Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
oops
Mensagens: 194
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por oops » 24 mai 2017, 18:16

Boa tarde.
Resumo da temporada:
18 meses, 41000km, nenhum problema a apontar (talvez uns pequenos ruídos da suspensão...)
Fiz novamente o teste da tomada e nesta altura tem uma degradação de 4,76% o que, assumindo o rigor do contador, revela uma diminuição drástica da degradação ao longo do tempo.
No 1º ano a degradação foi de 4.64% e nos seguintes 6 meses de apenas 0.12%. Como o método foi exatamente o mesmo ou há algum pormenor a interferir nos resultados (p.ex. carga da bat. 12v.) ou a degradação tende a ser muito baixa... tenho bateria para muitos anos :dance:

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5661
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por Orlando » 24 mai 2017, 19:13

O que pode influenciar é a temperatura do pack e a potência de carga, ou simplesmente a voltagem das celulas ser a mesma em ambos os testes quando está a 0%.
Há alguma app para ler os dados do carro?
MP 5400w+AC3000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Vectrix Li+nimh

oops
Mensagens: 194
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por oops » 24 mai 2017, 19:50

Orlando Escreveu:O que pode influenciar é a temperatura do pack e a potência de carga, ou simplesmente a voltagem das celulas ser a mesma em ambos os testes quando está a 0%.
Há alguma app para ler os dados do carro?
Gasto sempre a bateria até aos 1 ou 2% às voltinhas perto de casa e depois levo a 0% na garagem com o AC ligado. A carga é sempre a 10A e a temperatura da garagem é +- constante ao longo do ano. A temperatura da bateria é que não sei avaliar, não tenho a certeza de que a velocidade a que andei nas últimas dezenas de quilómetros é +- a mesma nos testes da tomada.
Há uma APP para os Soul muito menos desenvolvida do que para os Leaf ou Zoe e exige conhecimentos que não tenho.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 3349
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por BrunoAlves » 24 mai 2017, 21:57

É a Torque Pro, do mesmo autor do LeafSpy. Tens de ter a versão pro para poderes carregar uns códigos que basicamente dizem à aplicação que dados recolher do CAN.
É o que vou ter de fazer no meu ioniq (quando, logo se vê :( )
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

oops
Mensagens: 194
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por oops » 24 mai 2017, 22:43

BrunoAlves Escreveu:É a Torque Pro, do mesmo autor do LeafSpy. Tens de ter a versão pro para poderes carregar uns códigos que basicamente dizem à aplicação que dados recolher do CAN.
É o que vou ter de fazer no meu ioniq (quando, logo se vê :( )
Na Play Store custa 3,55€, barata a festa.
Os comentários é que não são muito bons.
Onde é que posso encontrar mais informação disto a funcionar com o Soul?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 3349
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por BrunoAlves » 24 mai 2017, 23:59

Agora estou no telemóvel, lembra-me amanhã se eu me esquecer, sff ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

oops
Mensagens: 194
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por oops » 12 nov 2017, 18:31

Resumo da temporada:
Quase 2 anos, 55000km e o primeiro problema.
Há uns tempos ao virar o volante ouvia um barulho de algo a raspar. Levei o carro à Kia a pensar que era algum problema com pouca importância no mecanismo de ajuste de altura do volante, o som parecia mesmo que vinha dali, mas não. Fiquei sem o carro durante 8 dias e ... caixa de direção nova!
O carro neste momento está como novo e o que disseram quando fui levantar o carro é que a direção que meteram já era diferente da original, com alguns problemas resolvidos (havia umas chamadas à oficina pendentes por causa deste componente)
O que tiro daqui... 7 anos de garantia é cá um descanso... :whistle:

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5661
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por Orlando » 13 nov 2017, 20:49

Ainda bem para ti, fico contente que as marcas resolvam da melhor maneira esses problemas.
MP 5400w+AC3000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Vectrix Li+nimh

oops
Mensagens: 194
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por oops » 21 dez 2017, 22:29

Mais 1 ano!
Vão 2 e 57000km feitos. Com o problema na direção resolvido, como contei atrás, fiz novo teste da tomada e o resultado foi 4% de degradação no último ano/ 30000km.
Estou satisfeito! Não noto a diminuição na autonomia que a degradação inevitavelmente traz. Sinto-o como no primeiro dia em que me sentei, ouvi o ding dong do sistema a ligar, pé no acelerador e ... o deslizar que só um eléctrico proporciona ;)

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 3890
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2012
Capacidade bateria: 48.0 Ah

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por Fil » 22 dez 2017, 00:27

Isso é o mais importante, estar satisfeito com o ve. É também bom saber que este modelo porta-se bem, dá para os interessados terem uma ideia do que esperar.

Boa continuação.

Responder

Voltar para “Kia”