White Atlantic Pearl - 30kW.h

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
clay
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Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por clay » 29 mar 2019, 21:10

hmendes Escreveu:
29 mar 2019, 01:07

Não és o único que se queixa, aliás é uma queixa bastante comum no Leaf e fazia até parte da campanha do Leaf 2 a redução do perfil do Pilar A, eu pessoalmente achei que a existir diferença é mínima...
Ah bom! Por acaso não li relatos em lado nenhum sobre o assunto!
Já fiz test drive ao Leaf 2018 e não notei tanta falta de visibilidade como neste!

Também agora sabendo, tenho extremo cuidado e ando com cabeça de um lado para o outro à procura de "cenas" que possam estar ali a meio do angulo morto! :lol:
Nissan Leaf Acenta 30kWh 01/2017

FiwiPITO
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Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por FiwiPITO » 29 mar 2019, 21:36

:mrgreen: Ai não és o Unico, Fogo é a parte mais dificil...Eu vem olho, mas ás vezes...O Angulo Morto é mesmo de "Morrer"! ;)
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clay
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Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por clay » 10 ago 2019, 13:47

Ora viva,

Após 212 dias de utilização e 11.523,60 km percorridos pelas estradas do ilhéu já estava na altura de um feedbackzito ao White atlantic pearl.

Aposta ganha sem dúvida no que toca à poupança. Sejam em euros, seja em anos de vida pela tranquilidade que é conduzi-lo. Tudo parece mais simples, eu não sou piloto nem tão pouco andava sempre a fundo, mas com este carro confesso que 95% dos meus trajetos são feitos abaixo dos limites de velocidade, só porque tem muito mais piada, não é só pelos consumos.

Para estes 11.523,60 km utilizei 2506,3 kW.h em que 1010,9 foi regenerada e 1495,4 foi efectivamente gasta. Impressiona-me a eficiência destes carros, e sim, eu sei que há deles bem mais eficientes. Ando uma média de 1646,23 km percorridos por mês o que perfaz cerca de 20,52€ gastos em luz. Tarifa bi-horária 0,11€ p/kW.h. Carrego 98% das vezes em casa. Desde que o tenho só carreguei 156,3kW nos postos públicos.

Ora se fosse para usar o antigo diesel para fazer estes 11.523,60km gastaria 1064,38€ (Médias de consumo na ordem dos 7l/100km e o preço atualizado à semana aqui na Madeira). Tirando a este valor os 164,19€ que gastei em luz para carrega-lo houve um poupança de cerca de 900,18€. Nada mau em cerca de 8 meses de utilização, assim de repente cerca de 115€/mês.

Bottom line. Bom carro, eficiente, confortável, fácil de conduzir. Ainda não me deixou ficar mal em nada. Ainda não deixei de fazer nada do que fazia antes com o diesel. É chegar a casa, programar a carga e ligar. De manhã saiu normalmente com 70-75%. Tento nunca deixar descer dos 20% para carregar novamente. Lá de quando em vez, levo-o aos 100% e saiu logo de seguida.

Em termos de bateria, estou desiludido. O SOH desce a montes e chega a assustar.
Em dezembro tinha um SOH 93,65%; Hx 81,87; AHr 75,83
Em agosto tenho SOH 86,15%; Hx 73,10; AHr 69,76

Em SOH estamos a falar que em 8 meses e em cerca de 11 mil km perdeu-se 7,5%. Uma média diária de 0,03%.
Estou desiludido porque não é carro para se manter por muito tempo, pois qualquer dia vai deixar de servir, até para o meu dia-a-dia de 80/100 km descansado. Eu não o trato mal, mas também não ando com ele às costas. Faço o possível para o tentar manter como deve de ser, mas nem assim se verificou grande coisa.

Pelo conceito estou decididamente convertido, pelas baterias, há muiiiito a fazer.

cheers
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Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por frankesousa » 10 ago 2019, 15:32

De relembrar (experiência própria) que muito tempo sem CR e a carregar sempre "só" até aos 80 (vá sem ser a 100%) o SOH desce a pique. Penso que depois sobe novamente.

Mas para ser sincero sinto que carregar só a 70/80% regularmente parece pior para o SOH, não digo que seja mau para a bateria, mas para as contas do BMS parece mau.

Resumindo, o meu com 1,5 anos e 45mil km que fiz (tem 75mil km neste momento) perdeu 1kWh de capacidade de acordo com o leafspy.

Ainda não noto diferença na autonomia real.
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por jfr2006 » 10 ago 2019, 19:17

Isso está a precisar de umas CR e de umas boas cargas até 100%. Eu raramente carrego até até aos 80% e sempre que o faço é logo notório o SOH descer e reportar menos que a realidade ;)

Já levou com o update de software que corrige a medição errada do SOH pelo BMS?

corrisi
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Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por corrisi » 11 ago 2019, 10:50

Viva caro amigo! 😉

Resido na Ilha também e sou proprietário de um leaf mk2 de 2015 há 4 meses, tendo percorrido mais de 9 mil kms.
No último mês perdi mais % de SOH do que nos 3 meses anteriores. Não sei se está relacionado com binómio temperaturas altas e humidade, mas a descida foi abrupta nas últimas semanas. Realizo um carregamento rápido quinzenalmente e um balanceamento semanal das células a 100%. Nestes 4 meses perdi aproximadamente 3% de SOH.
Abraço.
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clay
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Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por clay » 11 ago 2019, 13:10

Boas,

Agradecido pelas vossas opiniões.
frankesousa Escreveu:
10 ago 2019, 15:32
De relembrar (experiência própria) que muito tempo sem CR e a carregar sempre "só" até aos 80 (vá sem ser a 100%) o SOH desce a pique. Penso que depois sobe novamente.

Mas para ser sincero sinto que carregar só a 70/80% regularmente parece pior para o SOH, não digo que seja mau para a bateria, mas para as contas do BMS parece mau.
Pois! Quero mesmo acreditar que o que está a fazer o SOH descer tão a pique é efectivamente a tendência que eu tenho de só querer carregar até aos 75% todos os dias. Acontece porque eu uso cerca de 3% de bateria para fazer 12km e chegar ao trabalho para deixa.lo depois parado ao relento cerca de 4h. Não gosto da ideia de deixa-lo parado ao sol com 97% durante 4h. :doh: :think:
jfr2006 Escreveu:
10 ago 2019, 19:17
Isso está a precisar de umas CR e de umas boas cargas até 100%. Eu raramente carrego até até aos 80% e sempre que o faço é logo notório o SOH descer e reportar menos que a realidade ;)

Já levou com o update de software que corrige a medição errada do SOH pelo BMS?
Provavelmente. Já não faço um CR à imenso tempo. Não tenho tido essa necessidade e não gosto de fazer "desvios" só porque o carro quer. O carro é suposto me servir, não eu servi-lo! :D :lol:
Sim, quem mo vendeu deu-me essa informação, que já tinha levado o update.

corrisi Escreveu:
11 ago 2019, 10:50

Viva caro amigo! 😉

Resido na Ilha também e sou proprietário de um leaf mk2 de 2015 há 4 meses, tendo percorrido mais de 9 mil kms.
No último mês perdi mais % de SOH do que nos 3 meses anteriores. Não sei se está relacionado com binómio temperaturas altas e humidade, mas a descida foi abrupta nas últimas semanas. Realizo um carregamento rápido quinzenalmente e um balanceamento semanal das células a 100%. Nestes 4 meses perdi aproximadamente 3% de SOH.
Abraço.
Alô caro Ivo.
É verdade, temos visto o SOH descer forte nos últimos tempos! Vamos acreditar que é deste calor e elevada humidade.

cheers
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Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por FiwiPITO » 12 ago 2019, 09:42

:mrgreen: Vou Contrariar a vossa teoria, e fazer um bocado off-topic.

Leaf 24kW 2015, Raramente carrego a 100%, 99% das vezes a 80% ou até menos, tenho mantido o SOH e os AHr dentro de 85% e 55a56(Desde Outubro) sempre a carregar a 80% e até menos algumas vezes, a diferença é que por vezes a Bateria precisa mesmo de ser "Esticada" sem CR's ou com CR's Ela gosta mesmo quando lhe colocamos muitos kms em cima, quando faço 200kms ou mais Ela sobe sempre, e vou ver se isto acontece quando for agora à Covilhã :mrgreen: Finalmente.
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Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por frankesousa » 12 ago 2019, 10:51

FiwiPITO Escreveu:
12 ago 2019, 09:42
:mrgreen: Vou Contrariar a vossa teoria, e fazer um bocado off-topic.

Leaf 24kW 2015, Raramente carrego a 100%, 99% das vezes a 80% ou até menos, tenho mantido o SOH e os AHr dentro de 85% e 55a56(Desde Outubro) sempre a carregar a 80% e até menos algumas vezes, a diferença é que por vezes a Bateria precisa mesmo de ser "Esticada" sem CR's ou com CR's Ela gosta mesmo quando lhe colocamos muitos kms em cima, quando faço 200kms ou mais Ela sobe sempre, e vou ver se isto acontece quando for agora à Covilhã :mrgreen: Finalmente.
O meu entendimento é que o teu Leaf mantém as "contas bem feitas" porque tu consegues dizer ao carro (BMS), ativando a opção de carga apenas a 80%.

Parece-me que o problema dos 30kWh é que não tendo a opção de 80%, para fazer isso mesmo temos de interromper "à bruta" a carga sem o carro estar preparado para tal. Assim, o BMS começa a passar-se, tal como se passava antes de atualização maravilha da Nissan.

Não consigo perceber porque todos os EVs não têm a opção customizavel (como tem um Tesla, e talvez outros) de configurar a carga final entre 50%-100% à escolha do condutor. Se o leaf tivesse isso certamente carregava todos os dias só a 70/80%.

A questão é que claramente a Nissan não quer fazer VE para durar muito, nem quer vender baterias, só quer é que o pessoal compre carros novos a cada 5/8 anos!
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10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
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11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por clay » 12 ago 2019, 11:33

frankesousa Escreveu:
12 ago 2019, 10:51

O meu entendimento é que o teu Leaf mantém as "contas bem feitas" porque tu consegues dizer ao carro (BMS), ativando a opção de carga apenas a 80%.

Parece-me que o problema dos 30kWh é que não tendo a opção de 80%, para fazer isso mesmo temos de interromper "à bruta" a carga sem o carro estar preparado para tal. Assim, o BMS começa a passar-se, tal como se passava antes de atualização maravilha da Nissan.

Não consigo perceber porque todos os EVs não têm a opção customizavel (como tem um Tesla, e talvez outros) de configurar a carga final entre 50%-100% à escolha do condutor. Se o leaf tivesse isso certamente carregava todos os dias só a 70/80%.

A questão é que claramente a Nissan não quer fazer VE para durar muito, nem quer vender baterias, só quer é que o pessoal compre carros novos a cada 5/8 anos!
Olha!! Bem visto! Ainda não tinha pensado nisso. O facto de não termos a opção de limitar aos 80% provavelmente provoca essa tal confusão à BMS.

A questão prende-se com “sim ou não com os carregamentos a 100%??” Seja com ou sem opção de limitar aos 80%??
Tenho para mim que carregar aos 100% sem precisar é um esforço à bateria sem necessidade, até porque deixa-lo estacionado ao relento com 95% durante várias horas não é boa política e depois há igualmente a questão dos ciclos.

Obrigado pelas vossas opiniões.
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