Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

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Filipe
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por Filipe » 12 ago 2019, 10:39

Mas os experts poderão elucidar melhor.
mjr chamado à recepção. 8-)
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corrisi
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por corrisi » 12 ago 2019, 12:31

Filipe Escreveu:
12 ago 2019, 10:39
Mas os experts poderão elucidar melhor.
mjr chamado à recepção. 8-)
VETL Escreveu:
12 ago 2019, 09:53
Sendo assim, estando equilibradas a 100%, penso que não haverá muito a fazer. Mas os experts poderão elucidar melhor.
Obrigado a ambos pelas respostas. Vou aguardar por mais opiniões, incluindo a do nosso expert mjr.
Por aquilo que tenho observado no leafspy e agora com 40% de bateria é claro que a célula 68 e 76 continuam a manter as voltagens mais baixas. Isto não deve augurar nada de bom! 😮😥🤐

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MRider
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por MRider » 12 ago 2019, 22:20

corrisi Escreveu:
11 ago 2019, 23:21
Boa noite.

Gostava de saber a vossa opinião relativamente a duas "weak cells"que o leafspy indicou por duas vezes este mês quando fiz descargas mais profundas, por sinal as células 68 e 76.
A primeira vez ocorreu a 2 de Agosto como podem ver aqui:

https://photos.app.goo.gl/1NptzKrojSZt2vvT8

A segunda vez foi ontem, indicando novamente as mesmas células como "weak cells":

https://photos.app.goo.gl/dtR1F8RWMidVX5ub8

Assim que cheguei a casa coloquei o carro à carga por 2 horas, pernoitando o carro com 31% de SOC e apenas hoje ao fim da manhã fiz carregamento a 100 % com balanceamento de células.
Após o passeio dominical cheguei a casa com 33.4% de SOC no leafspy e verifico que neste estado as células 68 e 76 por coincidência ou talvez não, são aquelas que apresentam as voltagens mais baixas como podem observar na imagem:

https://photos.app.goo.gl/Y97dxrWRTwGHHqvz9

Qual a vossa opinião? É caso para preocupação? Posso fazer alguma coisa para retirar as células referidas do estado "weak cells", além de evitar obviamente as descargas profundas que são desaconselhadas, mas que por motivos imperiosos destas vezes não consegui de todo "fugir" !?

Cumprimentos
Porque pernoitou só com 30 %?

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MRider
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por MRider » 12 ago 2019, 22:23

clay Escreveu:
11 ago 2019, 13:17
Viva caro Ivo,

Como é que estamos de novidades à cerca deste assunto?

Não há a mínima dúvida que há aí um problema mecânico qualquer. Fui dos que tentou decifra-lo ainda nos seus primórdios e era efectivamente difícil. Hoje não é difícil, tem para aí qualquer coisa. Eu apostava nas transmissões. Com a tua persistência de certo que isso se vai resolver.

Vai-nos mantendo ao corrente.

cheers
Não creio que seja transmissão.

corrisi
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por corrisi » 12 ago 2019, 22:31

MRider Escreveu:
12 ago 2019, 22:20
corrisi Escreveu:
11 ago 2019, 23:21
Boa noite.

Gostava de saber a vossa opinião relativamente a duas "weak cells"que o leafspy indicou por duas vezes este mês quando fiz descargas mais profundas, por sinal as células 68 e 76.
A primeira vez ocorreu a 2 de Agosto como podem ver aqui:

https://photos.app.goo.gl/1NptzKrojSZt2vvT8

A segunda vez foi ontem, indicando novamente as mesmas células como "weak cells":

https://photos.app.goo.gl/dtR1F8RWMidVX5ub8

Assim que cheguei a casa coloquei o carro à carga por 2 horas, pernoitando o carro com 31% de SOC e apenas hoje ao fim da manhã fiz carregamento a 100 % com balanceamento de células.
Após o passeio dominical cheguei a casa com 33.4% de SOC no leafspy e verifico que neste estado as células 68 e 76 por coincidência ou talvez não, são aquelas que apresentam as voltagens mais baixas como podem observar na imagem:

https://photos.app.goo.gl/Y97dxrWRTwGHHqvz9

Qual a vossa opinião? É caso para preocupação? Posso fazer alguma coisa para retirar as células referidas do estado "weak cells", além de evitar obviamente as descargas profundas que são desaconselhadas, mas que por motivos imperiosos destas vezes não consegui de todo "fugir" !?

Cumprimentos
Porque pernoitou só com 30 %?
Pela razão que se encontra em anexo.
Anexos
Screenshot_20190811-130138.png

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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por MRider » 12 ago 2019, 23:54

Não percebi..
A minha experiência diz me que não devo deixar o carro com " fome " durante a noite.
Já com 60 mil km no leaf não me tenho dado mal.

corrisi
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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por corrisi » 13 ago 2019, 05:15

MRider Escreveu:
12 ago 2019, 23:54
Não percebi..
A minha experiência diz me que não devo deixar o carro com " fome " durante a noite.
Já com 60 mil km no leaf não me tenho dado mal.
Não considero que tenha deixado o carro com "fome" durante a noite quando o leafspy indicava 38.7% de bateria disponível e o LBC 31%.
E se fosse durante o dia, é considerado deixar o carro à "fome" enquanto trabalho com 38,7% de bateria no leafspy, quando a média da voltagem das células se cifra nos 3.79V e o diferencial entre a célula com voltagem mais alta e a mais baixa é de 16mV??? Sinceramente não me parece de todo!
Além do que, conforme explicado pelo mjr, e considerando as temperaturas que se encontravam quer na bateria como na garagem, continuar o carregamento pela noite dentro após aquela descarga profunda seria no meu entender um erro.
Anexos
PicsArt_08-13-04.56.23.jpg

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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por MRider » 13 ago 2019, 07:29

Bom cada um faz como achar melhor.
Eu sinceramente não ligo muito ao leaf spy, prefiro usar o carro normalmente é apenas de vez em quando ligo para espreitar.
Mas entendo que isto sendo novidade para ti que tenhas curiosidade.

Só uma pequena correção. O valor do leaf spy é o mesmo do BMS. O que aparece no painel de instrumentos é sempre mais conservador num soc mais baixo.

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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por corrisi » 13 ago 2019, 09:13

MRider Escreveu:
13 ago 2019, 07:29
Bom cada um faz como achar melhor.
Eu sinceramente não ligo muito ao leaf spy, prefiro usar o carro normalmente é apenas de vez em quando ligo para espreitar.
Mas entendo que isto sendo novidade para ti que tenhas curiosidade.

Só uma pequena correção. O valor do leaf spy é o mesmo do BMS. O que aparece no painel de instrumentos é sempre mais conservador num soc mais baixo.
Julgo que estamos a entrar um pouco em offtopic se começarmos a opinar sobre se se deve utilizar muito ou pouco o leafspy, exatamente por que entramos no domínio da subjetividade.
Introduzi objectivamente screenshots do leafspy no meu DB para mostrar à comunidade a questão das weak cells, indagando a mesma sobre as minhas dúvidas. Agradeço aos membros que, de forma concisa, responderam às questões por mim colocadas.

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Re: Diário de bordo Leaf 24kw "Atlantic"

Mensagem por mjr » 16 ago 2019, 10:26

Só agora vi o tópico.

De facto não parece haver nada a fazer. Eu apenas faria uma nova descarga profunda para verificar se após a carga a 100% e balanceamento a coisa mudou, mas sinto que não pois a capacidade de balanceamento é muito limitada (leia-se lenta, demorando vários dias a balancear um desequilíbrio médio). Na verdade estas células estão a limitar o pack em pouca capacidade até porque as células mais fracas seguintes não estão muito longe.

Sobre a “fome” das baterias, isso não acontece de todo. O estado natural das mesmas é descarregado, quando estão carregadas estamos a aumentar o stress interno, com a degradação do eletrólito. É preciso abusar muito uma célula de litio para a danificar por carga baixa, o que é impossível de fazer no Leaf pois o LBC abre o contactor, isolando o pack, com a tensão na célula mais fraca muito acima do valor em que esta se danificaria.

Deixo um exemplo. Tenho uma bateria de uma Canon 500D que passou cerca de 1 ano a 0% (não ligava a máquina sequer). Depois de a carregar a 100% já tirei mais de 100 fotos com a máquina. E esta bateria tem 9 anos...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 25000km em 2019-07-27.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 13500km em 2019-07-27.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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