Soul EV esclarecimento e ajuda

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
Oliveig
Mensagens: 91
Registado: 04 jan 2019, 17:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Montijo

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Oliveig » 20 fev 2019, 14:49

O que te pedem é a solução 2+3, parece ser actualizar o quadro comum da garagem para passar a trifásico (solução 3) e depois instalar-te a tomada trifásica a partir dessa actualização (solução 2).
Faz sentido, mas diria que a solução 3 devia ser suportada pelo condomínio, uma vez que será útil a toda a gente. Tu suportarias a 2.

Sei que nao vai acontecer.....
Se optar pela um vai demorar mais que 7 ou 8 horas a carregar?

Dito isto, o soul não usa trifásico, mas teres 16A em vez de 10A é uma mais valia.
Se possível, aponta a um carro que carregue em trifásico (sim, são poucos...) para poderes tirar proveito da maior disponibilidade de potência
estou mesmo virado para o soul :-(

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por BrunoAlves » 20 fev 2019, 15:08

Tens a citação toda janada :mrgreen:

A 10A colocas coisa de 2kWh por cada hora na bateria. Se a bateria do Soul tiver 27kWh, demora cerca 14h a carregar totalmente. Claro que normalmente não carregas tanta energia no dia a dia, não vais estar a 0%. Mas em 8h não carregas mais de 16kWh, que te dá para mais de 100km dependendo do pé
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Oliveig
Mensagens: 91
Registado: 04 jan 2019, 17:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Montijo

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Oliveig » 20 fev 2019, 15:17

Mas achas que só consigo 10A ?
Bom de qualquer forma acho que os preços estão altos. Ou então era a minha expectativa que estava errada

Oliveig
Mensagens: 91
Registado: 04 jan 2019, 17:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Montijo

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Oliveig » 20 fev 2019, 15:45

Já agora indo para a solução 3 vai ajudar no tempo de carga?
vai ser mais reduzido?

qual a mais valia de estar a colocar trifasico se o soul nao aceita?

sugestões aceitam-se
nao percebo nada disto, que nabiço....

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por BrunoAlves » 20 fev 2019, 17:24

Tens de pedir alternativa à solução com fio de 2,5mm2 (preferencialmente 4mm2) e uma tomada industrial de 16A. Provavelmente será a tua melhor alternativa.
A diferença entre carregar a 10A e 16A é muito significativa. Mas não podes carregar a 16A numa tomada normal, não é mesmo boa ideia
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por noway » 20 fev 2019, 17:29

Pede outros orçamentos. Os preços parecem-me elevados...
Oliveig Escreveu:
20 fev 2019, 15:45
Já agora indo para a solução 3 vai ajudar no tempo de carga?
vai ser mais reduzido?

qual a mais valia de estar a colocar trifasico se o soul nao aceita?
A opção do trifásico só trará vantagens no futuro para quem comprar um carro trifásico nesse condomínio. Por isso é que parte desse orçamento deveria ser suportado pelo condominio. Mas preparem isso para aguentar correntes a sério (mínimo 32A trifásico) pois se houver mais carros a carregar ao mesmo tempo terão de dividir a corrente máxima do quadro (as vossas wallboxes também deverão ajustar-se de modo a que não ultrapassem a potência contratada em conjunto). Agora propor isto ao condominio.... isso vai dar trabalho...

Por isso... se conseguires por a TUA elecricidade no teu espaço e ao mesmo tempo propor ao condominio a tal calha comum que todos poderão usar quando quiserem fazer o mesmo - é muito mais fácil fazer isto acontecer!
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Oliveig
Mensagens: 91
Registado: 04 jan 2019, 17:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Montijo

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Oliveig » 20 fev 2019, 17:55

BrunoAlves Escreveu:
20 fev 2019, 17:24
Tens de pedir alternativa à solução com fio de 2,5mm2 (preferencialmente 4mm2) e uma tomada industrial de 16A. Provavelmente será a tua melhor alternativa.
A diferença entre carregar a 10A e 16A é muito significativa. Mas não podes carregar a 16A numa tomada normal, não é mesmo boa ideia
Mas o que me disseram foi que não seria uma tomada normal mas sim daquelas de 3 pinos (cee salvo erro).
Isso não ajuda?

Oliveig
Mensagens: 91
Registado: 04 jan 2019, 17:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Montijo

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Oliveig » 20 fev 2019, 17:56

noway Escreveu:
20 fev 2019, 17:29
Pede outros orçamentos. Os preços parecem-me elevados...
Oliveig Escreveu:
20 fev 2019, 15:45
Já agora indo para a solução 3 vai ajudar no tempo de carga?
vai ser mais reduzido?

qual a mais valia de estar a colocar trifasico se o soul nao aceita?
A opção do trifásico só trará vantagens no futuro para quem comprar um carro trifásico nesse condomínio. Por isso é que parte desse orçamento deveria ser suportado pelo condominio. Mas preparem isso para aguentar correntes a sério (mínimo 32A trifásico) pois se houver mais carros a carregar ao mesmo tempo terão de dividir a corrente máxima do quadro (as vossas wallboxes também deverão ajustar-se de modo a que não ultrapassem a potência contratada em conjunto). Agora propor isto ao condominio.... isso vai dar trabalho...

Por isso... se conseguires por a TUA elecricidade no teu espaço e ao mesmo tempo propor ao condominio a tal calha comum que todos poderão usar quando quiserem fazer o mesmo - é muito mais fácil fazer isto acontecer!
Não consigo por a minha eletricidade. Pedir algo ao condomínio.....nem vou por aí até th medooooo

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por BrunoAlves » 20 fev 2019, 19:22

Isso sim. Se é uma industrial de 3 pinos com pelo menos 2,5mm2 então sim, podes ir aos 16A.
Eu ia nessa alternativa, mas pede outros orçamentos ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Oliveig
Mensagens: 91
Registado: 04 jan 2019, 17:37
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Montijo

Re: Soul EV esclarecimento e ajuda

Mensagem por Oliveig » 20 fev 2019, 19:28

BrunoAlves Escreveu:
20 fev 2019, 19:22
Isso sim. Se é uma industrial de 3 pinos com pelo menos 2,5mm2 então sim, podes ir aos 16A.
Eu ia nessa alternativa, mas pede outros orçamentos ;)
E o tempo de carga neste caso?
Sabes?
Sem querer abusar se tiver um cabo regulável ou wallbox reduz o o tempo de carga?

Responder

Voltar para “Kia”