DB Leaf "Bianense"

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Jfsmoreira
Mensagens: 107
Registado: 03 out 2018, 13:57
Data de fabrico: 01 abr 2015
Capacidade bateria: 53,44 Ah 11 barras

DB Leaf "Bianense"

Mensagem por Jfsmoreira » 24 out 2018, 20:34

Viva.

Vou começar a reportar aqui alguma coisa do meu LEAF.
É um LEAF 24Kwh Tekna importado de 2015.
Comprei-o com cerca de 57000Kms, com 12 barras.

Notas positivas:
- Bastante silencioso (mal seria)
- Muito bem equipado
- Estado impecável

Notas negativas:
- autonomia :(

Ainda pouco andei e hoje já senti o calcanhar de aquiles... já cheguei a casa "nas lonas".
Bastou um dia diferente com viagens não programadas para destabilizar tudo e ter de vir a casa pegar no CI para poder fazer o resto das minhas tarefas. (Ter 3 filhas com atividades tb não ajuda ). Também de manhã só o tinha carregado a 80% o que segundo o CB daria para cerca de 110Kms.

Esta situação pôs-me a pensar de tal modo que já estou a ponderar comprar outro (um de 30 ou de 40) para não apanhar mais sustos.

Já agora:
Quais as autonomias que normalmente conseguem fazer (nos de 24/30/40)?

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: DB Leaf "Bianense"

Mensagem por jfr2006 » 24 out 2018, 20:59

Se sabes que vais precisar de mais autonomia, porque é que só o carregaste a 80%?

Carrega a 100% e toca a andar...

Jfsmoreira
Mensagens: 107
Registado: 03 out 2018, 13:57
Data de fabrico: 01 abr 2015
Capacidade bateria: 53,44 Ah 11 barras

Re: DB Leaf "Bianense"

Mensagem por Jfsmoreira » 24 out 2018, 21:00

Porque nestes dias os 80% têm chegado e pelo que ouvi para cuidar da bateria deve-se carrega-la até os 80%.

Hoje foi uma surpresa. Não estava mesmo a contar tantas voltinhas...

Quantos mais kms faz o de 30?

Avatar do Utilizador
pedromgs
Proprietário Leaf
Mensagens: 166
Registado: 11 nov 2016, 00:39
Data de fabrico: 01 mar 2017
Capacidade bateria: 30 ah
Localização: Guimaraes

Re: DB Leaf "Bianense"

Mensagem por pedromgs » 24 out 2018, 21:23

Moro em Guimarães e com 100 % da bateria vou a Viana e volto sem carregar
Nissan Leaf 03/2017

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: DB Leaf "Bianense"

Mensagem por jfr2006 » 24 out 2018, 21:34

Jfsmoreira Escreveu:
24 out 2018, 21:00
Porque nestes dias os 80% têm chegado e pelo que ouvi para cuidar da bateria deve-se carrega-la até os 80%.

Hoje foi uma surpresa. Não estava mesmo a contar tantas voltinhas...

Quantos mais kms faz o de 30?
Com o d 30 faço normalmente quase os 200km... quanto ao carregar só até aos 80% para cuidar da bateria, está é a fazer pior...não está a permitir que o balanceamento das baterias ocorra...O que se deve evitar é deixar com 100% muitas horas seguidas...É carregar até 100% e sair ;)

Jfsmoreira
Mensagens: 107
Registado: 03 out 2018, 13:57
Data de fabrico: 01 abr 2015
Capacidade bateria: 53,44 Ah 11 barras

Re: DB Leaf "Bianense"

Mensagem por Jfsmoreira » 24 out 2018, 22:10

Fogo. Já não percebo nada.

No "Manuel" diz que para garantir a duração máxima das baterias deve-se priveligiar o carregamento até os 80%.
E tb já li que não se deve baixar dos 20% nem passar dos 80%.

Cada vez percebo menos!

É como o carregamento com o sabonete da Nissan. Há quem diga que é prejudicial e há quem diga que é o melhor (carga lenta)...

Fico na mesma!

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB Leaf "Bianense"

Mensagem por Nonnus » 24 out 2018, 22:18

O meu de 30 está a fazer 200km por dia.

Se eu carrega-se até aos 80% a mulher ficava todos os dias a pé. Se precisas de mais autonomia tens de carregar até aos 100%. Que interesse tem teres o carro e não o usares na sua plenitude porque só carregas até aos 80%.

Para quem anda pouco até pode fazer sentido, agora para quem anda muito isso não faz sentido.

Ainda no fim de semana abordamos esse tema do carregamento. Quando maior for a potencia (por exemplo 6.6kWh) de carregamento, mais eficiente é, há menos perdas.
Última edição por Nonnus em 24 out 2018, 23:25, editado 1 vez no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: DB Leaf "Bianense"

Mensagem por PMESS79 » 24 out 2018, 23:03

O meu de 40 anda a fazer uns 280 km, mas com bastante autoestrada a 110-130km/h, 80% AE e o resto nacionais
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

Jfsmoreira
Mensagens: 107
Registado: 03 out 2018, 13:57
Data de fabrico: 01 abr 2015
Capacidade bateria: 53,44 Ah 11 barras

Re: DB Leaf "Bianense"

Mensagem por Jfsmoreira » 25 out 2018, 07:50

Nonnus Escreveu:
24 out 2018, 22:18

Ainda no fim de semana abordamos esse tema do carregamento. Quando maior for a potencia (por exemplo 6.6kWh) de carregamento, mais eficiente é, há menos perdas.
Alguém carrega em casa a 6,6Kwh (32A)? Qual a potência contratada que possui?

Estou a ver que normalmente:
24Kwh - 120Kms
30Kwh - 200Kms
40Kwh - 280Kms

Não sei se tente habituar-me à autonomia deste de 24 ou se pense em trocar este por um de 30 ou 40 (quase o dobro deste) ou eventualmente mais tarde por um Niro EV ou Model3....

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: DB Leaf "Bianense"

Mensagem por marcopns » 25 out 2018, 08:20

O Leaf 24kw dá os 140km de autonomia. As cargas a 80% desapareceram das versões posteriores, não há problema nos 100% todos os dias.
Quanto as cargas a 32A, esquece. Tens de contratar potência acima dos 6,9kva e possivelmente comprar outro evse. Se os 10A são suficientes, não vale a pena pensar nisso.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”