Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por pafi » 12 nov 2015, 22:24

Muitos parabéns pela aquisição!
E que comecem os relatos de viagens nonstop de 200km em Portugal 8-)
E claro... não esquecer um arranque à maneira ao lado de um Soul de CI :twisted:
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

oops
Mensagens: 206
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por oops » 12 nov 2015, 23:37

Obrigado pelos comentários!
Agora a vossa ajuda:
Tenho 6,9Kva de potência contratada e um cabo passado para a garagem com quase 30 metros de comprimento e fio com 6mm. A partir daqui ainda falta tudo.
Que tipo de instalação é que tenho que fazer na garagem? Disjuntor? Supressor de picos? Contador? Relógio? Tomada 32 amp? Que características é que devem ter estes equipamentos e qual a ordem (OK, tomada no fim ;)
Pretendo comprar um segundo cabo com evse programável até 32 amp. para algum dia que tenha menos tempo para carregar e estes cabos vêm com uma tomada azul de 32 amp. No entanto tenho lido aqui no fórum que há quem coloque a tomada trifásica ligada apenas com uma fase porque a tomada vermelha a 32 amp é mais fácil de encontrar. É mesmo assim tão diferente? Valerá a pena trocar a tomada azul que vem nos evse de 32 por uma vermelha e depois só arranjar o adaptador para a shuko e esquecer de vez a azul 32 amp?
Tanta dúvida...

Já me esquecia... O Soul EV chega amanhã!

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por Orlando » 13 nov 2015, 08:03

O EVSE original do Kia é de qts ah? E o carregador AC pode ir até qts ah ou kw?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

FilipeSantos
Mensagens: 126
Registado: 10 mar 2014, 22:23

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por FilipeSantos » 13 nov 2015, 08:33

Se não estou em erro o carregador original do Kia Soul EV é de 10A.

Sei que o meu irmão já tentou usar no Kia o carregador de 32A que compramos para o Tesla, e aquilo não funcionou....não sei os pormenores ... depois digo-lhe para vir aqui explicar :)

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por beme83 » 13 nov 2015, 11:53

oops Escreveu:Obrigado pelos comentários!
Agora a vossa ajuda:
Tenho 6,9Kva de potência contratada e um cabo passado para a garagem com quase 30 metros de comprimento e fio com 6mm. A partir daqui ainda falta tudo.
Que tipo de instalação é que tenho que fazer na garagem? Disjuntor? Supressor de picos? Contador? Relógio? Tomada 32 amp? Que características é que devem ter estes equipamentos e qual a ordem (OK, tomada no fim ;)
Pretendo comprar um segundo cabo com evse programável até 32 amp. para algum dia que tenha menos tempo para carregar e estes cabos vêm com uma tomada azul de 32 amp. No entanto tenho lido aqui no fórum que há quem coloque a tomada trifásica ligada apenas com uma fase porque a tomada vermelha a 32 amp é mais fácil de encontrar. É mesmo assim tão diferente? Valerá a pena trocar a tomada azul que vem nos evse de 32 por uma vermelha e depois só arranjar o adaptador para a shuko e esquecer de vez a azul 32 amp?
Tanta dúvida...

Já me esquecia... O Soul EV chega amanhã!
A azul e 32a são mais dificeis de comprar no imediato mas se encomendar qualquer loja de material elétrico arranja isso. Assim evita ter de andar com adaptadores em casa. ;)

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por Orlando » 13 nov 2015, 12:42

E já tens um EVSE de 32a (quase 600euros)?
Eu tenho, se quiseres dou-te contacto onde comprei.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2583
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por alexmol » 13 nov 2015, 17:28

oops Escreveu:Obrigado pelos comentários!
Agora a vossa ajuda:
Tenho 6,9Kva de potência contratada e um cabo passado para a garagem com quase 30 metros de comprimento e fio com 6mm. A partir daqui ainda falta tudo.
Que tipo de instalação é que tenho que fazer na garagem? Disjuntor? Supressor de picos? Contador? Relógio? Tomada 32 amp? Que características é que devem ter estes equipamentos e qual a ordem (OK, tomada no fim ;)
Pretendo comprar um segundo cabo com evse programável até 32 amp. para algum dia que tenha menos tempo para carregar e estes cabos vêm com uma tomada azul de 32 amp. No entanto tenho lido aqui no fórum que há quem coloque a tomada trifásica ligada apenas com uma fase porque a tomada vermelha a 32 amp é mais fácil de encontrar. É mesmo assim tão diferente? Valerá a pena trocar a tomada azul que vem nos evse de 32 por uma vermelha e depois só arranjar o adaptador para a shuko e esquecer de vez a azul 32 amp?
Eu optaria por um pequeno quadro estanque para 6-8 módulos (deixar folga para o futuro) com tampa transparente, contador para calha DIN, disjuntor de 25 ou 32A bipolar e eventualmente um descarregador de sobretensões com cartucho substituível se for zona susceptível a picos de tensão.
A ordem, primeiro o disjuntor, depois o eventual descarregador, depois o contador. Tudo cablado com fio de 10mm2 dentro do quadro.

O relógio depende das potencialidades de programação do carro. Poderá não ser necessário.

O disjuntor bipolar poderá ser mais difícil de encontrar que um monopolar mas garante um corte total da fase e neutro isolando completamente o circuito a jusante. A escolha entre 25 e 32A para o disjuntor dependerá do EVSE e da folga que se queira deixar para o resto da casa.

Verificar que o circuito que alimenta o cabo para a garagem tem protecção diferencial a montante.

Realmente as tomadas trifásicas são muito mais vulgares que as monofásicas de 32A, mas isso dependerá do EVSE que adiquirires, é sempre possivel fazer adaptações.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

oops
Mensagens: 206
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por oops » 13 nov 2015, 22:19

E é correto meter um disjuntor bipolar de 32A a servir um carregador de 32A durante algumas/bastantes horas? Perde-se muita segurança se colocar o bipolar de 40A já que o preço é quase o mesmo?
Eu neste momento tenho contratados 30A mas já confirmei com a EDP distribuição que posso aumentar até os 45A, o que pretendo fazer em breve e quero fazer agora a instalação para a garagem o mais correta e precavida possível. Daí estas perguntas todas.
Vamos à melhor parte: O carro chegou hoje, dei a voltinha obrigatória e gostei muito. As possibilidades de programação da carga permitem prescindir quase de certeza do relógio no quadro como o alexmol adiantou.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por FullElectric » 13 nov 2015, 23:46

O sistema mais hi-tech, a condizer com o carro, é optar por uma Wallbox com controlo automático de potência.
O carro irá utilizar dinamicamente a máxima potência disponível em cada instante sem que nunca tenha problemas do disjuntor de entrda da instalação cortar por sobrecarga

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2583
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza

Mensagem por alexmol » 14 nov 2015, 00:50

oops Escreveu:E é correto meter um disjuntor bipolar de 32A a servir um carregador de 32A durante algumas/bastantes horas? Perde-se muita segurança se colocar o bipolar de 40A já que o preço é quase o mesmo?
O correcto é meter o de 32A. Um disjuntor nunca dispara com a corrente nominal. O de 40A não vai proteger contra sobrecargas moderadas e não se ganha nada com o de 40 pois o carro só carrega a 32.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Kia”