DB Kia Soul EV x2

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: DB Kia Soul EV x2

Mensagem por rimsilva » 08 abr 2017, 23:34

MartinPt Escreveu:
rimsilva Escreveu: Adicionalmente ainda há aquela questão da obrigatoriedade do dístico de VE.
o sr do Leaf tinha esse distico, por acso reparei ... é obrigatorio ??
É, pelo menos é o que diz a portaria 222/2016, mas que ainda não está a ser cumprido..

Portaria n.º 222/2016
.. .
Artigo 7.º

Estacionamento no local objeto da licença de utilização

1 - Deve ser devidamente identificada, no local objeto da licença de utilização, a área para estacionamento durante o carregamento dos veículos elétricos, nos termos definidos no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, alterado pela Lei n.º 64-B/2011, de 30 de dezembro, e pelos Decretos-Leis n.os 170/2012, de 1 de agosto, e 90/2014, de 11 de junho, sendo proibido o estacionamento na mesma sem ser para esse efeito.

2 - A identificação prevista no número anterior deve ser realizada mediante a utilização dos sinais de informação definidos no n.º 2 do artigo 55.º, e no Anexo II, do Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, alterado pela Lei n.º 64-B/2011, de 30 de dezembro, e pelos Decretos-Leis n.os 170/2012, de 1 de agosto, e 90/2014, de 11 de junho.

3 - Os veículos estacionados no local objeto de licença de utilização devem estar identificados com o dístico identificativo, previsto no n.º 4 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, alterado pela Lei n.º 64-B/2011, de 30 de dezembro, e pelos Decretos-Leis n.os 170/2012, de 1 de agosto, e 90/2014, de 11 de junho, sendo proibido o estacionamento na mesma sem essa identificação.

4 - Os operadores de pontos de carregamento deverão estabelecer limites de tempo em que, uma vez terminado o carregamento, o veículo elétrico deve ser retirado do local, de forma a estimular a disponibilidade dos pontos de carregamento, em função do período do dia em causa e da utilização de um ponto de carregamento normal ou de um ponto de carregamento rápido, respetivamente.

5 - Findo o período de extensão estipulado no número anterior, o proprietário do veículo encontra-se em situação de estacionamento indevido, devendo as entidades fiscalizadoras dispor dos mecanismos necessários à sua verificação.

6 - O operador deve assegurar que o utilizador e as entidades fiscalizadoras são informadas da situação de incumprimento referida no número anterior.

7 - Em sede da licença de utilização privativa do domínio público para a instalação de pontos de carregamento em local público de acesso público, pode ser considerado a cobrança de uma tarifa pelo operador de pontos de carregamento associada à ocupação do local uma vez terminado o carregamento do veículo elétrico.

8 - O acesso pelo utilizador de veículos elétricos aos pontos de carregamento de acesso público fica sujeito ao pagamento do preço dos serviços utilizados e ao cumprimento das regras técnicas e de segurança aplicáveis, conforme estabelecido no n.º 2 do artigo 32.º do Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, alterado pela Lei n.º 64-B/2011, de 30 de dezembro, e pelos Decretos-Leis n.os 170/2012, de 1 de agosto, e 90/2014, de 11 de junho.

Artigo 8.º

Norma revogatória

É revogada a Portaria n.º 1202/2010, de 29 de novembro.

Artigo 9.º

Entrada em vigor

A presente portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

tuela
Mensagens: 272
Registado: 11 jun 2016, 07:49
Data de fabrico: 26 abr 2016
Capacidade bateria: 36 Ah

Re: DB Kia Soul EV x2

Mensagem por tuela » 09 abr 2017, 08:31

Nem o próprio IMT sabe bem do dístico ... Uma portaria apesar de força legal é a mais "fraca" das leis que podem haver ...

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: DB Kia Soul EV x2

Mensagem por rimsilva » 09 abr 2017, 09:10

Nem todas as delegações do IMT sabem do selo porque não disponhem do mesmo (aconteceu comigo logo no início no Porto).

A questão da portaria é o que é, mem tudo terá de ter a força de lei ou decreto lei.

Se existe a portaria é para ser cumprida, a questão aqui é que ainda não estão reunidas todas as questões para o cumprimento da mesma, quando for a pagar será levada mais a sério certamente.

Esta é a minha opinião, mas como referi desde o início, acho este dístico absurdo e dispensável.

tuela
Mensagens: 272
Registado: 11 jun 2016, 07:49
Data de fabrico: 26 abr 2016
Capacidade bateria: 36 Ah

Re: DB Kia Soul EV x2

Mensagem por tuela » 09 abr 2017, 09:34

A UVE que se pronuncie publicamente acerca da mesma. Creio ser essa uma das funções da organização. Quiçá até já o terá feito.

MartinPt
Mensagens: 26
Registado: 06 fev 2017, 10:35
Data de fabrico: 05 abr 2017
Localização: Lisboa

Re: DB Kia Soul EV x2

Mensagem por MartinPt » 12 abr 2017, 22:45

Dia 8 - Lisboa-Quarteira-Lisboa

claramente, nao é qualquer um que pode conduzir um EV :)

3 paragens para baixo e duas para cima

120kmh
1-alcacer
120kmh
2-Al... em manutencao...mobie nada...ir ao outro lado...encontrar o portao...encontrar a campainha... 1hora
100kmh
3-Loule - 20 min

sai com 90% de quarteira

100kmh
4-Al..20-25 min
12xKmh
5-Alcacer 25-30 min (tempo de fazer este post)
120kmh

Verifico que ainda ha muitos problemas com os postos de carregamento...
por exemplo este fds na zona do rio em Belem, estao mtos postos estragados, ecrans todos queimados, postos partidos, sem identificacao

Agora o que me deixa perplexo é perceber o estado de algumas fichas de carregamento, fichas estragadas pelos utilizadores dos carregamentos ??? ou por curiosos... nao consigo perceber...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Kia Soul EV x2

Mensagem por BrunoAlves » 12 abr 2017, 22:49

O que é AI?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: DB Kia Soul EV x2

Mensagem por rimsilva » 12 abr 2017, 23:22

MartinPt Escreveu:
Verifico que ainda ha muitos problemas com os postos de carregamento...
por exemplo este fds na zona do rio em Belem, estao mtos postos estragados, ecrans todos queimados, postos partidos, sem identificacao

Agora o que me deixa perplexo é perceber o estado de algumas fichas de carregamento, fichas estragadas pelos utilizadores dos carregamentos ??? ou por curiosos... nao consigo perceber...
Para a primeira questão a melhor forma de não ser surpreendido é usar a aplicação electromaps.

A questão dos estragos é por causa do que refere, mais a falta de manutenção, o vandalismo, as brincadeiras das crianças, por exemplo.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DB Kia Soul EV x2

Mensagem por VETL » 12 abr 2017, 23:44

Eu acho que a maior parte dos estragos é causada pelos próprios utilizadores.
Eu por exemplo, é raro chegar a um pcr sem que a manete de atracar a ficha não esteja premida. Ou seja, quase sempre que uso um pcr na tomada CHAdeMO, o utilizador anterior não clicou no botão que desatraca a tomada. Assim sendo, ela ou ele só podem ter desengatado a ficha à martelada.
E eu olho para o botão e ponho-me a pensar: Será que eu sou super dotado, ou há pessoas burras que nem calhaus?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: DB Kia Soul EV x2

Mensagem por Erbium » 13 abr 2017, 08:53

BrunoAlves Escreveu:O que é AI?
Aljustrel?

Realmente as pessoas (ou bichos) são piores que a falta de manutenção, condições climatéricas, etc... tudo junto!
Quando usei o PCR de Santarém a 1ª vez reparei que o posto com meia dúzia de dias já tinha todas as fichas com vários arranhões de terem caído!? Não têm cuidado nenhum com as coisas! Depois queixam-se que não funciona... :evil:

MartinPt
Mensagens: 26
Registado: 06 fev 2017, 10:35
Data de fabrico: 05 abr 2017
Localização: Lisboa

Re: DB Kia Soul EV x2

Mensagem por MartinPt » 13 abr 2017, 11:59

BrunoAlves Escreveu:O que é AI?
Aljustrel

Tava baralhado entre aljustel e aljezur...

Responder

Voltar para “Kia”