10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: 10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022

Mensagem por Arad79 » 07 jun 2022, 08:32

Um dos que não carregou em PCR foi o meu i3. A seguir entrou um kauai e carregou. Será o meu mais sensível às oscilações na rede?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: 10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022

Mensagem por mjr » 07 jun 2022, 09:02

Para carros monofásicos tínhamos 4 postos, 3 da EDP a 32A e 1 junto ao stand das cargas também a 32A. A somar a isto havia ainda ainda um pimenteiro que permitiu carregar mais 3 carros em monofásico até 16A com um EVSE portátil.

E sim, a ideia seria despachar nos PCRs os carros com monofásico, sempre que possível.

No total tinhamos instalado nos PCRs o seguinte: 50kW + 18 kW + 70kW ou 150kW (400V ou 800V) + 30kw CCS + 30 kW Chademo, num total em simultáneo para 400V de 198kW. Devido às falhas nos postos/rede ficamos com 18kW. Claro que isto fez um grande rombo e forte dor de cabeça a quem estava nas cargas no sábado e domingo (eu só estive no sábado).

O problema do i3 não tinha a ver com a rede, uma vez que a carga nem sequer se iniciava. Alguma incompatibilidade protocolar com o posto é o mais provável, já o vi a acontecer antes.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
MRider
Proprietário Leaf
Mensagens: 1353
Registado: 07 fev 2014, 00:20
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: 10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022

Mensagem por MRider » 07 jun 2022, 11:15

E o que aconteceu com o PCR com bateria de 90 kWh acoplada que fazia milagres.
Nesta situação a bateria deveria estabilizar a rede instável, ou estou a ver mal a coisa?

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2951
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: 10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022

Mensagem por Nonnus » 07 jun 2022, 11:50

Ele estava lá mas não vi nenhum carro agarrado a ele.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: 10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022

Mensagem por mjr » 07 jun 2022, 18:38

O PCR com a bateria de 120kW.h (pelo menos foi o que me disseram lá que ele tinha) dava um erro qualquer, e não tivemos suporte técnico durante o evento. Atenção que esse posto não pode funcionar sem rede, a bateria dá apoio mas não pode alimentar sozinha o sistema.

Na sexta-feira carregou um TM3 e um Ioniq 28 a 70kW, sem problemas...

O PCR da Efacec, que estava planeado ser o Workhorse como o foi na Figueira, também dava erro após iniciar a carga, por desequilíbrio entre fases. Só esse permitiria um CCS e um Chademo em paralelo, a 30kW cada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Giugiaro
Mensagens: 28
Registado: 14 out 2021, 18:04
Data de fabrico: 01 jan 2015
Capacidade bateria: 22kWh, SOH 98%
Localização: Valongo

Re: 10.º Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Setúbal. 4 e 5 de junho 2022

Mensagem por Giugiaro » 08 jun 2022, 09:56

Tendo em conta que este passado fim-de-semana já tinha outro compromisso nos mesmo dias do ENVE (O MiniMo | Encontro Nacional de Modelismo Ferroviário, no Entroncamento, de olho no simulador ferroviário do Museu Nacional Ferroviário) não me deu pachorra para ir todo o caminho para Setúbal.

Ainda assim, mesmo que fosse eu faria a viagem de comboio, tendo em conta a distância.
Menos complicado e também (para mim) significativamente mais barato.

Quanto à questão dos carregamentos, acho que um aviso legal a avisar para a aplicação experimental do PCR teria sido melhor, de forma a baixar as expectativas e evitar transtornos como o que aconteceu neste fim-de-semana. Nada melhor que mudar o tom para uma postura mais defensiva para que as pessoas não sejam apanhadas despercebidas no evento e venham devidamente preparadas com alternativas.

Já lidei com coisas igualmente estranhas, como o VLG 90001 a recusar-se a carregar mais que 0.01kWh com o cartão CEME da EDP, mas fazendo-o sem problemas com a Via Verde Electric. Há coisas assim...
Imagem

Responder

Voltar para “Eventos / convívios VE”