Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por frankesousa » 02 dez 2021, 13:04

É mesmo nisto (muito km) que um VE é "REI"

Sobre o carregamento e eletricidade, o CPE em uso é "residencial" ou é "empresarial"?

Pergunto porque quem tem VE a EDP "dá" 10% desconto de noite logo a partida, e se for associado UVE (como eu sou) vai para 20% desconto (como eu tenho).

Ora se fez 4000km em 12 dias, serão 10mil km /mês, consumos de 15 na tomada, 1500kWh/mês, sempre corresponde a poupar uns 25€/mês.

Não é nenhuma fortuna, mas dá para ir comer fora :lol:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 08 dez 2021, 09:37

frankesousa Escreveu:
02 dez 2021, 13:04
É mesmo nisto (muito km) que um VE é "REI"

Sobre o carregamento e eletricidade, o CPE em uso é "residencial" ou é "empresarial"?

Pergunto porque quem tem VE a EDP "dá" 10% desconto de noite logo a partida, e se for associado UVE (como eu sou) vai para 20% desconto (como eu tenho).

Ora se fez 4000km em 12 dias, serão 10mil km /mês, consumos de 15 na tomada, 1500kWh/mês, sempre corresponde a poupar uns 25€/mês.

Não é nenhuma fortuna, mas dá para ir comer fora :lol:
Tinha contrato residencial, mas fiz um contrato comodato e passou a empresarial...neste momento tenho 2% de desconto..

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 08 dez 2021, 10:21

Primeiros 18 dias de E-Niro e ja contabiliza 6917 KM.....estou a fazer mais Km do que as minhas previsões pois o E-Niro tem muita autonomia e vou esticando.

Tive 2 dias que cheguei a casa com 8% e 11% e então passei a carregar, até 95%....Mesmo com este tempo frio e chuva os 500km são garantidos e dou por mim a pensar como é que este SUV de formato meio quadrado consegue fazer uma autonomia media de 13kWh sem o minimo de preocupação em fazer uma gestão de consumos.

Continuo a preferir a regeneração em Auto, embora me limite e me trave em certas situações a entrada de rotundas e/ou aproximação de outras viaturas.

Em AE com a regeneração em Auto + Lev0 sinto que o E-Niro desliza como que sendo impulsionado para a frente e mesmo sem colocar o pe no acelerador e "estranhamente" a perca/reduçao de velocidade é muito baixa.... o melhor termo de comparação seria como colocar uma viatura de combustão a 100km/h e depois coloca-la em ponto morto e deixar "deslizar"..

7% dos gastos da bateria são para a parte electrónica durante 10 horas e incluem:

Radio e apple CarPlay sempre ligados
2 telemóveis sempre a carregar
1 dashcam 12v sempre ligada.
Outro aparelho 12v sempre ligado
Aquecimento e ar condicionado andam em OFF, excepto quando preciso de usar desembaciar o vidro.



Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por BrunoAlves » 08 dez 2021, 13:09

Excelente :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por FullElectric » 08 dez 2021, 14:01

Boa, em 18 dias já tens uma redução de mais de 500€ nos custos de combustível. Ao fim do mês é um bom incremento no ordenado :clap:
Com essa média em 4 anos tens o carro integralmente pago só com a poupança.

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 09 dez 2021, 20:41

FullElectric Escreveu:
08 dez 2021, 14:01
Boa, em 18 dias já tens uma redução de mais de 500€ nos custos de combustível. Ao fim do mês é um bom incremento no ordenado :clap:
Com essa média em 4 anos tens o carro integralmente pago só com a poupança.
Contas redondas, tirando 100€ de electricidade, poupei uns 400€ :D

Uma função que nunca me tinha lembrado...a ventilação da para fechar completamente.

Normalmente usava ar condicionado para desembaciar o vidro....pois uso circulaçao de ar apenas para o condutor, e com o tempo mais frio o vidro tendia a embaciar....ora nem me tinha apercebido que existe um botão do lado direito em que podemos subir o volume da circulação do ar e direcionar para o vidro.
Desta forma não se gasta bateria com ar condicionado. :idea:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por Nonnus » 09 dez 2021, 20:52

EVUber Escreveu:
09 dez 2021, 20:41
Contas redondas, tirando 100€ de electricidade, poupei uns 400€ :D
Não digas isso muito alto, senão os teus amigos taxistas com os seus fumarolas de 19 e troca o passo chamam-te mentiroso. Andam anos a fio a perder dinheiro todos os dias, mas culpa é dos outros que lhe roubam o trabalho. :think:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 17 dez 2021, 00:05

Parabéns pela aquisição.
É interessante acompanhar o comportamento de um VE sujeito a uma utilização "intensiva".
A maioria de nós utiliza-o para deslocações casa-trabalho, compras, passeios de fins de semana, etc; para trabalhar, o objectivo é muito diferente, espero que confirme as expectativas.
sinto que o E-Niro desliza como que sendo impulsionado para a frente e mesmo sem colocar o pe no acelerador e "estranhamente" a perca/reduçao de velocidade é muito baixa
Tenho a mesma sensação com o Ioniq, parece que o carro tem vida própria.

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 21 dez 2021, 00:20

Primeiros 30 dias de E-niro e ja conta com 11.380km :o
Fiz mais km que as minhas espetativas, "culpo" a autonomia do E-Niro que da para trabalhar aquela hora extra e neste periodo do Natal a que a aproveitar para fazer um extra.

Defeito ou feitio

Alem dos cintos de segurança que enrolam, pois a mola tem pouca força e ficam a baloiçar e bater no plástico fazendo um ruído irritante, a porta de trás do lado do pax as vezes fica trancada,..pois os clientes teem a tendência ao abrir a porta de empurrar o trinco para fechado...

São apenas pormenores...

Carregamento em casa

Tenho carregado até 100% na sexta, sabado e domingo, e durante a semana 90%,

No sabado 520km de autonomia com 100% são valores interessantes para este tempo frio.

Imagem

Carregamento Rapido

Experimentei um carga rapida dos 20% aos 30% no lidl da av infante D.Henrique a partir da 22horas e mais por curiosidade, e as instruções para PARAR o carregamento é passar o cartao novamente, mas ao passar o cartao para parar o carregamento manda escolher opção para carregar em AC43.

Ainda não sei como se para o carregamento no carro ou no posto, pois cada vez que tentava na app dizia "erro" ....naquela situação como era o único carro, mandei o posto abaixo.

Regeneração Auto Sim ou Não

Dei por mim a pensar se teria um melhor consumo em Auto LEV - 0 (em vez de Auto LEV- 1) e então nos últimos 3 dias consegui reduzir ligeiramente o consumo do computador de bordo para 13.1kWh.

Muito condutores vão com certeza evitar a Regeneração em modo Auto, pois os sensores detetam a viatura da frente e quando dão por ela ja o carro esta a travar....

A excepção foi o dia de hoje aonde registou um maior consumo diario (14kWh) pois esteve uma chuva torrencial na zona da grande Lisboa e notei um acréscimo anormal relativo aos últimos dias sem chuva.

Os valores que tenho inserido no Sprintmonitor dizem respeito aos consumo de energia (com respectivas percas) do carregamento...

Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por BrunoAlves » 21 dez 2021, 01:47

Excelente, obrigado pela actualização. Já indiquei este tópico a várias pessoas, para mim já é uma referência :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Kia”