White Atlantic Pearl - 30kW.h

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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Nonnus
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Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por Nonnus » 12 ago 2019, 12:38

Posso confirmar que muita da perda de percentagem de SOH nos Leaf´s de 30 é devido a carregamentos incompletos.

Quando a minha mulher ficou em casa de baixa por causa do meu filho, passei a fazer carregamentos até aos 80%, agora veio as ferias e como não fomos a lado nenhum devido a recuperação do meu filho, continuei com esse procedimento. O carro da ultima vez que vi reportava 86% de SOH, quando antes de ter este cuidado reportava 92%. Em dois meses o carro "perdeu" 6%. O que é certo é que se consegue fazer os mesmo 200km/210km que antes. Uma coisa que eu também notei, é que agora cada vez que faço carregamentos a 100% (hoje) o balanceamento das células passaram a demorar mais tempo. Antigamente 45 minutos, hoje 1 hora não chegou e a mulher abalou com 98% de carga.
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Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por frankesousa » 12 ago 2019, 14:22

Nonnus Escreveu:
12 ago 2019, 12:38
Posso confirmar que muita da perda de percentagem de SOH nos Leaf´s de 30 é devido a carregamentos incompletos.

Quando a minha mulher ficou em casa de baixa por causa do meu filho, passei a fazer carregamentos até aos 80%, agora veio as ferias e como não fomos a lado nenhum devido a recuperação do meu filho, continuei com esse procedimento. O carro da ultima vez que vi reportava 86% de SOH, quando antes de ter este cuidado reportava 92%. Em dois meses o carro "perdeu" 6%. O que é certo é que se consegue fazer os mesmo 200km/210km que antes. Uma coisa que eu também notei, é que agora cada vez que faço carregamentos a 100% (hoje) o balanceamento das células passaram a demorar mais tempo. Antigamente 45 minutos, hoje 1 hora não chegou e a mulher abalou com 98% de carga.
O teu leaf 30 com 86% SOH (o mesmo que mostra o meu por estes dias) quantos kWh reporta no leafspy a 100% de SOC?

Estão os kWh apresentados diretamente relacionados com o valor de SOH?

O meu mostra 24.5kWh, 315 GIDs disponíveis quando carrega a 100% em casa (e SOH de 86.7%).

A verdade é que nunca mais tem recuperado o SOH depois de descer por cargas incompletas, por vezes sobe um pouco mas nunca nem metade daquilo que desceu!

Até tenho aqui um gráfico do meu SOH ao longo do tempo:
Imagem
Vê-se aí por volta de Março deste ano uma altura em que o SOH cai mais rápido (talvez tenha andado a brincar com as cargas incompletas), depis sobe, mas o ritmo geral parece +- igual.

Já agora, 200km? Eu só chego lá se for sempre a 50km/h! :oops:
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
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Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por Nonnus » 12 ago 2019, 15:07

frankesousa Escreveu:
12 ago 2019, 14:22
O teu leaf 30 com 86% SOH (o mesmo que mostra o meu por estes dias) quantos kWh reporta no leafspy a 100% de SOC?

Estão os kWh apresentados diretamente relacionados com o valor de SOH?

O meu mostra 24.5kWh, 315 GIDs disponíveis quando carrega a 100% em casa (e SOH de 86.7%).

A verdade é que nunca mais tem recuperado o SOH depois de descer por cargas incompletas, por vezes sobe um pouco mas nunca nem metade daquilo que desceu!

Já agora, 200km? Eu só chego lá se for sempre a 50km/h! :oops:
Não te sei responder a primeira pergunta, tenho de carregar a 100% e ligar o leafspy.

Sim, faz 200km. Ainda a semana passada a mulher fez cerca de 210km com uma carga. A ultima vez que vi estava com uma media de consumo de 13.8kWh (o AC não perdoa) a velocidade média anda sempre entre os ~50 e os ~60km. A mulher faz todos os dias a viagem para o trabalho a velocidades dentro dos limites de velocidade 50, 70, 90km/h.

Vale o que vale, mais ainda a semana passada numa viagem que fiz cheguei a ter uma estimativa de 230km de autonomia em D (entre o D e o ECO é tudo uma questão de hábito) e andar algumas vezes acima dos 90km/h.

No meu caso acho que o carro esta mesmo a reportar mal, porque em dois meses perder 6% e numa altura que eu deixei de fazer carregamentos completos é demasiada coincidência para esta perda ser real. A ser real e a continuar assim, a Nissan antes dos 8 anos vai ter que se chegar a frente. O carro só tem 2 anos ainda faltam 6 anos.
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Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por frankesousa » 12 ago 2019, 15:18

Nonnus Escreveu:
12 ago 2019, 15:07
Sim, faz 200km. Ainda a semana passada a mulher fez cerca de 210km com uma carga. A ultima vez que vi estava com uma media de consumo de 13.8kWh (o AC não perdoa) a velocidade média anda sempre entre os ~50 e os ~60km. A mulher faz todos os dias a viagem para o trabalho a velocidades dentro dos limites de velocidade 50, 70, 90km/h.
Com contas simples se verifica que 210km não pode ser a 13.8kWh/100km se não teria de guardar 29kWh na bateria, e isso nem a sair da fabrica :D :D

Para 210km terá de andar bem perto dos 12kWh/100km, e já é para chegar nos ---% 8-)

Não sei como vai ser, teremos de esperar, mas o meu não chega aos 8 anos, vai gastar os 160k km antes :mrgreen:

Se quiserem ver, atualizei o meu DB com alguns dados novos e forecast em excel do SOH vs Tempo.
viewtopic.php?f=56&t=7220&start=20#p124745
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por Nonnus » 12 ago 2019, 15:37

frankesousa Escreveu:
12 ago 2019, 15:18
Nonnus Escreveu:
12 ago 2019, 15:07
Sim, faz 200km. Ainda a semana passada a mulher fez cerca de 210km com uma carga. A ultima vez que vi estava com uma media de consumo de 13.8kWh (o AC não perdoa) a velocidade média anda sempre entre os ~50 e os ~60km. A mulher faz todos os dias a viagem para o trabalho a velocidades dentro dos limites de velocidade 50, 70, 90km/h.
Com contas simples se verifica que 210km não pode ser a 13.8kWh/100km se não teria de guardar 29kWh na bateria, e isso nem a sair da fabrica :D :D

Para 210km terá de andar bem perto dos 12kWh/100km, e já é para chegar nos ---% 8-)

Não sei como vai ser, teremos de esperar, mas o meu não chega aos 8 anos, vai gastar os 160k km antes :mrgreen:

Se quiserem ver, atualizei o meu DB com alguns dados novos e forecast em excel do SOH vs Tempo.
viewtopic.php?f=56&t=7220&start=20#p124745
Pois é mesmo isso, nunca consegui por mais de 28kWh no meu nos vários teste de tomada que fiz. Em relação aos ---% podes ver no meu DB que chega a casa muitas vezes nessas condições. Como a mulher já esta habituada ao carro sabe quantos KM ainda faz quando aparecem os ---% e ela nem usa o LeafSpy.

Felizmente o meu carro só vai andar neste desgaste mais dois meses. A mulher já tem a transferência agendada para vir trabalhar onde moramos e o carro vai passar a ficar mais tempo parado que andar. Actualmente o carro esta com dois anos e 82000km pelas minhas contas quando ela for transferida faz 90000km, faz a revisão dos 90000km e depois descansa. Tenho 6 anos ou 70000km de garantia ainda pela frente. O carro vai passar de fazer 200km por dia a fazer 10km se tanto.
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Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por noway » 12 ago 2019, 15:50

frankesousa Escreveu:
12 ago 2019, 15:18
Com contas simples se verifica que 210km não pode ser a 13.8kWh/100km se não teria de guardar 29kWh na bateria, e isso nem a sair da fabrica :D :D
Nonnus Escreveu:
12 ago 2019, 15:37
Pois é mesmo isso, nunca consegui por mais de 28kWh no meu nos vários teste de tomada que fiz.
Esquecem-se que o carro também regenera nas travagens e descidas, aumentando "virtualmente" a capacidade do pack.
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Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por Nonnus » 12 ago 2019, 15:56

Não esquecemos nada. Recentemente até puxei essa questão no DB do ioniq do migle.
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Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por corrisi » 12 ago 2019, 19:29

FiwiPITO Escreveu:
12 ago 2019, 09:42
:mrgreen: Vou Contrariar a vossa teoria, e fazer um bocado off-topic.

Leaf 24kW 2015, Raramente carrego a 100%, 99% das vezes a 80% ou até menos, tenho mantido o SOH e os AHr dentro de 85% e 55a56(Desde Outubro) sempre a carregar a 80% e até menos algumas vezes, a diferença é que por vezes a Bateria precisa mesmo de ser "Esticada" sem CR's ou com CR's Ela gosta mesmo quando lhe colocamos muitos kms em cima, quando faço 200kms ou mais Ela sobe sempre, e vou ver se isto acontece quando for agora à Covilhã :mrgreen: Finalmente.
Viva. Segundo o meu entender não estás de todo a contrariar a minha/nossa teoria. Bem pelo oposto, tenho o meu há 4 meses tendo já percorrido mais de 9 mil kms e se há coisa que posso corroborar é que as viagens maiores, 100 ou mais kms, fazem o SOH subir quase sempre.
Mas isso acontece, segundo a minha opinião, independentemente se carregas a 80 ou a 100%. Necessitando de autonomia, não existe qualquer problema de carregares todos os dias a 100% e saires de seguida para a estrada gastar pelos menos 20 % dessa autonomia.
Claro que não necessitando de toda a autonomia é preferível carregar até 80% ou até menos. No meu caso, vou alternando os ciclos de carregamento conforme é a esposa ou eu próprio a circular com o carro. Quando necessito de 50-60 kms diários o carro carrega os kws necessários para terminar com aproximadamente 68-70 % de bateria.

Abraços
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Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por clay » 27 ago 2019, 22:45

Ora viva,

Em jeito de update, vai aqui um percurso giro para se fazer aqui pela ilha.
Já estava um bocado farto da pergunta típica que me faziam quando percebiam que conduzia um VE: "Então, e dás a volta a ilha com uma carga?". Como realmente nunca a tinha feito, só com uma carga, a minha resposta limitava-se ao "Já dei algumas voltas à ilha mas nunca só com uma carga porque nunca tive essa necessidade, se há carregadores disponíveis e se pode carregar enquanto se faz outra coisa qualquer para quê andar no vermelho?". Mas esta resposta não convencia ninguém, não que isso me preocupasse mas já agora e para tirar a dúvida, lá fui tentar a proeza.

Num dia em que decidi carregar até desligar por sí, portanto até os 100% (Até com base nas conversas que aqui tivemos em que e de acordo com alguns relatos é efetivamente aconselhável um carregamento até 100% semanalmente ou quinzenalmente de modo a que o SOH seja melhor cálculado, e o do meu leaf não está de todo bem calculado), lá fui. (Não tinha previsto uma volta completa, mas já que tinha o carro a 100% e num dia de sol, why not?)

100%, bora lá!
Saído de Santa Cruz (Perto do aeroporto da Madeira CR7 :lol:, portanto ao nível do mar) subi até ao Poiso, para aí a 1400 metros de altitude. 25% gastos para cerca de 11km, sempre sempre a subir a velocidades algo moderadas. Ups! Mas pa, à que "acraditar" isto aqui tudo o que normalmente se sobe, se desce e ainda que não se ganhe a descer o que se perdeu a subir, ganha-se imenso. Sempre pela estrada regional desci até ao Ribeiro Frio->Faial->Santana->Ribeira de São Jorge em São Jorge. Aqui cheguei com precisamente 3 árvores plantadas, 35,4km percorridos e já com 89% de bateria. Yeah :dance: Depois de apreciada a paisagem, seguiu-se, Arco de São Jorge->Boaventura->Ponta Delgada->São Vicente->Porto Moniz-> Subida vertiginosa até à Santa do Porto Moniz (Era aqui que pensava que eventualmente ia dar cabo de muita carga, mas por incrível que pareça gastei cerca de 16%, velocidade comedida, para cerca de 5,6km sempre sempre a subir sem respirar). Ufa, o pior já estava. Continuou-se, Achadas da Cruz->Ponta do Pargo->Fajã da Ovelha->Prazeres->Calheta->Madalena do Mar->Ponta do Sol. Aqui o sol e o calor apertavam e nada melhor que um mergulho depois de 127.8km e ainda com 50% restante de bateria com o guessómetro simpaticamente apontar ainda 117km. :clap: E claro. 5 "árveres" plantadas! :D Quase que virava agricultor de plantar tanta árvore!
Sendo que mais de meia volta à ilha já estava, 50% para chegar novamente a Santa Cruz parecia ser para meninos! Lá fui, seguiu-se Ribeira Brava->Câmara de Lobos-> Funchal-> Santa Cruz, e só porque me apeteceu, fui até Machico (Estes últimos pontos sempre em via rápida), portanto 1 volta completa e mais uns km, porque sim. Em Machico perfez-se os 185,2km com ainda e segundo o Leaf Spy 31,8%, indicando o guessómetro 54km. Não dá para 1 volta a ilha com uma carga?? Não dá não, dá para bem mais do que isso! :dance:

Confesso que fiquei surpreso, com toda a conversa que tivemos sobre o SOH e respetiva degradação, (Já são 73 mil km e 260 QC) pensei que eventualmente fazer uma volta completa pudesse ser complicado (Eu sabia que eram cerca de 160km) ainda para mais com esta orografia! Mas não, o carro mostrou-se à altura. No entanto saliento que foi em ritmo passeio, apreciar vistas, conversar e ouvir o suave rolar do carro entre a sombra das árvores ou como lhe costumo chamar, "a espalhar charme eletrizante". Deduzo que com outra vontade pudesse ser mais apertado ou nem sequer dar para fazer a tal volta.

Para quem aprecia fotos (Não costumo andar com o telemóvel atrás neste tipo de aventura para as fotos! Lá fotos de memória tenho várias, são as melhores, mas essas não consigo mostrar, só para mim!)

A bela cidade do funchal apresentada pelo white atlantic pearl: (Esta foto não é da volta à ilha, encontrei-a aqui por acaso e olha, pareceu-me bem)
Imagem

E a Ribeira de São Jorge (Do dia da volta)
Imagem

Imagem

cheers :)
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BrunoAlves
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Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por BrunoAlves » 27 ago 2019, 23:27

:clap:

Como é que nas ilhas há outro tipo de carro que não VE é algo que não se entende.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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