Página 1 de 2

Diário de Bordo - Kartzao Leaf 24kwh

Enviado: 09 out 2019, 05:28
por kartzao
Boas a todos,
Quero partilhar que desde a passada sexta feira sou um feliz proprietário de um Nissan Leaf Acenta de 11/2014.

Quero agradecer ao GRANDE Jasmim ( Eletricar ), bastante conhecido aqui no fórum pois sem a ajuda e paciencia do mesmo nada disto tinha acontecido. Foi mesmo super atencioso e explicou-me literalmente tudo o que é necessário saber para entrar neste mundo dos Veiculos elétricos. Desde os tipos de carregadores, adaptadores, PCR, cartoes de mobilidade.. enfim.. TUDO. Se alguém estiver á procura falem com este senhor que tenho a certeza que não se vão arrepender

O Leaf em questão é justamente na minha côr favorita ( Cinzento escuro ) e apesar de ter 79.000kms parece novo.. muitissimo bem estimado, interiores e pintura como novos.. muito bom. Algo que me surpreendeu foi o facto de o mesmo apesar de ter esta quilometragem, a bateria ter um SOH de 86,84% e apenas 40 Cargas rápidas, portanto ainda com as 12 barras ( por enquanto :P ).

Infelizmente não tenho tido muito tempo para desfrutar do Leaf pelo que até agora só consegui fazer cerca de 300kms mas a experiencia é sem duvida diferente de qualquer outro veiculo que já conduzi.. super agradável de conduzir, confortável.. o silencio é qualquer coisa de fantástico :)

Na viagem de casa do jasmim até á Figueira da Foz, parei no PCR de Aveiro por precaução pois penso que aguentava a viagem toda mas não quis arriscar até porque ainda não sou experiente na condução deste tipo de veículos e podia correr mal

Ontem fiz o primeiro teste de autonomia real de 100kms de distancia, confesso que não foi fácil pois o receio de ficar sem bateria está sempre presente mas aguentou-se bastante bem.
Saí com a bateria a 100% e em 100kms percorridos, metade foi em autoestrada a 90km/h ( estava com medo de ir mais rápido e depois não conseguir voltar ) e a outra metade foi em estradas nacionais a 70/80kmh e cheguei á Figueira com 36% de bateria, pelo que vou passar muitos bons momentos com este Leaf !!

De resto, como já poderão ter reparado noutros posts, apenas preciso de comprar uns pneus mas ainda estou indeciso entre comprar os 4 pneus novos 16" ou arranjar umas jantes Tekna 17" pois dá um ar muito diferente ao carro.. sei que perde um pouco em autonomia e os pneus são mais caros mas o carro fica muito mais bonito

Só uma pergunta, Em Novembro tenho de fazer a revisão dos 5 anos, recomendam algum entreposto em especial ? Sendo da Figueira da Foz posso ir até Aveiro, Coimbra ou Leiria.. algum em especial ou são todos igualmente bons? Sei que os preços variam e nalguns casos as diferenças ainda são acentuadas.

Mais uma vez obrigado a todos, pois apesar de estar activo á pouco tempo, já acompanho este fórum á mais de 1 ano e fui aprendendo bastante com todos.

Abraço a todos

Re: Diário de Bordo - Kartzao Leaf 24kwh

Enviado: 09 out 2019, 08:06
por BrunoAlves
Boa :clap:

Precisamente a experiência que tive com o Jasmim em 2016. Não percebia nada de nada, o homem tive uma "paciência de jó" a explicar tudo e mais alguma coisa. Quando finalmente recebi o carro era como se já andasse de VE há muito tempo. :clap:

Em relação às jantes, não podia estar mais de acordo. O Leaf que tive era um Tekna e sem dúvida que aquelas jantes lhe dão outra pinta. Eu voto nisso!

Finalmente sobre a revisão: aquilo que eles têm de fazer, podes ir a qualquer sitio que aceite receber o Leaf. A minha sugestão é que não vás sequer. Se souberes trocar um filtro de habitáculo tens a revisão feita. A partir da revisão ficas sem garantia (5 anos) por isso não há motivo nenhum para lá ir.

Boa sorte e muitos kms!

Re: Diário de Bordo - Kartzao Leaf 24kwh

Enviado: 09 out 2019, 09:20
por jmiguel
Boa! Mais um eléctrico na Figueira da Foz.

Se quiseres podemos trocar impressões pessoalmente na Figueira.

Em relação à revisão, estou de acordo com o BrunoAlves. A única coisa que trocam é o filtro do habitáculo. No Youtube existem uns vídeos que explicam como trocá-lo.

Re: Diário de Bordo - Kartzao Leaf 24kwh

Enviado: 10 out 2019, 14:01
por kartzao
Obrigado pelo vosso feedback :D

Em relação á revisao, o Jasmim disse-me exactamente o mesmo que voçes.. que não valia a pena ir.

Eu é que pensei que como a garantia está a acabar ás vezes poderiam detectar alguma anomalia inesperada e como estava em garantia estava salvaguardado.. Claro que é pouco provável pois o carro até agora está impec mas nunca se sabe :/

Jmiguel, olha o meu Leaf é cinzento e tem matrícula --UG-- eheh diz algo quando passares, qual é o teu? ;) temos de combinar isso

Já agora e sei que pode parecer uma pergunta estupida.. O LEAF não paga IUC mas não preciso de um comprovativo qualquer das finanças com essa informaçao?? Só pergunto porque ás vezes podem mandar parar e o senhor agente da lei pode não saber.. não sei.. desculpem a pergunta que pode parecer absurda e não gozem comigo sff :lol:

Abraço

Re: Diário de Bordo - Kartzao Leaf 24kwh

Enviado: 10 out 2019, 14:19
por BrunoAlves
Consulta o portal das finanças. Deves ter lá o carro com valor de 0€. Se está lá e está a 0, tudo OK ;)

Re: Diário de Bordo - Kartzao Leaf 24kwh

Enviado: 10 out 2019, 15:15
por Nonnus
kartzao Escreveu:
10 out 2019, 14:01
Já agora e sei que pode parecer uma pergunta estupida.. O LEAF não paga IUC mas não preciso de um comprovativo qualquer das finanças com essa informaçao?? Só pergunto porque ás vezes podem mandar parar e o senhor agente da lei pode não saber.. não sei.. desculpem a pergunta que pode parecer absurda e não gozem comigo sff :lol:

Abraço
Hoje em dia esta tudo informatizado, mas nunca se sabe. :? Pede o dístico de veiculo eléctrico e cola no para-brisas, assim não há desculpa se alguém disser "mas eu sei lá que o carro é eléctrico, só sei depois de ver os documentos".

À dias mandaram-me parar numa operação stop e diz o policia, "pode desligar o carro", ao que eu respondi mas o carro já esta desligado, é um carro eléctrico. Estava-lhe a fazer confusão o dashboard estar iluminado.

Re: Diário de Bordo - Kartzao Leaf 24kwh

Enviado: 10 out 2019, 15:22
por Spin
Bem-vindo e parabéns pela excelente máquina.

Re: Diário de Bordo - Kartzao Leaf 24kwh

Enviado: 10 out 2019, 15:27
por Spin
kartzao Escreveu:
09 out 2019, 05:28
...

De resto, como já poderão ter reparado noutros posts, apenas preciso de comprar uns pneus mas ainda estou indeciso entre comprar os 4 pneus novos 16" ou arranjar umas jantes Tekna 17" pois dá um ar muito diferente ao carro.. sei que perde um pouco em autonomia e os pneus são mais caros mas o carro fica muito mais bonito
Atenção que no DUA tem que estar mencionado a dimensão dos pneus da jante 17". Caso contrário dá direito a multa e se o polícia for muito "simpático" :lol: dá apreensão do carro.

Re: Diário de Bordo - Kartzao Leaf 24kwh

Enviado: 10 out 2019, 16:27
por jmiguel
kartzao Escreveu:
10 out 2019, 14:01

Jmiguel, olha o meu Leaf é cinzento e tem matrícula --UG-- eheh diz algo quando passares, qual é o teu? ;) temos de combinar isso
O meu é preto. (--UU--).
kartzao Escreveu:
10 out 2019, 14:01

Já agora e sei que pode parecer uma pergunta estupida.. O LEAF não paga IUC mas não preciso de um comprovativo qualquer das finanças com essa informaçao?? Só pergunto porque ás vezes podem mandar parar e o senhor agente da lei pode não saber.. não sei.. desculpem a pergunta que pode parecer absurda e não gozem comigo sff :lol:
Só tens que verificar no site das finanças se o valor do IUC é 0€, não vá ocorrer um engano da parte deles. Em relação à polícia já há uns anos que não é obrigatório circular com o comprovativo de pagamento/isenção do imposto.

Convém obteres o "Dístico Identificativo de Veículo Elétrico":
https://www.uve.pt/page/emissao-do-dist ... -eletrico/

Re: Diário de Bordo - Kartzao Leaf 24kwh

Enviado: 10 out 2019, 19:42
por migle
BrunoAlves Escreveu:
09 out 2019, 08:06
A partir da revisão ficas sem garantia (5 anos) por isso não há motivo nenhum para lá ir.
Eu aqui não estou de acordo.

Então não há travões para ver? Óleo dos travões? Qualidade do óleo da transmissão?
Qualidade do fluido de refrigeração? Substituição do fluido de refrigeração?
Apertos, afinações dos cursos dos pedais?

Uma coisa é um tipo que tenha jeito para os automóveis dizer que faz isso tudo sozinho melhor do que eles fazem, e não deve ser difícil.

Agora, quem não faz por si próprio, não fazer manutenção...
Para quê? Não basta poupar na gasolina, no óleo do motor, nos filtros de óleo, ar e combustível?