Câmara Municipal de Lisboa tira sinalização dos Postos de Ca

RJSC
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Câmara Municipal de Lisboa tira sinalização dos Postos de Ca

Mensagem por RJSC » 08 mar 2014, 04:32



CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA TIRA SINAIS DOS POSTOS DE ABASTECIMENTO DOS CARROS ELÉCTRICOS

31 Janeiro, 2014

Era uma das bandeiras de José Sócrates. O actual governo não lhe achou tanta piada e decidiu abandoná-la. A degradação e o abandono dos postos de carregamento dos veículos eléctricos levam António Costa a mandar retirar a sinalização e os lugares reservados. Para dar espaço ao estacionamento convencional.
 

A rede de postos de abastecimento dos carros eléctricos está quase ao abandono. A Câmara Municipal de Lisboa (CML) decidiu, por isso, começar a retirar a sinalização vertical junto aos mesmos, permitindo que todos os automobilistas estacionem nos lugares que, supostamente, seriam reservados ao carregamento deste género de veículos. “Os lugares de estacionamento são um bem precioso”, argumentou António Costa, na reunião pública de executivo, da última quarta-feira. O presidente da autarquia havia sido questionado sobre a situação da rede de abastecimento pelo vereador João Gonçalves Pereira, do CDS-PP, através da apresentação de uma moção.

Gonçalves Pereira diz que “é hoje notório que a rede de abastecimento carece de uma manutenção cuidada e urgente, sendo muitos os casos de postos de abastecimento eléctricos na cidade de Lisboa que estão em mau estado de conservação, vandalizados ou mesmo desligados, avariados, sem funcionar”. Na moção – que, de forma inédita e tal como outra referente à integração de técnicos de acção social nas equipas das Unidades de Intervenção Territorial, não foi sujeita a votação por recusa de António Costa -, o vereador centrista critica ainda o facto de os lugares reservados para o carregamento de veículos eléctricos estarem “recorrentemente ocupados por outro tipo de veículos, inviabilizando o carregamento das viaturas [eléctricas]”.

O eleito pelo CDS-PP considera que se está “perante estacionamento abusivo e ilegal, mas muito do qual é da responsabilidade do município, uma vez que não colocou junto aos postos de abastecimento a sinalização vertical adequada”, o que “inviabiliza também acções de fiscalização por parte das forças de segurança, tornando a rede ainda mais inoperacional”. De seguida, o documento elenca treze casos concretos de “irregularidades” detectadas pelo gabinete do vereador, entre ausência de sinalização vertical ou a inoperacionalidade do posto. Por isso, a moção pede à câmara que faça uma lista detalhada dos postos existentes, do seu estado de funcionamento e conservação e ainda da existência, ou não, da respectiva sinalização. E onde ela não exista, que passe a existir.

A moção pede ainda à CML que “faça chegar à empresa MOBI.E as anomalias detectadas para que, em articulação com a mesma empresa, se proceda à reparação e normalização dos respectivos postos de carregamento”. A MOBI.E é a entidade, sob tutela do Ministério da Economia, criada pelo governo de José Sócrates, para gerir a Rede Nacional de Mobilidade Eléctrica – aquela que foi, precisamente, uma das bandeiras do anterior executivo socialista, integrada no Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética. Mas a sua actividade encontra-se praticamente suspensa, por decisão do actual governo em não prosseguir a mesma estratégia, nomeadamente de manutenção e alargamento da rede de 1300 pontos de carregamento normal e 50 de carregamento rápido em espaços de acesso público.

Tudo sonhos de um passado recente – um futuro que já é pretérito. Sem que se saiba ainda o que vai suceder neste campo. O actual secretário de Estado da Energia, Rui Trindade, disse, a 18 de Outubro de 2012, que, em vez da rede de abastecimento através dos postos já instalados, o caminho passaria por promover o carregamento dos veículos “nos escritórios, nos centros comerciais e nas nossas casas”, por ser “menos caro”. Garantia ainda que isso “não significa que se é contra o veículo eléctrico”. Certo é que o sítio e a página de facebook da MOBI.E estão sem actividade visível desde há um ano. E, mais importante que isso, a rede de postes de fornecimento de energia apresenta sinais de deterioração e abandono.

Uma situação denunciada por António Costa, na reunião de quarta-feira, antes de se recusar a levar a moção do vereador do CDS-PP a votação. “Temos tirado a sinalização vertical dos postos de abastecimento dos veículos eléctricos, porque a MOBI.E tem desinvestido na rede. Ao que que parece, e por decisão deste governo, está adormecida”, disse o presidente da câmara. “Não vou reservar lugares que não servem para nada e não se destinam ao fim para que estavam destinados. Seria estar a roubar espaço para o estacionamento, que é um bem escasso”, rematou o autarca. Apesar disso, na página da autarquia faz-se a promoção desta rede e garante-se mesmo que, em Lisboa, “existem na via pública cerca de 500 postos de carregamento lento”.
In: http://ocorvo.pt/2014/01/31/camara-tira ... lectricos/

:shock: Estamos a andar para trás.
Mesmo numa autarquia dirigida por elementos favoráveis aos governos Sócrates, em vez de se reforçar a fiscalização e punição aos infratores, remove-se a sinalização.
Última edição por RJSC em 08 mar 2014, 13:25, editado 1 vez no total.

Orlando
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Re: Câmara Municipal de Lisboa tira sinalização dos Postos d

Mensagem por Orlando » 08 mar 2014, 08:32

E quem tem culpa, quem é?
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Re: Câmara Municipal de Lisboa tira sinalização dos Postos d

Mensagem por santanamos » 08 mar 2014, 09:46

Que grand'a cambalhota à rectaguarda! :o agora é que o antónio costa me desiludiu!
Havemos de ser a única cidade sem postos, bah :(

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Re: Câmara Municipal de Lisboa tira sinalização dos Postos d

Mensagem por Malm » 08 mar 2014, 17:34

Não acham que está na hora de fazer alguma coisa? Então o António Costa quer mais carros a combustível na cidade? Quer a cidade mais poluída? Quer prejudicar a saúde dos lisboetas? Não seria o correto promover a utilização das viaturas elétricas? Em vez de procurarem acelerar o tempo, para se viver melhor, estão a ajudar a atrasar o tempo :( .
Última edição por Malm em 08 mar 2014, 19:40, editado 1 vez no total.
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Re: Câmara Municipal de Lisboa tira sinalização dos Postos d

Mensagem por Flyer » 08 mar 2014, 19:25

Se eu tivesse alguns €€€€, mais ou menos substanciais, fazia uma proposta ao estado de compra de toda a rede. Só a iniciativa privada pode salvar este projecto. Penso que como os postos estão, deveria ser fácil negociar um bom preço. E dois empregados bastariam para manter a rede; Eu sei que ainda não é rentável mas em breve as coisas devem alterar-se. Com os tais postos de carga rápida bem instalados (que andam por aí), não seria dificil começar a ter mais vendas de automóveis para rentabilizar a rede.
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Re: Câmara Municipal de Lisboa tira sinalização dos Postos d

Mensagem por Flyer » 08 mar 2014, 20:15

Malm Escreveu:Não acham que está na hora de fazer alguma coisa? Então o António Costa quer mais carros a combustível na cidade? Quer a cidade mais poluída? Quer prejudicar a saúde dos lisboetas? Não seria o correto promover a utilização das viaturas elétricas? Em vez de procurarem acelerar o tempo, para se viver melhor, estão a ajudar a atrasar o tempo :( .
Outra solução seria criar uma espécie de lobby nosso que entrasse em contacto com a PRIO, tentando sensibilizá-los para a compra da rede. Afinal de contas é a única empresa que me parece mais interessada em complementar a sua oferta petrolifera com a parte eléctrica. Seria um negócio, talvez pouco rentável de inicio mas as despesas não são muitas pois já têm o seu pessoal de manutenção que poderia dar atenção á rede eléctrica.
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hsanchez
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Re: Câmara Municipal de Lisboa tira sinalização dos Postos d

Mensagem por hsanchez » 08 mar 2014, 20:21

Poderíamos começar por fazer um Grande Encontro de Veículos Eléctricos em Lisboa, com bastante visibilidade e um desfile pela cidade.

Desde 2012, Museu da Electricidade, que não se faz nada em Lisboa.

Se nada fizermos, não nos podemos queixar.

Deixo a sugestão, devemos mostrar que existimos.

Saudações Eléctricas,

hsanchez
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Re: Câmara Municipal de Lisboa tira sinalização dos Postos d

Mensagem por Malm » 08 mar 2014, 21:06

hsanchez Escreveu:Poderíamos começar por fazer um Grande Encontro de Veículos Eléctricos em Lisboa, com bastante visibilidade e um desfile pela cidade.

Desde 2012, Museu da Electricidade, que não se faz nada em Lisboa.

Se nada fizermos, não nos podemos queixar.

Deixo a sugestão, devemos mostrar que existimos.

Saudações Eléctricas,

hsanchez

Sim, juntavamos-nos todos em Lisboa e cada um parava, há mesma hora e minuto, nos 60 e tais locais onde há postos. Não deixávamos um único local de Lisboa onde há um posto sem um carro elétrico parado a carregar (a carregar se for possível). Depois fazíamos um desfile. (não digo um em cada tomada porque se já não acredito que seja possível juntar 60 e tal...) Provávamos que os sinais, pelo menos naquele momento, eram todos necessários.

Se acharem boa ideia, começamos já a lista: (http://www.apve.pt/upload/docs/lista_postos.pdf)
1 - Malm (LSB 00031 - Rua Ferando Pessoa)
2 -
3 - ....

Pode ser que peguem na ideia no Novaenergia. Com as motas até poderíamos pensar em pôr um carro e uma mota em cada posto.
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Re: Câmara Municipal de Lisboa tira sinalização dos Postos d

Mensagem por ledve » 08 mar 2014, 23:33

para mim so tenho duas coisas a dizer.
1- é um mau exemplo que é dado pela capital de portugal, se nos outros conselhos seguirem o exemplo ainda ficaremos pior. está é na hora mas é de colocar mais carregadores lentos e rapidos por todo o portugal e aqueles que estao instalados terem manutenção e formarem uma rede eletrica em condiçoes.
2- é vergolhoso.

joaoop
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Re: Câmara Municipal de Lisboa tira sinalização dos Postos d

Mensagem por joaoop » 09 mar 2014, 14:12

boa tarde
por direito civil temos direito a uma reuniao com o presidente da camara de lisboa ou outra camara,poderiamos nos juntar todos e marcar a reuniao para abordar o assunto. Tambem nao vamos fechar as bombas de combustivel porque varias partes do dia nao se encontra ninguem a abastecer.
Poderiamos barricar a saida da casa do antonio costa(se alguem souber onde é) porque ficamos sem bateria.
2 anos e 3 meses 10 barras e 65000 kms, 12 Setembro 2015

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