Bolt com 25kw/100km, tempo gelado

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8737
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bolt com 25kw/100km, tempo gelado

Mensagem por mjr » 09 mai 2017, 22:39

Aqui claramente o problema não é a autonomia mas o custo desses kW.h extra gastos a aquecer o carro. Por exemplo, num caso em que por dia o carro se desloque durante 1 hora, terá um consumo extra a aquecer de uns 3kW.h face ao que teria com uma bomba de calor. Num mês em países frios são 90kW.h extra. Dependendo do custo da eletricidade, pode variar entre 9€ e 18€ extra gastos a aquecer o habitáculo nesse mês. Dependendo do número de meses frios e do custo extra de um AC com bomba de calor (teoricamente não devia ser significativo), pode ou não compensar ter o aquecimento por bomba de calor.

Num país como Portugal, não me parece que faça diferença nos casos em que a bateria do veículo seja de dimensões generosas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 25000km em 2019-07-27.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 13500km em 2019-07-27.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RNM
Mensagens: 937
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Bolt com 25kw/100km, tempo gelado

Mensagem por RNM » 09 mai 2017, 23:51

Não há bomba de calor num automóvel que funcione a -30°C, logo ter ou não ter bomba seria irrelevante, mais uma vez

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8737
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bolt com 25kw/100km, tempo gelado

Mensagem por mjr » 10 mai 2017, 18:54

Acho que no caso do Opel, as contas estavam feitas para -20ºC e não -30ºC. A -20ºC já começam a aparecer soluções mais eficientes que resistências, mas mesmo assim pouco relevante neste caso.

Mas a 0ºC, algo que é fácil para uma bomba de calor decente, a autonomia a velocidades baixas ainda é significativamente mais baixa quando comparada com a autonomia sem o aquecimento desligado (240km vs 507km). Mesmo nesse caso o consumo (e o custo) de energia baixa significativamente caso fosse utilizada uma bomba de calor. Se compensa ou não cada um teria de fazer as suas contas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 25000km em 2019-07-27.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 13500km em 2019-07-27.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RNM
Mensagens: 937
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Bolt com 25kw/100km, tempo gelado

Mensagem por RNM » 10 mai 2017, 22:45

18€ * 4 meses * 10 anos = 720€
Será que a marca me venderia a bomba de calor por menos dinheiro que isto...?

Com uma bateria de 60+ kWh, continuo a preferir pagar menos pelo carro e ter resistências

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8737
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bolt com 25kw/100km, tempo gelado

Mensagem por mjr » 10 mai 2017, 22:54

O incremento de preço de custo ao fabricante por ter um AC com bomba de calor deve ter um valor bem abaixo disso, mas o preço de venda depende de tantos fatores que não me atrevo a especular.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 25000km em 2019-07-27.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 13500km em 2019-07-27.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Chevrolet Bolt / Opel Ampera-e”