
O batteryuniversity é de confiança. É escrito por um só autor, por gosto. Vale a pena ler todo (e infelizmente, pode não chegar). Podemos encontrar gráficos semelhantes nos datasheets das baterias. Ao mesmo tempo, menor profundidade de descarga, significa que se extraiu menos energia da bateria. A vida da bateria tem mais ciclos, mas os ciclos renderam menos energia. Se eu medir a vida útil pela energia descarregada total, em vez de número de cíclos, então existe um óptimo. Os microciclos, que não rendem nada, não são particularmente úteis.

Um ciclo tipicamente recomendado é o 80%-20%.
O 80%-20% deve ser o que faço diariamente, se não me falham as contas.
80% deverá representar +/- 32Kw
Se eu faço entre os 110-120kms por dia, se for a um média de 12Kw/100, dá um consumo de cerca de 25Kw, portanto 32-25=7kw que é cerca de 17,5%, portanto esse ciclo recomendado deve estar salvaguardado na maioria dos dias.

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 04 jul 2018, 17:40

pemifer Escreveu:
03 jul 2018, 18:21


Imagem
Relativamente a este artigo, não entendi bem os pontos 3 e 8.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por migle » 05 jul 2018, 00:17

O ponto 3 é simples. 4V (volts) significa bateria bastante carregada, tipo acima de 80% (falo genericamente, não sei a que % correspondem os 4V, só no meu carro). Por um lado sabemos que as baterias se degradam mais depressa se estiverem expostas a temperaturas mais altas (tipo 35 graus em vez de 25). Por outro, sabemos que elas suportam melhor essa temperatura se não estiverem muito carregadas. Está nesse artigo do batteryuniversity.

O teste de tomada significa descarregar muito a bateria e depois carregá-la completamente para saber a sua capacidade actual, o seu estado de saúde (SoH). Naturalmente, não é por nós conhecermos o estado de saúde que a saúde melhora (nunca melhora, a bateria está sempre a caminhar para velha). Encontra-se muito este conselho na net aplicado a baterias de telemóveis. No caso de carros, diria que não há necessidade de o fazer propositadamente, ou com frequência.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 05 jul 2018, 00:36

Ok. Percebido. Obrigado.

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 21 set 2018, 13:52

A nissan pôs mãos à obra e o meu carro chega a PT para a semana.
3,5 meses antes do previsto.

Lá se vai o incentivo, mas ok. São mais 3 meses com o carro:)

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por noway » 21 set 2018, 14:31

Quando é que o encomendaste? Será que o meu também vem depressa? :dance:
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 21 set 2018, 15:25

Encomendei em Junho e dava entrega para janeiro.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por noway » 21 set 2018, 19:05

Quero lá saber do incentivo... que venha o meu também 8-)
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”