Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"
Enviado: 20 jul 2019, 17:16
Viva.
Em Abril deste ano comprei um nissan leaf 1 mk2 de 10/2015 design edition ao Orlando cá do fórum com 48 mil kms. Desde então já percorri pelas estradas da ilha da Madeira 7 mil kms e não fosse desde o primeiro dia um barulho que ouço a baixas velocidades e apenas em aceleração, modo D ou B, estaria autenticamente maravilhado com a "máquina". Em modo R não faz o barulho em questão. Trata-se de um "ta ta ta" que, como referi, desaparece assim que retiro o pé do acelerador.
Deixo um vídeo que fiz hoje onde julgo ser bem perceptível e audível (vejam sobretudo a partir do 1m45s).Observem o gráfico do motor da aceleração e regeneração e vejam como o barulho aparece e desaparece consoante acelero e desacelero. De referir que com o passar do tempo o barulho tem se intensificado ou pelo menos bem mais perceptível do que inicialmente.
https://photos.app.goo.gl/J5a75riH7eJ5rMbx6
Logo de início fui à oficina oficial da Nissan reportar o problema e para realizarem diagnóstico. Detectaram rolamentos traseiros gripados com orçamento de quase 1000€. Como a extensão de garantia de 1 ano francesa não garantiu assumir essa despesa, o stand que vendeu o carro, na pessoa do Orlando, assumiu a despesa e decidimos de comum acordo colocar os cubos completos da "concorrência". O Mrider cá da casa, que tem sido inexcedível na ajuda, fez o trabalho mas infelizmente e segundo a minha opinião o barulho permaneceu. O Mrider tem outra opinião referindo que provavelmente tinha dois barulhos, um desapareceu e que o que permanece atualmente era outro barulho/problema. Questão de pormenor e percepção do barulho que para o caso é de menos importância.
Com o problema ainda em mãos verificamos (Mrider) o aperto dos cubos das rodas dianteiras com chave dinamométrica e a sua lubrificação. Aparentemente tudo ok, mas pelo sim pelo não foi realizado o aperto recomendado pela marca. Mais uma vez sem sucesso, e o barulho a continuar.
Nesta quinta feira antecipei a revisão anual dos 4 anos na oficina Nissan, a qual estava apenas prevista para Outubro, com o intuito de resolver o problema do barulho. Forneci aos mecânicos toda a informação que podia e sabia acerca do mesmo e como é que aparecia e desaparecia indo à estrada inclusive demonstrar na véspera da revisão.
No final do dia quando fui levantar o carro, recebo a informação do mecânico que o barulho permanecia e que o diagnóstico não estava fácil. Despistaram logo de início a questão dos 2 pneus dianteiros uniroyal Rain Expert que apresentam já algum desgaste, colocando 4 pneus novos de 1 nissan leaf 40kw que lá estava quase pronto para venda e que nem matrícula tinha ainda (as dimensões eram exatamente iguais aos meus). Foram à estrada com os 4 "sapatos" novos e nada, barulho permanece.
Depois informaram que levantaram o carro, verificaram apertos, lubrificação de eixos, desmontaram eixo da transmissão (não sei se é o termo correcto), foles, etc, etc e aparentemente nada chama a atenção pela negativa ou que indicie um problema.
Disseram que o óleo da caixa está pouco escuro e que queriam realizar a substituição do mesmo mas no momento não tinham a referência específica.
https://photos.app.goo.gl/5H2ZUba9YBq9ATtWA
Após alguma troca de impressões o mecânico informou que se o barulho permanecer após mudança do óleo da caixa, o próximo passo será desmonta-la para ver o seu estado real.
Com todo este texto, queria saber se algum de vós já teve ou ouviu barulho semelhante no contexto de um VE e se podem construir alguma opinião atendendo ao vídeo e à descrição do problema/barulho. Obrigado!
PS: A oficina NISSAN foi muito atenciosa em todo o processo. Tinham orçamentado a revisão dos 4 anos em 105€ e acabei pagando 94€, não pagando mais 1 cêntimo pela mão de obra de colocar pneus, testes de estrada, etc, etc.
Algumas fotos da máquina :
http://imgur.com/gallery/Z5Ey9J1
Em Abril deste ano comprei um nissan leaf 1 mk2 de 10/2015 design edition ao Orlando cá do fórum com 48 mil kms. Desde então já percorri pelas estradas da ilha da Madeira 7 mil kms e não fosse desde o primeiro dia um barulho que ouço a baixas velocidades e apenas em aceleração, modo D ou B, estaria autenticamente maravilhado com a "máquina". Em modo R não faz o barulho em questão. Trata-se de um "ta ta ta" que, como referi, desaparece assim que retiro o pé do acelerador.
Deixo um vídeo que fiz hoje onde julgo ser bem perceptível e audível (vejam sobretudo a partir do 1m45s).Observem o gráfico do motor da aceleração e regeneração e vejam como o barulho aparece e desaparece consoante acelero e desacelero. De referir que com o passar do tempo o barulho tem se intensificado ou pelo menos bem mais perceptível do que inicialmente.
https://photos.app.goo.gl/J5a75riH7eJ5rMbx6
Logo de início fui à oficina oficial da Nissan reportar o problema e para realizarem diagnóstico. Detectaram rolamentos traseiros gripados com orçamento de quase 1000€. Como a extensão de garantia de 1 ano francesa não garantiu assumir essa despesa, o stand que vendeu o carro, na pessoa do Orlando, assumiu a despesa e decidimos de comum acordo colocar os cubos completos da "concorrência". O Mrider cá da casa, que tem sido inexcedível na ajuda, fez o trabalho mas infelizmente e segundo a minha opinião o barulho permaneceu. O Mrider tem outra opinião referindo que provavelmente tinha dois barulhos, um desapareceu e que o que permanece atualmente era outro barulho/problema. Questão de pormenor e percepção do barulho que para o caso é de menos importância.
Com o problema ainda em mãos verificamos (Mrider) o aperto dos cubos das rodas dianteiras com chave dinamométrica e a sua lubrificação. Aparentemente tudo ok, mas pelo sim pelo não foi realizado o aperto recomendado pela marca. Mais uma vez sem sucesso, e o barulho a continuar.
Nesta quinta feira antecipei a revisão anual dos 4 anos na oficina Nissan, a qual estava apenas prevista para Outubro, com o intuito de resolver o problema do barulho. Forneci aos mecânicos toda a informação que podia e sabia acerca do mesmo e como é que aparecia e desaparecia indo à estrada inclusive demonstrar na véspera da revisão.
No final do dia quando fui levantar o carro, recebo a informação do mecânico que o barulho permanecia e que o diagnóstico não estava fácil. Despistaram logo de início a questão dos 2 pneus dianteiros uniroyal Rain Expert que apresentam já algum desgaste, colocando 4 pneus novos de 1 nissan leaf 40kw que lá estava quase pronto para venda e que nem matrícula tinha ainda (as dimensões eram exatamente iguais aos meus). Foram à estrada com os 4 "sapatos" novos e nada, barulho permanece.
Depois informaram que levantaram o carro, verificaram apertos, lubrificação de eixos, desmontaram eixo da transmissão (não sei se é o termo correcto), foles, etc, etc e aparentemente nada chama a atenção pela negativa ou que indicie um problema.
Disseram que o óleo da caixa está pouco escuro e que queriam realizar a substituição do mesmo mas no momento não tinham a referência específica.
https://photos.app.goo.gl/5H2ZUba9YBq9ATtWA
Após alguma troca de impressões o mecânico informou que se o barulho permanecer após mudança do óleo da caixa, o próximo passo será desmonta-la para ver o seu estado real.
Com todo este texto, queria saber se algum de vós já teve ou ouviu barulho semelhante no contexto de um VE e se podem construir alguma opinião atendendo ao vídeo e à descrição do problema/barulho. Obrigado!
PS: A oficina NISSAN foi muito atenciosa em todo o processo. Tinham orçamentado a revisão dos 4 anos em 105€ e acabei pagando 94€, não pagando mais 1 cêntimo pela mão de obra de colocar pneus, testes de estrada, etc, etc.
Algumas fotos da máquina :
http://imgur.com/gallery/Z5Ey9J1