Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
De facto são chatos estes problemas que têm assolado os Kia/Hyundai. Ainda não tiveste o clássico do motor/caixa?
Em relação ao andamento: impressionante.
Em relação ao andamento: impressionante.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
- Mensagens: 99
- Registado: 10 nov 2021, 23:35
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 67kWh
Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Tenho sido afortunado e não tenho problema de motor e caixa.BrunoAlves Escreveu: ↑19 jan 2023, 18:00De facto são chatos estes problemas que têm assolado os Kia/Hyundai. Ainda não tiveste o clássico do motor/caixa?
Em relação ao andamento: impressionante.
Em breve dou mais novidades pois hoje recebi um contacto para fazer uma visita a Kia para verem estes pequenos problemas do cinto etc em garantia.
-
- Mensagens: 99
- Registado: 10 nov 2021, 23:35
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 67kWh
Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Uma nota curiosa cerca de fazer Uber/Motorista com veiculo a Diesel ja Pago VS Electrico a leasing
Super-vantagens do electrico :
- trabalho as horas legais e dignas, com descanso de 2 dias ao fim de semana, antigamente era impensável parar ao fim de semana porque é mais rentável.
-Mais rendimento e lucro €€€€ para a mesma facturação.
-Menos stress
-o bi-horario das 22h as 8h obriga-me a descansar, nada de ir bater papo a praceta da vila depois de jantar com os outros uber e fazer umas viagens extra.
-entre percurso A e B sou muito mais rápido no electrico, parar, arrancar e chegada ao destino final, nos semáforos estão sai-se sempre na frente.
-Mais tempo em familia
-Mais qualidade de vida e agora com tempo e espaço para hobby.
-Muitos cliente ainda ficam de boca aberta quando questionam o e-niro, e eu lhe digo que é totalmente electrico, tem 500km de autonomia e gasta 1.50€/100km
e depois faço Xeque-Mate e mostro-lhe a bateria a 100% no car scanner e o consumo global no sprinmonitor
Estive a reler todo o diario de bordo desde que comprei o E-Niro reduzi bastante as horas ao volante porque a poupança no combustível e manutenções são enormes e isso da uma estabilidade financeira tremenda.
Super-vantagens do Diesel :
Ar condicionado ou aquecimento sempre ligado
Super-vantagens do electrico :
- trabalho as horas legais e dignas, com descanso de 2 dias ao fim de semana, antigamente era impensável parar ao fim de semana porque é mais rentável.
-Mais rendimento e lucro €€€€ para a mesma facturação.
-Menos stress
-o bi-horario das 22h as 8h obriga-me a descansar, nada de ir bater papo a praceta da vila depois de jantar com os outros uber e fazer umas viagens extra.
-entre percurso A e B sou muito mais rápido no electrico, parar, arrancar e chegada ao destino final, nos semáforos estão sai-se sempre na frente.
-Mais tempo em familia
-Mais qualidade de vida e agora com tempo e espaço para hobby.
-Muitos cliente ainda ficam de boca aberta quando questionam o e-niro, e eu lhe digo que é totalmente electrico, tem 500km de autonomia e gasta 1.50€/100km
e depois faço Xeque-Mate e mostro-lhe a bateria a 100% no car scanner e o consumo global no sprinmonitor
Estive a reler todo o diario de bordo desde que comprei o E-Niro reduzi bastante as horas ao volante porque a poupança no combustível e manutenções são enormes e isso da uma estabilidade financeira tremenda.
Super-vantagens do Diesel :
Ar condicionado ou aquecimento sempre ligado
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 566
- Registado: 20 abr 2018, 11:43
- Data de fabrico: 01 jun 2015
- Capacidade bateria: 24Kw
Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
É um prazer ler o teu Diário, obrigado por toda a experiencia trazida no uso intensivo, é incrível, Muitos Parabéns e Obrigado.
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms
2º Ano Eléctrico - 22.500kms
3º Ano Eléctrico - 16.000kms
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
1º Ano Eléctrico - 21.000kms
2º Ano Eléctrico - 22.500kms
3º Ano Eléctrico - 16.000kms
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Sem dúvida.
Só uma coisa em relação ao car scanner estar a 100%, não acredito que a bateria tenha 0% de degradação. Há-de ter alguma, mas mínima.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
-
- Mensagens: 99
- Registado: 10 nov 2021, 23:35
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 67kWh
Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Actualizando este diario de Bordo
Neste momento o Kia E-niro tem 220.379km em praticamente 2 anos de utilização
Condução ECO mode
Regeneração OFF
Media 350km/dia
Manutenção :
o aluminio do dashboard começou a descascar no lado do pax , suspeito de algum químico de limpeza que utilizei.
Pneus:
4 x Michelin Primacy-E
Sem duvida o pneu mais silencioso e confortável que ja tive no E-Niro, as reviews não lhe dão muito credito no aquaplaning e/ou chuva, mas a minha condução é feita em ECO.
Os consumos com estes pneus desceram para 13,2kWh de media para o mesmo tipo de condução, anteriormente andava nos 13.6kWh
Carregamento EVSE do APR (ca do forum )
A par do E-Niro, esta Box EVSE e a sua electronica assim como engenheiro que a concebeu estão de parabens, todos os dias a carregar sem qualquer falha.
É material do AÇO, feito para durar.
E parece que ele agora tem umas de exterior que me deixaram com os olhos em bico....
viewtopic.php?f=78&t=7197
Teste de Bateria:
Apos uma trocas de ideias com outros utilizadores e algum cepticismo quanto a degradação da bateria do Kia E-Niro fiz um teste de bateria até 1%, no dia seguinte o State of Health desceu para 99.8%
As 98 células do pack continuam todas com a mesma voltagem, 100% - 4.14V e 1% - 3.12V
PRE-TESTE BATERIA
BMS state of health 100%
BMS state of display 100%
BMS state of charge 96.5%
Bateria utilizável : 64kWh SK INNOVATION NMC622
Software leitura OBD CAR SCANNER PRO
Carreguei a viatura até 100% e tomei nota dos valores de energia acumulada em kWh e os valores de energia de carga/regeneraçao em kWh
Saida: BMS SOC 96,5%
Energia acumulada descarregada 44125 kWh
Chegada: BMS SOC 1.5%
Energia acumulada descarregada 44206 kWh
Total : 81 kWh
Saida: BMS SOC 96.5%
Energia acumulada regenerada 45048kWh
Chegada : BMS SOC 1.5%
Energia acumulada regenerada 45065kWh
Total: 17kWh
Totais finais : 81 kWh - 17kWh = 64kWh
Tamanho util medido da bateria 64kWh + BMS 1.5% SOC
Carregamento
No mesmo dia em que cheguei a 1% deixei a carregar toda a noite até 100% em AC 32A
Carregamento BMS SOC 1.5% ate BMC SOC 96.5%
A EVSE indica :
95% de carregamento
63.71 kWh na bateria
67.77 kWh na tomada da EVSE
O Shelly 69.28 kWh no quadro parcial a cerca de 12m da EVSE
E deveram ser mais 12m até ao quadro principal da qual não tem medidor.
Os numeros que me parece totalmente correctos levando em linha de conta os valores das percas de energia, uma vez que a instalação tem 25m com cabo de 6mm + cabo carregamento de 10m desde o EVSE ate ao carro.
Nas 24 horas aos ter feito o teste e quando tinha uma carga de 28% o state of heath começou a indicar 99.8%
As leituras da BMS a estarem correctos deixa-me expectável quanto tempo vai durar este pack de bateria...ainda tem apenas 2 anos, espero que dure muitos mais.
Nota: os meus hábitos de carregamento são desde 20% ate 100% diariamente, presumo que pack de células estivesse minimamente calibrado, antes e depois do teste.
Neste momento o Kia E-niro tem 220.379km em praticamente 2 anos de utilização
Condução ECO mode
Regeneração OFF
Media 350km/dia
Manutenção :
o aluminio do dashboard começou a descascar no lado do pax , suspeito de algum químico de limpeza que utilizei.
Pneus:
4 x Michelin Primacy-E
Sem duvida o pneu mais silencioso e confortável que ja tive no E-Niro, as reviews não lhe dão muito credito no aquaplaning e/ou chuva, mas a minha condução é feita em ECO.
Os consumos com estes pneus desceram para 13,2kWh de media para o mesmo tipo de condução, anteriormente andava nos 13.6kWh
Carregamento EVSE do APR (ca do forum )
A par do E-Niro, esta Box EVSE e a sua electronica assim como engenheiro que a concebeu estão de parabens, todos os dias a carregar sem qualquer falha.
É material do AÇO, feito para durar.
E parece que ele agora tem umas de exterior que me deixaram com os olhos em bico....
viewtopic.php?f=78&t=7197
Teste de Bateria:
Apos uma trocas de ideias com outros utilizadores e algum cepticismo quanto a degradação da bateria do Kia E-Niro fiz um teste de bateria até 1%, no dia seguinte o State of Health desceu para 99.8%
As 98 células do pack continuam todas com a mesma voltagem, 100% - 4.14V e 1% - 3.12V
PRE-TESTE BATERIA
BMS state of health 100%
BMS state of display 100%
BMS state of charge 96.5%
Bateria utilizável : 64kWh SK INNOVATION NMC622
Software leitura OBD CAR SCANNER PRO
Carreguei a viatura até 100% e tomei nota dos valores de energia acumulada em kWh e os valores de energia de carga/regeneraçao em kWh
Saida: BMS SOC 96,5%
Energia acumulada descarregada 44125 kWh
Chegada: BMS SOC 1.5%
Energia acumulada descarregada 44206 kWh
Total : 81 kWh
Saida: BMS SOC 96.5%
Energia acumulada regenerada 45048kWh
Chegada : BMS SOC 1.5%
Energia acumulada regenerada 45065kWh
Total: 17kWh
Totais finais : 81 kWh - 17kWh = 64kWh
Tamanho util medido da bateria 64kWh + BMS 1.5% SOC
Carregamento
No mesmo dia em que cheguei a 1% deixei a carregar toda a noite até 100% em AC 32A
Carregamento BMS SOC 1.5% ate BMC SOC 96.5%
A EVSE indica :
95% de carregamento
63.71 kWh na bateria
67.77 kWh na tomada da EVSE
O Shelly 69.28 kWh no quadro parcial a cerca de 12m da EVSE
E deveram ser mais 12m até ao quadro principal da qual não tem medidor.
Os numeros que me parece totalmente correctos levando em linha de conta os valores das percas de energia, uma vez que a instalação tem 25m com cabo de 6mm + cabo carregamento de 10m desde o EVSE ate ao carro.
Nas 24 horas aos ter feito o teste e quando tinha uma carga de 28% o state of heath começou a indicar 99.8%
As leituras da BMS a estarem correctos deixa-me expectável quanto tempo vai durar este pack de bateria...ainda tem apenas 2 anos, espero que dure muitos mais.
Nota: os meus hábitos de carregamento são desde 20% ate 100% diariamente, presumo que pack de células estivesse minimamente calibrado, antes e depois do teste.
Última edição por EVUber em 22 out 2023, 16:17, editado 1 vez no total.
-
- Mensagens: 99
- Registado: 10 nov 2021, 23:35
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 67kWh
Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Recentemente encontrei esta conta no YT do EV ROAD TRIPS com quase 200.000 subscritores
Teve uma pequena novela com a troca de um modulo/celula no seu Kia E-niro 2020 e também ja vai com +150.000km
https://www.youtube.com/watch?v=3PMQnxdt4Jo
Esta conta do YT também faz parte de um projecto EVDASH no GitHub para uma leitura da BMS e possibilidade de registo de dados durante meses...
https://github.com/nickn17/evDash
Um projecto que me sinto tentado a fazer
Teve uma pequena novela com a troca de um modulo/celula no seu Kia E-niro 2020 e também ja vai com +150.000km
https://www.youtube.com/watch?v=3PMQnxdt4Jo
Esta conta do YT também faz parte de um projecto EVDASH no GitHub para uma leitura da BMS e possibilidade de registo de dados durante meses...
https://github.com/nickn17/evDash
Um projecto que me sinto tentado a fazer
-
- Mensagens: 99
- Registado: 10 nov 2021, 23:35
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 67kWh
Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Embora utilize maioritariamente a APP carscanner devido a sua leitura gráfica simples e pratica, também ligo periodicamente a APP evwatchdog para actualizar o servidor e comparar com outros utilizadores.
E que também gosto de observar como os outros veículos se estão a sair.
Aqui ficam alguns prints da pagina, embora existam muito mais dados.
Degradação da bateria entre 118 veículos
Modelo de veículos Registados
Voltagem minima e maxima das Células e a sua diferença, assim como a temperatura minima e maxima atingida.
Temperatura maxima e minima do pack de bateria ao longo do tempo
State of Heath ao longo do tempo, assim como State of charge máximo e mínimo
E que também gosto de observar como os outros veículos se estão a sair.
Aqui ficam alguns prints da pagina, embora existam muito mais dados.
Degradação da bateria entre 118 veículos
Modelo de veículos Registados
Voltagem minima e maxima das Células e a sua diferença, assim como a temperatura minima e maxima atingida.
Temperatura maxima e minima do pack de bateria ao longo do tempo
State of Heath ao longo do tempo, assim como State of charge máximo e mínimo
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2482
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
EVUber nessas imagens o EVSE nao está a receber dados do medidor de energia, podes configurar o shelly para anunciar os consumos da casa. Para além disso estás a usar uma cena "quick charge" que serve para dar um cheirinho de carga no carro no momento, sendo que quando essa sessão de carga termina o EVSE é automaticamente reconfigurado para a cena que estava antes - uma espécie de rapidinha - quick charge... escolha um bocado infeliz da minha parte .... a sorte é que sem medidor de energia nada disso funciona e o EVSE carrega com os dados que tem.
-
- Mensagens: 99
- Registado: 10 nov 2021, 23:35
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 67kWh
Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Outro update este mais relevante
Testei o meu OBD e APP num Kia E-niro de 2020 com 80.000km e tinha intenção de comparar um parâmetro chamado "deterioração minima" pois bem este Kia tinha 100% de SOH e "deterioração minima" de 0%.
Ja tinha visto em outros forums deterioração minima de 0% com SOH de 100%
O Meu E-niro acho que gosta é de ser carregado a 100%
Desde que a semana passada que o passei a carregar até 80% e perdeu mais 1%
As células continuam com voltagem igual.
Curioso que os parâmetros anteriores eram :
SOH 99.8%
Deterioração 3.4%
Os novos valores agora são
SOH 98.8
Deterioração 4.4%
Este valores a baterem certo teríamos 103.2% de bateria a corresponder a 67kWh de bateria do pack
Testei o meu OBD e APP num Kia E-niro de 2020 com 80.000km e tinha intenção de comparar um parâmetro chamado "deterioração minima" pois bem este Kia tinha 100% de SOH e "deterioração minima" de 0%.
Ja tinha visto em outros forums deterioração minima de 0% com SOH de 100%
O Meu E-niro acho que gosta é de ser carregado a 100%
Desde que a semana passada que o passei a carregar até 80% e perdeu mais 1%
As células continuam com voltagem igual.
Curioso que os parâmetros anteriores eram :
SOH 99.8%
Deterioração 3.4%
Os novos valores agora são
SOH 98.8
Deterioração 4.4%
Este valores a baterem certo teríamos 103.2% de bateria a corresponder a 67kWh de bateria do pack