Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

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Nonnus
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 27 jul 2024, 19:26

Hoje foi dia de auto-estrada.

Entrei na auto estrada com média de 13.8kWh, CCA 125km/h cheguei ao destino com média 13.9kWh. Pelo meio ainda andei um bocado a 180km/h :shock: pois queria ver quanto o carro dava.

Viagem de regresso entrei na auto-estrada com média 13.9kWh, CCA 125km/h cheguei a casa com média de 14kWh.

Eu já tinha experimentado o CCA numa estrada com radar velocidade média de 70km/h, e se a 70km/h acho que funciona bastante bem, em auto-estrada a 125km/h não funciona tão bem porque o carro vai sempre a fazer pequenas correções na direção.

Com lane Assist o carro não toma conta da condução a não ser quando nos chegamos perto de uma das linhas, com o CCA o carro tomada conta da condução o tempo todo. Embora seja sempre necessário ter as mãos no volante quem conduz é o carro.
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por ricardopereira » 28 jul 2024, 23:41

Nonnus Escreveu:
19 jul 2024, 07:26
...Só desliga em cima da ponte 25 de abril na faixa de metal, porque o carro detecta o comboio quando vem de frente e o carro trava a fundo 🤦

Isto prova que a condução autónoma ainda está longe da perfeição. Alguém tem conhecimento se nos Tesla com condução autónoma isto também acontece?
Pelos vistos é mal geral. A minha tia tem um Toyota e já lhe aconteceu o mesmo na ponte.

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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 01 ago 2024, 18:29

A semana passada consegui falar com AMatoscar em Évora para pedir orçamento para a revisão. Foi-me perguntado de que cor era o liquido de refrigeração da bateria. O meu é azul.

Fiquei a espera do orçamento mas pela demora hoje voltei a telefonar a perguntar o porquê da demora em obter o orçamento. Foi-me explicado que existem 3 tipos de diluição para o liquido azul. 40%, 60% e 100% e que a Kia para o meu carro diz que tem de ser de 100%. Como na AMatoscar é a primeira vez que se estão a deparar com tal recomendação, estão a tentar perceber junto da Kia o porquê do meu carro precisar de diluição a 100%.

Já alguém se deparou com isto? Ou nunca tiveram essa informação?

Já tenho o orçamento de outro concessionário e nem se quer abordaram isto. Em 24h deram-me o orçamento.
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por civic » 01 ago 2024, 18:38

Vindo de mais a norte da europa se calhar vem preparado para invernos mais rigorosos, digo eu... ;)
E esse orçamento é dentro do normal? Já vi um orçamento da Hyundai em que pediram cerca de 170€ pelo anticongelante, não faço ideia de qual concessionário.
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 01 ago 2024, 20:51

civic Escreveu:
01 ago 2024, 18:38
Vindo de mais a norte da europa se calhar vem preparado para invernos mais rigorosos, digo eu... ;)
E esse orçamento é dentro do normal? Já vi um orçamento da Hyundai em que pediram cerca de 170€ pelo anticongelante, não faço ideia de qual concessionário.
Esse foi o meu primeiro pensamento, como o carro veio da França.

Tenho um orçamento de ~200€.

Como tenho visto orçamentos de 400€, na volta é esta diferença que faz subir o preço da revisão. Tenho de esperar para ver e para perceber o porquê do meu carro levar diluição a 100%
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por ricardopereira » 01 ago 2024, 23:39

Tenho ideia que a diferença era se o líquido era azul ou verde.
Um dos líquidos tem de ser substituído com mais frequência o que encarece a manutenção.

O outro líquido tem um prazo mais longo para a troca.
O meu Niro tem 75.000km e nunca trocou o líquido, só repôs nível quando ficou um pouco abaixo do máximo.

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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Ftomas » 02 ago 2024, 00:26

Se o anticongelante for puro, nunca pode ser colocado a 100%
No mínimo acho que deve ser 60-40
Pelo menos nos fumarentos é assim... Agora a maioria vende já pronto a colocar com diluições de 50/50 até 5/95

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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 02 ago 2024, 07:02

ricardopereira Escreveu:
01 ago 2024, 23:39
Tenho ideia que a diferença era se o líquido era azul ou verde.
Um dos líquidos tem de ser substituído com mais frequência o que encarece a manutenção.

O outro líquido tem um prazo mais longo para a troca.
O meu Niro tem 75.000km e nunca trocou o líquido, só repôs nível quando ficou um pouco abaixo do máximo.
Sim, existe essa diferença de líquidos com cores diferentes, acho que também existe vermelho, mas dentro do azul pelos vistos existem 3 tipos de diluição. Foi isto que me foi explicado.

O que estão a tentar perceber é porque é que o meu carro segundo a recomendação da Kia tem de levar a 100%.

Imagem

Este é azul á 60%. Pelo que percebi existem embalagens de 2L, 5L e 20L.
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 08 ago 2024, 13:42

Já tenho orçamento para a revisão dos 3 anos ou 45000km e espantem-se. 57.18€

Afinal o carro não precisa de trocar o líquido de refrigeração da bateria, recomendam mudar aos 150000km.

O que é que vai lá fazer nesta revisão? Apenas um check-up e actualizações se for caso disso.
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Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Ftomas » 08 ago 2024, 14:53

Bom preço :o

Não leva nada? Filtro do ar, óleo dos travões?

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