Página 1 de 9

Kia Niro EV / KIA e-Niro

Enviado: 05 set 2018, 21:06
por Nelson
Ora aí está.

O Bjørn Nyland conseguiu deitar as mãos a um Kia Niro EV. Vai fazer uma serie de videos. Este é o 1º e ele consegue ser bastante exaustivo (às vezes até demais). É inevitável a comparação com o Hyunday Kauai Eletric: têm os mesmos donos.

Videos de Bjørn Nyland sobre o Kia Niro EV(atualizado 14/09/2018):
Comprimento: 4,375m | Largura: 1,805m | Altura:1,560m
Bateria versão Long Range: 64kWh | Autonomia prevista 450km | Carregamento AC:7,2kW | Carregamento DC: até 100kW

Imagem

Re: KIA Niro EV

Enviado: 05 set 2018, 23:09
por BrunoFonseca
Good shiet!

Re: KIA Niro EV

Enviado: 07 set 2018, 18:47
por aaasilva
Muito bom o video do Bjørn Nyland. Este ninja vai sempre aos pormenores que interessam: ninguém se ia lembrar da fita métrica ou do som a bombar!
Adiante e com bons argumentos:
- Mais espaçoso que o Kauai!
- Com quase a mesma eficiência no consumo (noutro video publicado ontem);
- Acabamentos melhores que o Kauai!

Not so good:
- Aquele volante com a bola ainda me custa olhar mas pode ser que passe.

Para a semana vou tentar encomendar. Espero que seja melhor que a confusão na Hyundai: para a versão Premium para PT não vêm com faróis em LED. Até um Daccia tem faróis em LED!!! E um com um preço de amigo de 48k. :oops:

Re: KIA Niro EV

Enviado: 08 set 2018, 17:15
por fireballpt
Espero que seja melhor que a confusão na Hyundai: para a versão Premium para PT não vêm com faróis em LED. Até um Daccia tem faróis em LED!!! E um com um preço de amigo de 48k. :oops:
Refereste ao Niro ou ao Kauai ?

Re: KIA Niro EV

Enviado: 09 set 2018, 04:33
por aaasilva
Kauai

Re: KIA Niro EV

Enviado: 09 set 2018, 10:58
por Orlando
aaasilva Escreveu:
07 set 2018, 18:47
Muito bom o video do Bjørn Nyland. Este ninja vai sempre aos pormenores que interessam: ninguém se ia lembrar da fita métrica ou do som a bombar!
Adiante e com bons argumentos:
- Mais espaçoso que o Kauai!
- Com quase a mesma eficiência no consumo (noutro video publicado ontem);
- Acabamentos melhores que o Kauai!

Not so good:
- Aquele volante com a bola ainda me custa olhar mas pode ser que passe.

Para a semana vou tentar encomendar. Espero que seja melhor que a confusão na Hyundai: para a versão Premium para PT não vêm com faróis em LED. Até um Daccia tem faróis em LED!!! E um com um preço de amigo de 48k. :oops:
No volante ele refere bem que o Niro está bem abaixo do Kauia.

Re: KIA Niro EV

Enviado: 09 set 2018, 11:50
por ruramos
Mais um a vir para os 45.000€?

Re: KIA Niro EV

Enviado: 09 set 2018, 12:01
por Nelson
Orlando Escreveu:
09 set 2018, 10:58
aaasilva Escreveu:
07 set 2018, 18:47
Muito bom o video do Bjørn Nyland. Este ninja vai sempre aos pormenores que interessam: ninguém se ia lembrar da fita métrica ou do som a bombar!
Adiante e com bons argumentos:
- Mais espaçoso que o Kauai!
- Com quase a mesma eficiência no consumo (noutro video publicado ontem);
- Acabamentos melhores que o Kauai!

Not so good:
- Aquele volante com a bola ainda me custa olhar mas pode ser que passe.

Para a semana vou tentar encomendar. Espero que seja melhor que a confusão na Hyundai: para a versão Premium para PT não vêm com faróis em LED. Até um Daccia tem faróis em LED!!! E um com um preço de amigo de 48k. :oops:
No volante ele refere bem que o Niro está bem abaixo do Kauia.
Os dois carros são bastante parecidos. Quem previligiar espaço o Niro é melhor, quem quiser mais eficiencia o Kauai é melhor. O próprio Bjørn tira essa conclusão. .

Re: KIA Niro EV

Enviado: 09 set 2018, 15:35
por aaasilva
O Bjørn está a fazer um trabalho gigante com estes EV e está a pender - e bem - para o Niro.

Já fiz um test drive do Kauai, um amigo meu tem um a gasolina e... falta ali espaço especialmente nos bancos traseiros. Mais, o carro é bonito mas a Hyundai em PT está baralhada com a estratégia comercial EV para Portugal e a proposta aos clientes. Basta ir ao site hyundai.es para ver as opções de equipamento e os preços. E não me venham com a treta do mercado português é pequeno e tal. É mesmo uma falha estratégia como aconteceu com o Ioniq.

Mas falando do Niro.
Acabamentos: de um modo geral a Kia tem acabementos melhores. O Bjørn fala disso sobretudo a qualidade dos plásticos dianteiros e já comparados com o Kauai. Mas:
- o volante fica uns pontos abaixo do Kauai. Nos Hyundai ( e no meu Ioniq ) o volante tem muita qualidade o do Kia é baratucho...
- Não tem o HUD, mas não sei se é assim tão importante,
- Tabelier e Display são aceitáveis se bem o display do lado esquerdo não se percebe muito bem. No Kauai - melhor que Ioniq - os modos de condução são muito bons - quase como o LFA da Lexus :lol: .
- Bancos - parecem muito semelhantes ao Kauai na qualidade dos materiais ( são iguais ?) excepto nos sistema de memória que o Kauai não tem e que eu adoro 😊 pois quando a dona da casa conduz é só carregar e tá feito. Posição de condução: deve ser da idade :doh: mas o Ioniq começa a ficar baixinho :lol:
- A “ Roda” das mudanças e consola central. O Kauai é quase igual ao Ioniq e (muito parecido com a Nexo) e que está bem muito bem feito. A roda vai exigir mais uma adaptação. Em contrapartida tem mais espaço. Aquela prateleira de baixo não faz muito sentido - como o Bjørn mostrou ontem - pois não consegues colocar nada de útil.
- Climatizador - vamos ver se o Kia vem com Heat Pump ( como o PHV da Toyota). O sistema é diferente do Ioniq pois esta ligado ao TMS da bateria por aquilo que vi e isso é uma vantagem. No Inverno o Ioniq perde logo 30km de cálculo de autonomia para aquecer. :doh: Já tive de fazer uma viagem de Coimbra a Lisboa com a crianças vestidas e com frio no banco de trás. Coisas de principiante no EV.
Mais: o Kia tem um coisa chamada CLEAN AIR “Purificador do ar Um inteligente gerador de iões permite filtrar odores desagradáveis, limpando o ar do habitáculo para que as suas viagens sejam mais confortáveis.” O que para quem tem um pavor de fumarentos é uma boa ideia. Tenho de investigar.

Tecnologias - por mim isto a Kia / Hyundai devia de vir com tudo e mais um par de botas por causa da Tesla. E mesmo assim... o sistema LFA parece muito bom. O SCC do Ioniq é bem desenhado mas o algoritmo pode ser melhorado. No teste do Bjorn na Coreia quando ligou o SCC do Kia na AE ficou impressionado porque o alarme disparou quase um minuto depois de largar o volante... o que é uma eternidade. No Ioniq são +- 10 segundos. :shock:

Faróis LED - é quase obrigatório desculpem lá.

Preço: a Kia não sabe, mas se o PHEV está pelo 35k, para a versão top do EV poderiam ir até aos 43k para lançamento

Conclusão: se a Kia fizer o trabalho de casa bem vou optar pelo Niro. Dia 20 de setembro devo ter novidades.

Re: Kia Niro EV

Enviado: 11 set 2018, 23:19
por migle
Comecei a ver os vídeos hoje. Partilho do entusiasmo. Isto, a mim, parece-me um EV sem compromissos. Melhor que isto? Só num dia, ainda muito distante, em que o carregamento pudesse ser mais rápido. Ou então, a bateria não sofresse qualquer degradação.

Não me falem na rodinha das mudanças, é como ele diz, "I guess you can get used to it", usa-se uma vez quando se começa a andar e outra vez para parar. Não me falem em volante. Se não, bem podem comprar um e-Golf, que deve ter um volante de óptima qualidade e carrega a 38kW.

Dá ideia que o Niro tem espaço para um pneu temporário. Era outra óptima melhoria!

Fantásticas as imagens da Coreia. Pergunto-me se o amigo dele, J.J., é o colega coreano do costume, que nos tem dado as informações todas antes de toda a gente.