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Re: IKEA Matosinhos - Porto

Enviado: 17 out 2016, 16:08
por RJSC
rimsilva Escreveu: Faz sentido estes postos com 22kwh só para estes carros? Para a maioria dos carros é mais importante os posto do tipo chademo e CCS...
Os fabricantes dos carros é que deviam mandar todos com carregador de 22kW pelo menos como opção!
Um posto AC 22kW custa só mais uns 100€ que um de 7.4kW.
A única diferença é ligar os 2 fios que faltam na tomada mennekes, e mudar o contador de energia e o contactor de monofásico para trifásico.

Para um posto DC (chademo/ccs) são 30000€ ou 40000€ a mais por posto porque é preciso meter dentro do posto um carregador e as fichas chademo e ccs em vez de custarem 120€ como as mennekes custam uns 1700€ cada.

Re: IKEA Matosinhos - Porto

Enviado: 17 out 2016, 16:12
por rimsilva
BECOOL Escreveu:
Sim tem, são 11 kW.
Dependendo da opção, é possível carregar o seu BMW i3 com 80% da sua capacidade de carga total em menos de três horas. Isto é possível graças à capacidade de carregamento particularmente elevada da nova BMW i Wallbox de 11 kW para o BMW i3 (94 Ah).

http://www.bmw.pt/pt/all-models/bmw-i/i ... mento.html


Talvez com as futuras células de 120 Ah em 2018 venha um carregador de 22 kW...
Não sei se estou a perceber, desculpem a minha ignorância, isto quer dizer que mesmo assim só carrega a 11kwh? Ou seja dos 0% aos 100% precisa de 3h? Pensava que nos postos do Ikea de 22kwh seria mais rápido (1h30h para os 100%)

Nesse caso a diferença para a velocidade do carregamento, entre os 2 i3, já será muito menor (11kW vs 7.4 Kw), é isso?

Obrigado
RJSC Escreveu: Os fabricantes dos carros é que deviam mandar todos com carregador de 22kW pelo menos como opção!
Um posto AC 22kW custa só mais uns 100€ que um de 7.4kW.
A única diferença é ligar os 2 fios que faltam na tomada mennekes, e mudar o contador de energia e o contactor de monofásico para trifásico.

Para um posto DC (chademo/ccs) são 30000€ ou 40000€ a mais por posto porque é preciso meter dentro do posto um carregador e as fichas chademo e ccs em vez de custarem 120€ como as mennekes custam uns 1700€ cada.
OK, faz todo o sentido.

Não tenho a noção destes custos dos equipamentos e como são muito raros os de 22kw, pensava que estariam mais próximos dos de 22kw com as tomadas que referi (seria mais pela potencia disponibilizada).

É uma realidade o comentário relativamente aos fabricantes, é que um carro com menos autonomia é penalizado 2x, na capacidade e nos tempos de carga!

Re: IKEA Matosinhos - Porto

Enviado: 17 out 2016, 16:19
por BECOOL
VETL Escreveu:BECOOL: Os novos ZOE com pack de 41kWh, continuam a carregar no máximo apenas a 22kW em AC?

Há dois modelos, o R90 e o Q90. O R90 é mais eficiente e carrega no máximo a 22 kW, enquanto o Q90 é menos eficiente e carrega no máximo a 43 kW.

Exactamente o mesmo que acontece actualmente com o Zoe R240 e o Q210.


Carregar a bateria de 41 kWh com o Q90 sai um balúrdio ao fim de uns tempos. O R90 é de longe a melhor opção.

Re: IKEA Matosinhos - Porto

Enviado: 17 out 2016, 16:25
por BECOOL
rimsilva Escreveu: Não sei se estou a perceber, desculpem a minha ignorância, isto quer dizer que mesmo assim só carrega a 11kwh? Ou seja dos 0% aos 100% precisa de 3h? Pensava que nos postos do Ikea de 22kwh seria mais rápido (1h30h para os 100%)

Nesse caso a diferença para a velocidade do carregamento, entre os 2 i3, já será muito menor (11kW vs 7.4 Kw), é isso?

Obrigado

A velocidade de carregamento é limitada pela parte mais fraca, pode ser o carregador do carro ou o posto EVSE. No caso do EVSE ser de 22 kW, mas o carregador do carro ser de 11 kW, o carregamento é feito a 11 kW.


PS: atenção que kW é uma medida de potência e kWh é de capacidade, não são a mesma coisa.

Re: IKEA Matosinhos - Porto

Enviado: 17 out 2016, 16:34
por VETL
BECOOL Escreveu:
VETL Escreveu:BECOOL: Os novos ZOE com pack de 41kWh, continuam a carregar no máximo apenas a 22kW em AC?

Há dois modelos, o R90 e o Q90. O R90 é mais eficiente e carrega no máximo a 22 kW, enquanto o Q90 é menos eficiente e carrega no máximo a 43 kW.

Exactamente o mesmo que acontece actualmente com o Zoe R240 e o Q210.


Carregar a bateria de 41 kWh com o Q90 sai um balúrdio ao fim de uns tempos. O R90 é de longe a melhor opção.
Obrigado.
Ainda hei-de ter um VE com carregamento trifásico.
Mas ainda não é desta...

Re: IKEA Matosinhos - Porto

Enviado: 17 out 2016, 17:00
por mjr
Nos postos AC monofásicos de 32A o novo i3 com carregador trifásico carrega a 16A ou a 32A?

Re: IKEA Matosinhos - Porto

Enviado: 17 out 2016, 17:08
por BECOOL
mjr Escreveu:Nos postos AC monofásicos de 32A o novo i3 com carregador trifásico carrega a 16A ou a 32A?
Carrega a 32 A como acontece nos Tesla europeus.
A capacidade de carregamento é de 7,4 kW com um cabo monofásico e de 11 kW com um cabo trifásico. Desta forma poderá carregar o seu BMW i3 com 80% da capacidade de carga total em menos de 3 horas. O processo de carregamento torna-se mais rápido e fácil do que com o cabo fornecido de série.

Em monofásico os carregadores trabalham em paralelo, aumentado a corrente :)


http://www.bmw.pt/pt/all-models/bmw-i/i ... mento.html

Re: IKEA Matosinhos - Porto

Enviado: 17 out 2016, 17:10
por mjr
Muito bom, o melhor dos dois mundos.

Re: IKEA Matosinhos - Porto

Enviado: 17 out 2016, 17:20
por Fil
Os Teslas europeus para carregarem a 32A monofásico tinham de ter dual chargers, ou usar o UMC (evse da Tesla) com adaptador, ou alterar o cabo mennekes. Temos esse exemplo aqui no fórum ;)

Re: IKEA Matosinhos - Porto

Enviado: 17 out 2016, 17:31
por rimsilva
BECOOL Escreveu:
mjr Escreveu:Nos postos AC monofásicos de 32A o novo i3 com carregador trifásico carrega a 16A ou a 32A?
Carrega a 32 A como acontece nos Tesla europeus.
A capacidade de carregamento é de 7,4 kW com um cabo monofásico e de 11 kW com um cabo trifásico. Desta forma poderá carregar o seu BMW i3 com 80% da capacidade de carga total em menos de 3 horas. O processo de carregamento torna-se mais rápido e fácil do que com o cabo fornecido de série.
O meu também carrega a 32A em monofásico.

Já tinha lido essa info no site da BMW para perceber se além do cabo (que me foi falado pelo tal proprietário de um i3 de 33kW), também a tomada do carro seria diferente, mas já não me lembrava dos 11kW.

Em conclusão, o novo i3 também não aproveita toda a capacidade do posto de 22kW, correcto?