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Re: Kia Soul EV

Enviado: 23 jun 2015, 07:20
por VETL

Afinal, células deitadas umas em cima das outras.
Apesar das ranhuras, acho que o BE-COOL não iria gostar muito deste pack...

Re: Kia Soul EV

Enviado: 23 jun 2015, 13:28
por BECOOL
VETL Escreveu:
Afinal, células deitadas umas em cima das outras.
Apesar das ranhuras, acho que o BE-COOL não iria gostar muito deste pack...
Eheh, realmente não gosto, mas o facto de as células serem NMC e serem activamente arrefecidas por ar atenua esse facto.

Re: Kia Soul EV

Enviado: 23 jun 2015, 17:36
por alexmol
Agora é que eu percebi a razão do nome BE COOL :D

Re: Kia Soul EV

Enviado: 23 jun 2015, 17:37
por VETL
alexmol Escreveu:Agora é que eu percebi a razão do nome BE COOL :D
:lol: :lol:
Bem apanhada... :mrgreen:

Re: Kia Soul EV

Enviado: 23 jun 2015, 18:58
por BECOOL
:D

Re: Kia Soul EV

Enviado: 08 jul 2015, 22:23
por VETL
Que quererão dizer com isto BECOOL:

"Otro ejemplo de variación en las baterías de litio serían las baterías de polímero de litio. Este tipo de baterías es utilizado por KIA en su Soul EV y por Bolloré en su Bluecar. Estas baterías disponen de una mayor potencia de salida y algo más de densidad energética, pero a cambio pierden algo de vida útil respecto a las de litio convencionales."

O contexto é este:
http://forococheselectricos.com/2015/07 ... imica.html

Re: Kia Soul EV

Enviado: 08 jul 2015, 23:27
por Malm
Degradação mais rápida? Talvez por isso a refrigeração não ter sido esquecida. Nada como deixar o tempo passar para ver o que realmente valem.

Re: Kia Soul EV

Enviado: 09 jul 2015, 11:00
por Malm
As do I-MiEV, nos EUA, têm garantia de 8 anos e 160.000 km. E recordo que a maioria dos I-MiEV que circulam por lá não têm qualquer sistema de refrigeração das baterias.

Re: Kia Soul EV

Enviado: 09 jul 2015, 12:12
por mjr
Em geral as Lipo permitem menos ciclos que as de LiCoO2 mas mais potência. Em geral... Das células específicas usadas no Soul EV só o tempo dirá.

Re: Kia Soul EV

Enviado: 09 jul 2015, 15:49
por BECOOL
Actualmente diferenciar células de lítio em Li-ion (íons de lítio) ou LiPO (polímero de lítio) não faz sentido.


Esta é a melhor e mais simples explicação que encontrei para vos dar sobre a confusão entre Li-ion e LiPO:
LIPO is merely a polymer bag to contain the internal battery plates and separators, and is not truly a battery definition at all, however it has become a manufacturer slang term.

Comercialmente quando se queriam vender células leves, com elevada densidade energética e capacidade de descarga, principalmente para a comunidade do aeromodelismo e também das bicicletas eléctricas, dizia-se que eram células LiPO.

http://www.candlepowerforums.com/vb/sho ... ost4471076


Chamavam-se células LiPO a células deste tipo:

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Eram células muito mais leves por causa do fino revestimento e da química usada, normalmente LiCoO2, que tem uma elevada densidade energética e permite elevadas descargas, até 100C, mas não é muito segura, existe o risco de arder se a tensão de carga recomenda for ultrapassada...


Para diferenciar das prismáticas:

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As prismáticas eram mais pesadas devido ao denso revestimento de plástico e a química normalmente LiFePO4 ser menos densa energicamente, mas mais seguras não havendo risco de arderem.

Também existem as cilíndricas, normalmente com o formato 18650:

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O que interessa verdadeiramente é o interior, ou seja, a química das células. No caso do Kia Soul EV são NMC.

http://batteryuniversity.com/learn/arti ... hemistries


Actualmente LiPO é apenas um jargão comercial usado para células de revestimento fino como as da SK innovation usadas no Kia Soul EV:

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Estas da Samsung SDI também são células NMC, mas o revestimento é de metal, que torna a célula mais pesada.

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