27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2015

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5745
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2

Mensagem por Orlando » 24 mar 2015, 09:53

E a habitabilidade em geral como é em relação ao Leaf, VETL?
MP 5400w+AC3000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 3922
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 06 ago 2011
Capacidade bateria: 48,77Ah 10 Barras
Localização: Aveiro

Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2

Mensagem por VETL » 24 mar 2015, 10:14

Orlando Escreveu:E a habitabilidade em geral como é em relação ao Leaf, VETL?
É mais estreito que o Leaf mas o espaço está bem aproveitado.
Para o condutor e acompanhante é bom.
Atrás tem menos um pouco de espaço mas aceita-se muito bem. Mau é estarem tão baixos os lugares traseiros
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5745
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2

Mensagem por Orlando » 24 mar 2015, 10:31

VETL Escreveu:
Orlando Escreveu:E a habitabilidade em geral como é em relação ao Leaf, VETL?
É mais estreito que o Leaf mas o espaço está bem aproveitado.
Para o condutor e acompanhante é bom.
Atrás tem menos um pouco de espaço mas aceita-se muito bem. Mau é estarem tão baixos os lugares traseiros
Era só para confirmar.
E aquela consola à Barbie, gostaste? As minhas garotas adoraram...lol
MP 5400w+AC3000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
dmorgado
Proprietário Leaf
Mensagens: 311
Registado: 19 set 2014, 17:42
Data de fabrico: 01 jan 2017
Capacidade bateria: 81 Ah

Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2

Mensagem por dmorgado » 24 mar 2015, 10:32

Orlando não vais gostar :? !!!

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5745
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2

Mensagem por Orlando » 24 mar 2015, 10:56

dmorgado Escreveu:Orlando não vais gostar :? !!!
Eu sei disso!!!
MP 5400w+AC3000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2

Mensagem por pafi » 25 mar 2015, 01:33

Afinal o encontro não foi apenas um dia. Foram três! Sexta, sábado e domingo. Ora atentem.
Desde que os primeiros dois aventureiros – Ricardo e Vitor – se fizeram à estrada até ao último participante, que apareceu domingo à tarde quando estávamos a carregar a Vortex SBR (Gingabike), passaram-se imensas situações.

https://youtu.be/QpBtzyHY6Ao?list=UU6w3 ... VdFDWOFtHg

Comecemos.
Dia 1 – sexta feira, 20 de março (dia de eclipse solar parcial)
Telefonema dando o alerta para o centro de comando de SJP acerca da situação do parque de caravanas da Régua (junto ao rio). Dois Leaf dispararam todos os oito postos de carga!! A minha viagem investigativa não foi suficiente acerca da potência disponível. Após testes exaustivos realizados pelo Ricardo e Vitor, em conjunto com o electricista do piquete local, chegou-se à conclusão que há condições que limitam a utilização daquele espaço. Volto a repetir o que foi dito alguns posts atrás: 25A para os primeiros três postos; 25A para os segundos três postos; e 25A para os últimos dois postos. Resumindo, três Leaf, no máximo, a carregar naquele local. E esperando que não chegue alguém entretanto… (assunto de interesse para inserir no “manifesto elétrico”).
Na primeira noite, o hotel de SJP teve duas reservas. (assunto de interesse para inserir no “manifesto elétrico” – a mobilidade eléctrica favorece a economia local) Nessa sexta, passaram a cinco os VE em SJP. Tudo a receber eletrões made in Douro.

Imagem

Dia 2 – sábado, 21 de março (o tão esperado dia VE)
8h13m. Temperatura local, 4ºC. Brrr…

Imagem

A primeira tarefa do dia foi reunir um item que entretanto terá que ser distribuído a posteriori: o prémio para a maior distância diária percorrida em VE – um pacote de biscoitos caseiros de amêndoa.

Imagem

Julgo que será para o Ricardo (RJSC) ou para o António Henriques (Magnum Cap). Terão que informar a comissão de festas acerca dos quilómetros percorridos para se poder enviar o dito prémio. À partida, será entregue em modo VE, claro.
A seguir aos biscoitos, entrei no mais recente modelo da KIA, o tão esperado SOUL EV. Aproveitei para dar uma volta à escola antes de todos os outros :D Fiz um pequeno filme.

https://youtu.be/twyKPjjt5FM?list=UU6w3 ... VdFDWOFtHg

O carro está muito bem conseguido em termos de acabamentos. É muito espaçoso e amplo. O Ricardo Ocasal (rapaz bem alto) consegue ir sentado atrás sem tocar no teto e no banco da frente. Em termos de autonomia parece que irá ultrapassar bastante o Leaf, pois se à chegada fiquei espantado com o consumo realizado com a viagem direta entre Vila Real e SJP, espantado continuei com o consumo após todas as voltas que deu antes do almoço. A média no CB registava 14kWh/100km (senhores leitores candidatos a mudar de estilo de condução, isto dá 14kWh x 0,19€/kWh = 2,66€/100km, ou então 26,6€ por 1000km percorridos, em tarifa diurna…). Pormenor interessante é o histórico que se pode consultar no CB. A estética (opinião pessoal) é muito agradável e os equipamentos nesta versão são imensos (bancos, aquecimento, arejamento, botões, funções, mostrador, consola central, etc). Mais tarde fui dar mais uma volta com a equipa DouroPower e experimentei o modo B. Até hoje ainda não experimentei o modo B da segunda geração Leaf, mas o modo B do KIA é muito forte e os vendedores de pastilhas de travões que se cuidem. Aquilo regenera muito e sente-se sem sombra de dúvidas.
Resumindo, gostei da viatura e será certamente uma opção a considerar para muita gente.
Acerca do Peugeot iON, não tive oportunidade de o experimentar, mas percebi que houve gente a relatar que é uma opção suficiente para as voltas do dia, pois existem muitas localidades até cerca de 20 ou 30km de SJP e esta viatura tem custo e características muito apelativas para essas deslocações. Quem disse que o iON leva quatro passageiros?

Imagem

A seguir, chegou a Efacec com o seu posto Home Charger com duas tomadas Mennekes de 3,7kW. A ligação do posto foi realizada na extremidade de um cabo de 30m e respetiva ficha trifásica de 32A. Portanto, com este tipo de equipamento, é viável chegar a um local onde haja tomadas trifásicas de 32A e voilá, carga pronta para dois VE. (assunto a remeter para o “manifesto elétrico”, pois bem sabemos que tomadas destas abundam por aí em muitos parque do país).

Imagem

Logo depois, a Magnum Cap chegou com dois equipamentos: um aparelho com duas tomadas Mennekes de 22kW (sim, leram bem vinte e dois kiloWatt!) e um EVSE portátil monofásico de 32A (registe-se a primeira vez que vi uma ficha industrial de 32A monofásica).
Após o António Henriques (auxiliado pelo Celestino) ter realizado as ligações de todo este manancial de equipamentos foi altura de ligar os disjuntores e deixar os eletrões fluir para dentro dos packs. Os primeiros da fila foram um Bmw i3 e o Renault Zoe que com um audível zunido apresentou a seguinte informação:

Imagem

Imagem

Imagem

Não há aqui photoshop nenhum! Para repor a carga que faltava (neste caso, 100% - 15% são 85%) o tempo previsto foi 1h10m. Dito e feito. Ainda antes da hora de almoço já o Zoe estava pronto para o desfile (enfim, gozou com todos os presentes. Não havia necessidade…). Portanto, senhores leitores interessados neste assunto dos tempos de carga, sim é possível almoçar ou lanchar e ficar com um Zoe completamente carregado. E sem recorrer a PCR (posto de carga rápida) do tamanho de uma cabine telefónica. Agora imaginem se fosse um equipamento de 44kW… Muitos pontos a favor do Zoe neste campo.
Mais tarde, surgiu o Duarte Morgado com o seu Leaf (2ª versão). Desejoso por estrear o seu cabo Mennekes de 32A. Claro que os pioneiros Leafianos ficaram todos invejosos por ver aquele “irmão” a carregar em metade do tempo do que é habitual. (A inveja é um sentimento tão feio…)
O resto da comitiva foi chegando e pelas 13h00 já havia carros, quadriciclo, motas, scooters, motona (leia-se Brammo Empulse) e bicicleta espalhadas pelo recinto escolar. Não foi necessário recorrer a todas as tomadas dos dois laboratórios e muito menos às do segundo piso. Portanto, escolas de todo o país, preparem-se, pois são locais potenciais para realizar mais encontros :D . Vejam que ainda estávamos preparados para receber mais veículos.

Imagem

Imagem

O almoço foi preparado e servido pela fantástica equipa de assistentes operacionais da Escola B/S de São João da Pesqueira. Tempos houve em que era assim: gestão local, comida de qualidade, produtos da região, pessoas satisfeitas, serviços encomendados para fora, ementa variada, etc. Atualmente, e à semelhança de muitos serviços das nossas instituições públicas temos empresas externas que… (Adiante…). Sem me cansar e tornar repetitivo, muito obrigado.

Imagem

Imagem

Almoço servido e comido. Hora de agradecimentos.
Novamente, para a posteridade, e para os que não estiveram aqui para sentir a mobilidade elétrica e toda a sua dinâmica:
• Peugeot iON, representado pela Martinauto de Viseu
• KIA Soul EV, representado pelos Irmãos Leite de Vila Real
• Vortex SBR, representada pela Gingabike
• Vortex NWR 9000, representada pela Gingabike
• Scooter EVT e Scooter Govecs 1.4, trazidas pelo Jorge Rocha (JRLab)
• Renault Twizy, cedido pela GNR de Mangualde
• Renault Zoe trazido pela Magnum Cap
• Efacec que trouxe um Home Charger com duas tomadas Mennekes de 3.7kW de potência
• Magnum Cap que trouxe um posto com duas tomadas Mennekes de 22kW de potência
• Magnum Cap que trouxe um EVSE de 32A com ficha monofásica industrial de 32A
• Câmara Municipal de São João da Pesqueira, que imprimiu os flyers e posters, proporcionou a visita ao Museu do Vinho, assim como o transporte do Twizy e dos participantes até à Ferradosa
• Câmara Municipal de Lamego que atendeu à nossa solicitação para ligar o posto Mobi.E de Lamego
• Câmara Municipal da Régua que fez deslocar um piquete até ao parque de autocaravanas para descobrir o “truque” e limitações dos carregamentos naquele local, assim como a disponibilização do outro parque de autocaravanas à entrada daquela cidade
• Caves Messias, pela pessoa do senhor António, que abriu as portas da Quinta do Cadão, respondeu às imensas questões e ainda nos permitiu a prova de um vinho generoso de 1982 pelo famoso “canado”
• Fórum NissanLeafPT
• Fórum Nova Energia
• Fórum E-Forum (Scooters elétricas)
• Fórum TeslaPortugal

A seguir, preparação das montadas e distribuição do maior número de pessoas pelos VE. Todos em direção à Praça da República, sendo o pelotão dos “elétricos” liderado pelas forças de autoridade (GNR) a bordo do Twizy. Seguido imediatamente pelos veículos de 2 rodas e no final por uma longa fila de veículos de 4 rodas. Todos sem fumo, todos sem ruído, todos movidos a eletrões a spinnar no interior dos motores elétricos e acompanhados dos seus primos, os iões de lítio (Li+), a bordo dos packs de baterias. Chegados ao local, alinhamento da praxe, fotos e vídeos com fartura e altura para ouvir da professora Graça Domingues uma excelente explicação acerca do concelho de SJP, bem como da vital importância da região demarcada do Douro. Os comentários de agradecimento pelas redes sociais têm espelhado o agrado dos presentes. Obrigado Graça!

À semelhança das nossas atas, “…a reunião decorreu com a presença de cerca de 60 participantes e alguns curiosos, 14 carros, 1 quadriciclo pesado, 9 scooters, 2 quase-scooters e 1 bicicleta (27 VE no total). Posteriormente, dirigiram-se para o Museu do Vinho de São João da Pesqueira para conhecer o espaço e respetiva exposição. No quinto andar daquele belíssimo edifício envidraçado e cheio de pormenores de madeira no seu interior, mais exatamente nas instalações do Wine Bar, houve uma prova de vinhos oferecida pela Associação Capital Douro”.

Imagem

Escolhi um rosé. Leve e refrescante. Ahhh…!
Após saída pelo piso superior do Museu do Vinho, novo embarque. Rumo: Caves Messias na Ferradosa, bem junto à margem sul do Douro. Dois pisos cheios de tonéis e balseiros gigantescos repletos de milhões de litros do líquido divino dos deuses – o vinho generoso, mundialmente conhecido como vinho do Porto. O senhor António recebeu toda a comitiva com um enorme sorriso e tivemos a oportunidade de realizar uma prova de um néctar do ano 1982.

Imagem

Imagem

O final do evento aproximava-se, e mesmo sem termos passado pelo miradouro de S. Salvador do Mundo devido à pouca luminosidade e falta de tempo, toda os presentes comungaram que neste dia a mobilidade elétrica deu mais um passo. Três segmentos da sociedade (fabricantes de veículos, fabricantes de equipamentos de carga e consumidores) estiveram reunidos abraçando a mesma causa e promovendo futuras conversas e discussões com outras pessoas amigas, conhecidas ou familiares. É aqui que podemos fazer uma analogia com um fenómeno conhecido como efeito cascata. Cada um dos presentes irá comunicar esta experiência com outras pessoas e assim sucessivamente. Os VE saíram dos stands e deram-se a conhecer em São João da Pesqueira e a partir daqui contamos com o empenho de todos para que o nosso país se torne num exemplo de mobilidade elétrica.

Imagem

Imagem

Dia 3 – 22 de março (os VE não arredam pé de São João da Pesqueira)
Mais duas dormidas em SJP.
A manhã foi chuvosa, mas deu para eu e o Jorge irmos até à barragem da Valeira sentirmos nos seus muros a vibração provocada pela passagem de muitas toneladas de água em cada minuto. Experimentem, pousem as mãos, sintam e ouçam o poder natural da água. Impressiona sentir a força da água.
Antes do almoço, tempo para uma ida ao miradouro de S. Salvador do Mundo para gravar mais umas imagens. Lembram-se da tradição das raparigas e dos nós nas giestas? Aqui fica um exemplar.

Imagem

Após mais uma prolongada refeição os últimos VE partiram.

A geração DouroPower empenhou-se em receber este encontro e até ao final do ano letivo irá levar a cabo mais iniciativas acerca de eficiência energética e sustentabilidade.

Imagem

Pretendemos: utilizar lâmpadas led, adquirir um kit de autoconsumo, e apresentar um plano de transportes alternativo, pois as bicicletas e autocarros elétricos já rolam por muitas estradas à superfície deste planeta que é de todos nós. Porque não aqui também?
Quem ainda não for “amigo” no grupo “DouroPower” do Facebook – https://www.facebook.com/groups/843986438979091/ – ainda vai a tempo de nos ajudar a ganhar pontos no concurso nacional Edp Twist 2015 (a tua energia faz a diferença). Ganhamos pontos por cada “Like” e “Partilha”. Contamos convosco e até breve.
Obrigado por terem vindo e muito DouroPower daqui para a frente!

Imagem

Imagem

(ainda em edição...)
Última edição por pafi em 25 mar 2015, 15:49, editado 2 vezes no total.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 2805
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2

Mensagem por Filipe » 25 mar 2015, 02:14

Optimo ( e CICLÓPTICO ) trabalho. Os meus parabéns para ti e todos os colaboradores, bem como a todos os participantes
do Eléctrico Evento. :D
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 2.0 - Spring Cloud - 3 K em 29 Jul 2018

Avatar do Utilizador
dmorgado
Proprietário Leaf
Mensagens: 311
Registado: 19 set 2014, 17:42
Data de fabrico: 01 jan 2017
Capacidade bateria: 81 Ah

Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2

Mensagem por dmorgado » 25 mar 2015, 08:58

PARABÉNS PAFI.
QHEREMOS MAIS! :P

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 3922
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 06 ago 2011
Capacidade bateria: 48,77Ah 10 Barras
Localização: Aveiro

Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2

Mensagem por VETL » 25 mar 2015, 11:08

pafi Escreveu:...A primeira tarefa do dia foi reunir um item que entretanto terá que ser distribuído a posteriori: o prémio para a maior distância diária percorrida em VE – um pacote de biscoitos caseiros de amêndoa.
Imagem
Julgo que será para o Ricardo (RJSC) ou para o António Henriques (Magnum Cap). Terão que informar a comissão de festas acerca dos quilómetros percorridos para se poder enviar o dito prémio. À partida, será entregue em modo VE, claro...
Bem: Eu pensava que era só uma distinção e portanto no local promovi a minha própria auto-desclassificação.
Mas perante tal prémio, acho que necessito estudar melhor o regulamento de forma a averiguar se cometi de facto alguma infracção ao mesmo.
Temos que ver bem isso... Eheheheh
:mrgreen: :twisted: :mrgreen:
:lol: :lol: :lol:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2

Mensagem por pafi » 25 mar 2015, 12:03

Celestino... sei que fizeste bem mais km que eles, mas repara no pormenor: "(...) prémio para a maior distância diária percorrida em VE (...)".
Sorry :roll:

E agora mais uma surpresa do google. Ficou giro.

https://youtu.be/Fav7LjtA1rQ
Última edição por pafi em 25 mar 2015, 12:09, editado 1 vez no total.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Responder

Voltar para “Eventos / convívios VE”