Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

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rjspedition
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 14 nov 2022, 00:03

Semana e meia após as ter pedido com uma semana sem qualquer avanço ou expedição depois de marcar ambas como stock. :D

Autodoc de novo, só se não tiver pressa.


Entretanto foi dia de trocar filtro de habitáculo com algum atraso da minha parte, já que salvo erro trocou no início do verão de 2021 na Nissan:


8 parafusos fora:
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Antigo e novo:
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:oops: :think:

8 parafusos novamente dentro, e está feito.


Ficou agora em falta arranjar a iluminação fundida do porta luvas.

nalves
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por nalves » 15 nov 2022, 16:54

Parece que o filtro de ar estava mesmo bem encaixado..... ou foi a tirar que ficou assim? :oops:
Smart ForFour e Hyundai Kauai
Dá mecha nisso! :lol:

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 16 nov 2022, 22:22

O orifício de entrada é bem mais estreito pelo que o filtro tem de entrar e sair encolhido, não sei se é comum em todas as viaturas, é a primeira vez que troco um. :lol:

Mas pela sujidade concentrada em alguns locais, diria que não estava totalmente direito no interior.

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 19 nov 2022, 23:30

Entretanto fiquei apeado por culpa (ou não :) ) do Continente Plug&Charge. :lol:

Saída do emprego e planeio a rota via Continente do Lumiar onde estavam 3 postos.

Chegada com apenas 1 livre dos 2 últimos lugares instalados, e o posto ao lado ocupado por um plugin sem estar a carregar. :?
Desligo a programação horária do carregamento no Leaf e tento iniciar sessão, e volto a tentar, e volto a tentar, até que chega a condutora do plugin e diz que também tentou bastante e não conseguiu carregar.

Como nos restantes estão ZOE TVDE a carregar, um deles com motorista lá dentro a descansar, decido não esperar e avançar para os PCR de Loures desistindo das compras: 20% para 25 km devem ser curtos, o problema é que chego a Loures com 17% e decido arriscar para o que falta. 8-)

O facto de serem 17 km quase sempre em subida era assumido, o problema é que ideia que eu tinha de que era possível tinha sido formulada em pleno Julho de dia, e não de Novembro à noite com 8º no mostrador. Claro que só me lembrei disso quando depressa apareceram os "---" :lol: :lol:

Subir Ponte de Lousa e Freixeira a 50 (na realidade é o limite de velocidade dentro de ambas as localidades) e já a fazer contas que, no limite, há sempre o PCR da BP no fim da última subida. Confesso que pela primeira vez desliguei o Leaf Spy e preferi não ver o valor de kWh a descer. :lol: :mrgreen:

Felizmente, deu para chegar a casa sem tartaruga e sem grandes limitações na velocidade. Como curiosidade, a célula mais baixa estava a 3.05 (?) sem a tartaruga aparecer. Na primeira e única vez que me apareceu (pág. anterior) foi aos 3.2.




A parte do apeado? Foi às 8:00 para sair para o trabalho.
Não carregou durante a noite.
Shelly on: Check e com registo de temperatura toda a noite portanto sempre "online".
Ficha ligada: Check
EVSE com sinal verde e sinal de ficha ligada no tablier: Check

O que terá falhado?
Não é a primeira vez que por qualquer motivo falha um carregamento de noite, mas desta vez tenho a certeza que estava tudo "ok".

O horário de carregamento já deveria estar activo pela altura, e se não estava, porque não iniciou logo quando liguei o carro de noite?

Diesel to the rescue. :pray:
Última edição por rjspedition em 20 nov 2022, 00:34, editado 1 vez no total.

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por cfvp » 20 nov 2022, 00:32

Boa aventura, mas é chato isso de não carregar durante a noite. Não faço ideia do que pode ter sido.
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 21 nov 2022, 02:23

Também não consigo perceber. :doh:

Como não é a primeira vez, já coloquei um alarme no Shelly com base na condição de consumo para não me apanhar desprevenido novamente.


Entretanto fiquei com a ideia de que este ano a perda de SOH estava a ser mais severa e fui ver o log do Leaf Spy:
rect845.png
Em zona sombreada os meses onde quase não existiu degradação. :cry:

Comparando Agosto a Novembro entre 2021 e 2022, este ano perdeu 0,15% a mais, irrelevante.

81% a 29/07/2021
73,9% a 21/11/2022

7% em quase 17 meses. :doh:

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por cfvp » 21 nov 2022, 12:30

O SOH não é muito fiável, não ligues muito a isso.
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 23 nov 2022, 21:08

Entretanto o Leaf parece ter entrado em modo de derreter €:

"Clank, clank, clank" curvas apertadas à esquerda.

:roll:

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 03 dez 2022, 23:48

Hoje saí de manhã com paciência qb... e determinado a pensar um pouco mais com o pé direito. :lol:

Deu para ver este bonito resultado:
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De casa a Lisboa, umas voltas até Alfragide, Cabos de Ávila e Massamá, novamente a Lisboa, e a foto foi tirada em Loures.

Faltou a subida até casa, mas chegou com 42%, 108 km feitos e 62 no "GOM", nada mau também !

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 11 fev 2023, 01:48

Com mais de ano e meio cá por casa, o nosso "carrinho de golfe" está quase a chegar à marca dos 40000 nas nossas mãos.
Teve recentemente direito a umas terapias de gelo, já que mesmo a circular diariamente dormiu semana e meia fora de portas pela primeira vez que chegou cá. :mrgreen:
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Não sabendo se será natural do inverno e das temperaturas baixas, ou mesmo de falsas impressões minhas, o carro está a apresentar alguns comportamentos que me deixam de pé atrás e algo receoso sobre o futuro mais próximo, ou mesmo a média distância.

-> Embora a minha opinião sobre a travagem do carro sempre tenha sido negativa, sinto que o carro ultimamente está pior nesse sentido. Os pneus estão em fim de vida e isso influencia qb, é certo, mas receio que possa existir algo mais, que francamente não sei explicar, ao mesmo tempo que o carro perdeu o "kick" ao carregar acelerador a fundo que tinha. Será que já é uma questão de hábito e já não noto? Pela primeira vez estou a achar que falta genica ao carro, principalmente em velocidades superiores a 90.

-> Se antigamente após carregar até 100%, os primeiros km mal alteravam a % (era normal 5km para 2% gastos) da carga restante, agora no mesmo percurso a sair de casa 1% não chega sequer para 1km. Curiosamente a autonomia mantêm-se no esperado (?) para a época mais fria do inverno, a fazer 70 km diários com mais 70 no GOM.

-> A regeneração em modo B que se sentia apenas abaixo de 94%, é quase inexistente agora até descer dos 85%.

-> O (pelo que já li) habitual ruido na transmissão ao iniciar a marcha e ao parar resolveu aparecer, não sei se isto influencia algo do reportado em cima ou se é indiferente, mas já apareceu.

(Não há qq erro nos sensores registado no spy)

O SOH% já vai em 73%, 8% perdidos em sensivelmente 19 meses e 39000km, a 22 mil km (sensivelmente 1 ano em "business as usual") dos 160000 penso já ser relativamente certo que a este ritmo vai lá chegar sem perder as 4 barras.

Tudo aponta para um ano bastante mais comedido em termos de km, mas não sei se será suficiente. No entanto face ao que se lê, de troca de baterias reparadas que depois ainda apresentam mais problemas, não sei se não será melhor desta forma.
Última edição por rjspedition em 20 fev 2023, 10:00, editado 1 vez no total.

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