Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagempor alexmol » 15 abr 2018, 09:56

Negativo.

Mesmo que estivesse à venda pelos 42-43k€ que espero que a versão base custe não comprava.

Perguntem a quem importou carros americanos para a Europa!
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagempor alexmol » 16 abr 2018, 14:24

Voltando às reflexões sobre a Tesla e o Model 3

Service Center & Model S/X vs 3

Em teoria os modelos da Tesla precisam de muito pouca manutenção que necessite de assistência oficial da marca.
Se tudo corresse conforme a teoria até estaria disposto a, por exemplo, ir a Madrid para uma revisão de 2 em 2 anos.

O problema é que a teoria não bate certo com a prática.
Muitos dos proprietários Tesla (a maioria?) já necessitou de resolver problemas antes de chegada a data da primeira revisão recomendada.
Não falo só de avarias, refiro-me também a pequenos pormenores de fiabilidade que noutras marcas só surgem mais tarde na vida do veículo.
Estou a pensar em: ruídos parasitas, ruído de vento por frestas, chocalhar de peças, portas que não fecham bem, bugs de software, ruídos da transmissão, bancos com desgaste acentuado, luzes com vapor de água, bateria de 12V com problemas, etc.

A isto há que adicionar alguns defeitos que vêm de fábrica mas que têm de ser resolvidos pelo Service Center local como: defeitos de pintura, mau alinhamento de painéis, frisos desalinhados, opções compradas em falta, jantes erradas, etc.

Face a este panorama, e enquanto a Tesla não resolver de vez os problemas de qualidade, a existência de um Service Center a uma distância razoável é essencial.

Pondo os pontos nos i's, actualmente não considero que a Tesla tenha um Service Center em Portugal. Não sei bem como (nem quero saber) a Tesla deixou-se contaminar pelo mais português dos defeitos e simultâneamente virtude: o desenrascanço!
Vejo muitos vídeos e sigo alguns proprietários Tesla de vários países no youtube, e sei o que são Service Centers.
O que temos cá não o é.

Os Tesla são carros pouco fiáveis (por enquanto) mas cujos proprietários estão muito satisfeitos. Em parte isso deve-se à boa atenção ao cliente da qual faz parte essencial o tratamento que têm nos Service Center quando têm algum problema.
Não sinto a mesma satisfação que vejo "lá fora" nos proprietários portugueses quando têm algum problema para resolver que implique ir à marca.

A isto há que adicionar uma nova variável, o Model 3.
Enquanto "carro do povo" não acredito que o Model 3 venha a ter o mesmo nível de atenção ao cliente que actualmente tem o Model S/X.
Espero estar errado, mas não creio que os proprietários de Model 3 venham, por exemplo, a dispor de uma viatura de cortesia enquanto o carro estiver na oficina como está a acontecer com o Bjørn Nyland que tem o seu Model X há um mês na oficina à espera de peças, mas anda com um Model S de cortesia.

Num episódio recente do podcast "The Tesla Show" é relatada a experiência de entrega ao cliente de um Model 3.
http://theteslashow.com/episodes/90-model-3-delivery-experience
A entrega foi num Delivery Center próximo da fábrica, como toda a pompa e circunstância, algo que nas condições actuais da Tesla em Portugal não seria remotamente possível.
Mas mais importante que o local e processo de entrega relatados é o facto do carro ter vindo com um defeito na pintura (menor que uma unha do dedo mindinho mas mesmo assim um defeito) e a consola central com riscos. Algo que terá de ser resolvido no Service Center.

Enquanto early adopter estarei disposto a ir do Algarve a Lisboa para visitar o Service Center, mas tem de ser uma coisa com condições.
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagempor BrunoAlves » 16 abr 2018, 14:34

Uma variável nova que li hoje por essa net fora (e que vale o que vale por isso mesmo :mrgreen: ): o TM3 não suporta o adaptador Chademo. E a carga AC é 32A monofásico. SuC ou nada.
https://model3ownersclub.com/threads/mo ... work.5990/
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagempor alexmol » 16 abr 2018, 17:37

A questão do adaptador Chademo não é minimamente relevante para mim. Se for de viagem vou usar os Superchargers.
De qualquer forma acho que é uma questão de tempo até o Model 3 suportar adaptador Chademo.
No tópico que referiste alguém disse que ligou para o suporte técnico da Tesla e disseram que já funcionava.
É até provável que a Tesla esteja a desenvolver adaptadores Chademo e CCS que suportem maior potência.

Quanto à carga AC, o modelo americano apenas suporta de facto 32A monofásico (40A na versão Long Range).
Quando chegar o modelo europeu veremos. O meu palpite é que a versão Long Range na Europa suportará 3x16A / 1x32A.
A versão base não sei, até pode ser o mesmo carregador mas limitado por software para uma potência 25% mais baixa por exemplo.
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagempor Fil » 17 abr 2018, 23:53

https://teslamotorsclub.com/tmc/threads ... 109/page-5

"According to this post in the Swedish tesla forum an assumed Tesla owned Model 3 test vehicle is observed in Norway charging with an CHAdeMO adapter."

http://teslaclubsweden.se/tesla-model-3 ... o-i-norge/
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagempor RS232CSerialUser » 18 abr 2018, 11:29

alexmol Escreveu:...
Quanto à carga AC, o modelo americano apenas suporta de facto 32A monofásico (40A na versão Long Range).
Quando chegar o modelo europeu veremos. O meu palpite é que a versão Long Range na Europa suportará 3x16A / 1x32A...

Acho que o chademo é tao relevante Qto o resto, ou seja poder carregar de todas as formas e feitios possíveis e disponíveis, incluindo todas as trifásicas. Só porque é o 3 nao.pode carregar a trifásica superior a 11 kW? Já me chateia que actualmente nao seja possível mais que 16.5 kW no S e X, acho que foi regredir não manter os 22 kW. Mas no 3 que pelo menos coloquem todas as opções de carga dos S e X actuais + eventualmente o CCS :)
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