Diário de bordo Kia Soul EV cinza
- pafi
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Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Muitos parabéns pela aquisição!
E que comecem os relatos de viagens nonstop de 200km em Portugal
E claro... não esquecer um arranque à maneira ao lado de um Soul de CI
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Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
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Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Obrigado pelos comentários!
Agora a vossa ajuda:
Tenho 6,9Kva de potência contratada e um cabo passado para a garagem com quase 30 metros de comprimento e fio com 6mm. A partir daqui ainda falta tudo.
Que tipo de instalação é que tenho que fazer na garagem? Disjuntor? Supressor de picos? Contador? Relógio? Tomada 32 amp? Que características é que devem ter estes equipamentos e qual a ordem (OK, tomada no fim
Pretendo comprar um segundo cabo com evse programável até 32 amp. para algum dia que tenha menos tempo para carregar e estes cabos vêm com uma tomada azul de 32 amp. No entanto tenho lido aqui no fórum que há quem coloque a tomada trifásica ligada apenas com uma fase porque a tomada vermelha a 32 amp é mais fácil de encontrar. É mesmo assim tão diferente? Valerá a pena trocar a tomada azul que vem nos evse de 32 por uma vermelha e depois só arranjar o adaptador para a shuko e esquecer de vez a azul 32 amp?
Tanta dúvida...
Já me esquecia... O Soul EV chega amanhã!
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Que tipo de instalação é que tenho que fazer na garagem? Disjuntor? Supressor de picos? Contador? Relógio? Tomada 32 amp? Que características é que devem ter estes equipamentos e qual a ordem (OK, tomada no fim
Pretendo comprar um segundo cabo com evse programável até 32 amp. para algum dia que tenha menos tempo para carregar e estes cabos vêm com uma tomada azul de 32 amp. No entanto tenho lido aqui no fórum que há quem coloque a tomada trifásica ligada apenas com uma fase porque a tomada vermelha a 32 amp é mais fácil de encontrar. É mesmo assim tão diferente? Valerá a pena trocar a tomada azul que vem nos evse de 32 por uma vermelha e depois só arranjar o adaptador para a shuko e esquecer de vez a azul 32 amp?
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Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
O EVSE original do Kia é de qts ah? E o carregador AC pode ir até qts ah ou kw?
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Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Se não estou em erro o carregador original do Kia Soul EV é de 10A.
Sei que o meu irmão já tentou usar no Kia o carregador de 32A que compramos para o Tesla, e aquilo não funcionou....não sei os pormenores ... depois digo-lhe para vir aqui explicar
Sei que o meu irmão já tentou usar no Kia o carregador de 32A que compramos para o Tesla, e aquilo não funcionou....não sei os pormenores ... depois digo-lhe para vir aqui explicar
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Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
A azul e 32a são mais dificeis de comprar no imediato mas se encomendar qualquer loja de material elétrico arranja isso. Assim evita ter de andar com adaptadores em casa.oops Escreveu:Obrigado pelos comentários!
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Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
E já tens um EVSE de 32a (quase 600euros)?
Eu tenho, se quiseres dou-te contacto onde comprei.
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Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
Eu optaria por um pequeno quadro estanque para 6-8 módulos (deixar folga para o futuro) com tampa transparente, contador para calha DIN, disjuntor de 25 ou 32A bipolar e eventualmente um descarregador de sobretensões com cartucho substituível se for zona susceptível a picos de tensão.oops Escreveu:Obrigado pelos comentários!
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Que tipo de instalação é que tenho que fazer na garagem? Disjuntor? Supressor de picos? Contador? Relógio? Tomada 32 amp? Que características é que devem ter estes equipamentos e qual a ordem (OK, tomada no fim
Pretendo comprar um segundo cabo com evse programável até 32 amp. para algum dia que tenha menos tempo para carregar e estes cabos vêm com uma tomada azul de 32 amp. No entanto tenho lido aqui no fórum que há quem coloque a tomada trifásica ligada apenas com uma fase porque a tomada vermelha a 32 amp é mais fácil de encontrar. É mesmo assim tão diferente? Valerá a pena trocar a tomada azul que vem nos evse de 32 por uma vermelha e depois só arranjar o adaptador para a shuko e esquecer de vez a azul 32 amp?
A ordem, primeiro o disjuntor, depois o eventual descarregador, depois o contador. Tudo cablado com fio de 10mm2 dentro do quadro.
O relógio depende das potencialidades de programação do carro. Poderá não ser necessário.
O disjuntor bipolar poderá ser mais difícil de encontrar que um monopolar mas garante um corte total da fase e neutro isolando completamente o circuito a jusante. A escolha entre 25 e 32A para o disjuntor dependerá do EVSE e da folga que se queira deixar para o resto da casa.
Verificar que o circuito que alimenta o cabo para a garagem tem protecção diferencial a montante.
Realmente as tomadas trifásicas são muito mais vulgares que as monofásicas de 32A, mas isso dependerá do EVSE que adiquirires, é sempre possivel fazer adaptações.
Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
E é correto meter um disjuntor bipolar de 32A a servir um carregador de 32A durante algumas/bastantes horas? Perde-se muita segurança se colocar o bipolar de 40A já que o preço é quase o mesmo?
Eu neste momento tenho contratados 30A mas já confirmei com a EDP distribuição que posso aumentar até os 45A, o que pretendo fazer em breve e quero fazer agora a instalação para a garagem o mais correta e precavida possível. Daí estas perguntas todas.
Vamos à melhor parte: O carro chegou hoje, dei a voltinha obrigatória e gostei muito. As possibilidades de programação da carga permitem prescindir quase de certeza do relógio no quadro como o alexmol adiantou.
Eu neste momento tenho contratados 30A mas já confirmei com a EDP distribuição que posso aumentar até os 45A, o que pretendo fazer em breve e quero fazer agora a instalação para a garagem o mais correta e precavida possível. Daí estas perguntas todas.
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Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
O sistema mais hi-tech, a condizer com o carro, é optar por uma Wallbox com controlo automático de potência.
O carro irá utilizar dinamicamente a máxima potência disponível em cada instante sem que nunca tenha problemas do disjuntor de entrda da instalação cortar por sobrecarga
O carro irá utilizar dinamicamente a máxima potência disponível em cada instante sem que nunca tenha problemas do disjuntor de entrda da instalação cortar por sobrecarga
- alexmol
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Re: Diário de bordo Kia Soul EV cinza
O correcto é meter o de 32A. Um disjuntor nunca dispara com a corrente nominal. O de 40A não vai proteger contra sobrecargas moderadas e não se ganha nada com o de 40 pois o carro só carrega a 32.oops Escreveu:E é correto meter um disjuntor bipolar de 32A a servir um carregador de 32A durante algumas/bastantes horas? Perde-se muita segurança se colocar o bipolar de 40A já que o preço é quase o mesmo?