Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por kony76 » 18 mar 2019, 23:47

Excelente o relato.

Qual vai ser a versão do teu?
Última edição por kony76 em 19 mar 2019, 00:24, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por Apr » 19 mar 2019, 00:03

alexmol Escreveu:
18 mar 2019, 23:22
O test-drive

Belas, Sábado 15:30, Fevereiro de 2019

Cheguei um pouco antes da hora marcada e, como imaginam, é fácil encontrar candidatos a passageiros de test-drive ao Model 3 pelo que já tinha comigo quem iria ocupar os 2 lugares traseiros (por motivos de conforto a Tesla só deixa levar 2 pessoas atrás).

Foi a primeira vez que visitei a oficina em Belas, e tirando a sensação que estão lá à pouco tempo e a máquina ainda não está totalmente oleada o espaço pareceu-me um verdadeiro Service Center, ao contrário daquela parceria manhosa no Prior Velho. Isso para mim foi um ponto positivo, pois sempre achei que um dos problemas da Tesla em Portugal era a falta de um Service Center.

Antes do test drive fui convidado à sala de exposição onde estava um Model 3 vermelho, se não fosse a porta de carregamento ser versão americana nem se notaria que é um modelo de importação dos E.U.A. não homologado para andar na estrada por cá.

Seguiu-se um período de apresentações e colocação de dúvidas. Eu ia preparado com uma lista, que era a seguinte:

-Qual a corrente de carga em monofásico do carregador interno?
-Qual a corrente mínima que é possível regular no écran?
-Quais as capacidades do UMC, dá para ficha azul gorda, e vermelha ?
-Qual o custo do FOB, quero encomendar logo com o carro
-Qual o custo das barras de tejadilho?
-Quero um wallcharger antes de ter o carro, posso?
-Vai haver loaners para quem tem um model 3?
-Oficina a sul de Lisboa, algum plano?
-Mobile service chega ao Algarve?
-Quanto custa o supercharging em Portugal?
-O carro trás o cabo tipo 2?
-A tranca do frunk dá para deixar cabos a sair do frunk com um EVSE lá dentro como no Model S?
-Como é que se montam as barras de tejadilho?
-Qual o plano de manutenção, qual o preço?
-Qual a garantia do carro e da bateria?
-Sem o pacote premium de dados o tráfego de dados permite usar a App sem limites? e o browser?

Não pensem em escrever nada sem ler este post até ao fim, calma!
Como imaginam, entre o dia do test-drive e o dia em que estou a escrever isto muita coisa aconteceu, mas vamos por partes.

A equipa de comercias da Tesla que me estava a aturar foi até bastante solícita, mas nalgumas perguntas revelaram desconhecimento e alguma falta de preparação sobre o Model 3. :?

Vamos às perguntas que obtiveram resposta sólida:
-Qual a corrente minima que é possível regular no écran?
O mesmo que no Model S (5A)
-Vai haver loaners para quem tem um model 3?
Sim
-Oficina a sul de Lisboa, algum plano?
Para já não.
-Mobile service chega ao Algarve?
Sim
-O carro trás o cabo tipo 2?
Sim
-A tranca do frunk dá para deixar cabos a sair do frunk com um EVSE lá dentro como no Model S?
Não, testámos no carro de exposição.
-Qual a garantia do carro e da bateria?
É o que está no site. 4 anos o carro, 8 anos ou 160000km a bateria.

Houve outras perguntas cuja resposta não me satisfez totalmente, mas houve resposta:
-Qual a corrente de carga em monofásico do carregador interno?
A resposta acabou por ser 32A, mas demorou algum tempo e este é o tipo de perguntas que eu acho que os comerciais devem ter na ponta da língua.
-Qual o custo do FOB, quero encomendar logo com o carro
Não sabem, não sabem. Não percebo o porquê de não saberem.
-Qual o custo das barras de tejadilho?
Não sabem.
-Quero um wallcharger antes de ter o carro, posso?
Não. Para encomendar um wallcharger Tesla é preciso dar um VIN. Fiquei um pouco desiludido mas não totalmente surpreendido. Afinal já tinha visto vários vídeos de pessoas a instalar o wallcharger Tesla antes de ter o carro nos Estados Unidos, parece que por cá a política é outra. Tentei saber o porquê de tal política e a resposta foi um pouco difusa, dando a entender que houve pessoas que compraram wallchargers para depois revender.
-Quanto custa o supercharging em Portugal?
Embora não tenha havido uma resposta inequívoca, algo que estranhei pois já estão a entregar Model 3 e quem carregar tem que saber o preço, foi-me dada a indicação que em Portugal será cobrado por tempo com custos iguais à Alemanha, ou seja, 0,40€ por minuto acima de 60kW e 0,20€ por minuto abaixo de 60kW.
-Sem o pacote premium de dados o tráfego de dados permite usar a App sem limites? e o browser?
Como na altura do test-drive só estava disponível o interior premium, que inclui 1 ano de tráfego de dados, não me souberam responder o que acontece após 1 ano nem como é nos interiores não premium.

E houve algumas perguntas com as quais não fiquei nada esclarecido/satisfeito com a resposta:
-Quais as capacidades do UMC, dá para ficha azul gorda, e vermelha ?
A resposta foi muito confusa, com várias pessoas da Tesla a dizer coisas mas nenhuma a dizê-lo com a convicção necesssária. A única coisa que souberam dizer sem dúvida foi que o UMC trás a ficha normal shucko e uma azul de 16A.
-Como é que se montam as barras de tejadilho?
Nem sabem preço nem como se montam, nem quando estarão disponíveis.
-Qual o plano de manutenção, qual o preço?
A resposta também foi confusa e acabei por não perceber quais as opções existentes nem o que incluem.


Por sugestão da pessoa da Tesla que me estava a acompanhar coloquei todas estas questões por escrito num email, algo que achei bastante bem.
Mas passado 1 mês do test-drive não recebi qualquer tipo de resposta ao email. :(

Passámos então ao test-drive propriamente dito. Os Model 3 que andavam nos test-drive eram a versão performance e calhou-me um vermelho, igual ao que está em exposição mas com licença para andar na estrada.
Imagem

Sentado no lugar do condutor senti-me logo confortável, e não foi preciso andar com grandes ajustes do banco, espelhos e volante. O écran tem boa visibilidade e chega-se facilmente aos "botões" sem ter de mexer o tronco ou a cabeça. Não perdemos muito tempo a explorar menus ou em explicações do software, afinal o objectivo era guiar.

Uma das coisas que reparei logo nos metros iniciais foi que o carro estava carregado a quase 100%. Embora isso seja bom para os arranques dos 0 aos 100 não dá uma boa consistência na regeneração, parecendo que por vezes o carro está mais solto devido à regeneração limitada, quem já guia um VE nota logo estas coisas e não fiquei com uma ideia sólida sobre qual o nível de regeneração que posso esperar. Penso que seria mais acertado não carregarem tanto o carro para os test-drives.

Também nos primeiros metros se nota que a direcção do carro é extremamente precisa e o carro responde imediatamente, muito agradável e inspirador de confiança.
O modelo performance com jantes de 20" e suspensão mais baixa proporciona uma condução muito desportiva, digna de um go-kart, mas sacrifica um pouco o conforto. Pessoalmente irei sempre escolher as jantes que permitam pneus com parede maior, no model 3 as de 18".

Durante a condução pouco olhei para o écran, mas é bastante fácil ver a velocidade. A visibilidade para a frente é excelente. Onde me atrapalhei algumas vezes foi com os piscas, pois para os desfazer é preciso empurrar novamente a manete em sentido contrário mas apenas ligeiramente, creio que após um período de habituação não será problema, pessoas com Opel e BMW queixam-se do mesmo.

Depois de alguma condução citadina fizemos um pouco de autoestrada e aí já se pôde libertar o monstro que é o Model 3 Performance. É impressionante e muito aditiva a condução. :D

Depois seguiu-se aquilo que muitos consideram o momento alto do test-drive, um arranque dos 0 aos 100. A pessoa da Tesla deu instruções de maneira a que seja mesmo um arranque ridículo, e como eu já esperava, não aguentei até aos 100. A certa altura (talvez 2 segundos após o arranque) ficou tudo difuso e acobardei-me. Aliás, fiquei logo ligeiramente almariado :puke-front: . Arranques dos 0 aos 100 são brutais e deixam uma pessoa com o sorriso Tesla, mas no dia-a-dia são algo que dispenso totalmente. O Chill mode serve perfeitamente para mim, não sou um speed demon. :twisted:

O carro correspondeu à maioria das espectativas que tinha e na questão do prazer de condução superou-as.

No final do test-drive, depois de estacionar, ainda pude ver ao vivo outro Model 3 mas em cinzento.
Face aos 600€ a mais que vai custar um carro branco em vez de cinzento ou azul (preto está fora de questão), e depois de ter visto ao vivo o cinzento, estou praticamente decidido pelo cinzento.
Até vou conseguir manter "mais ou menos" o mesmo nome que tinha previsto para o carro. :D
Imagem
Muito bem, obrigado por teres redigido esta experiência é muito útil!

anolsi
Mensagens: 207
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por anolsi » 19 mar 2019, 00:11

alexmol Escreveu:
18 mar 2019, 23:22
Até vou conseguir manter "mais ou menos" o mesmo nome que tinha previsto para o carro. :D
Imagem
O meu é um fica ali no meio dos dois (está em transformação :D)

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por Fil » 19 mar 2019, 01:14

Excelente relato Alex!

O umc só carrega até 7.4kW logo poderá levar no máximo a cee de 32A monofasica.

Como a manutenção não é obrigatória, não vejo grande razão para lá ir todos os anos mudar o filtro do habitáculo. Eu faria como muitos fazem nos Model S e X, mudava apenas o líquido da refrigeração da bateria aos 80/100 mil klms. O filtro de habitáculo muda-se facilmente em casa.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por BrunoAlves » 19 mar 2019, 10:56

Excelente relato Alex :clap:

Venha de lá a máquina, precisamos dela antes de chegar às 50 páginas do DB :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

pena33
Mensagens: 51
Registado: 29 abr 2016, 10:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por pena33 » 19 mar 2019, 13:06

Excelente relato.
Não custa nada ler.

Continua a opinar.

TRLeaf
Mensagens: 74
Registado: 19 set 2018, 17:10
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por TRLeaf » 19 mar 2019, 17:10

Óptimo relato.

Quanto a rebocar ainda hoje recebi uma notificação onde diz que quer o Y quer o 3 terão possibilidade de reboque, embora os actuais 3 ainda não tenham tow bar (deve ser um retro fit).

oops
Mensagens: 206
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por oops » 19 mar 2019, 22:50

Depois de encomendar o carro e pagar os 2000€ é possível comprar o wallcharger entrando em contacto com o Service Center.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 20 mar 2019, 22:40

Agradeço os vossos comentários e fico contente se tiver ajudado alguém :)
plpepapf Escreveu:
18 mar 2019, 23:36
Quanto a reboque, não fez parte das questões?
A partir do momento que existem barras de tejadilho já não vejo necessidade da bola de reboque, no meu perfil de utilização é claro.

De qualquer forma parece que na Noruega já anunciaram que o 3 vai ter bola de reboque certificada até 910kg.
TRLeaf Escreveu:
19 mar 2019, 17:10
Quanto a rebocar ainda hoje recebi uma notificação onde diz que quer o Y quer o 3 terão possibilidade de reboque, embora os actuais 3 ainda não tenham tow bar (deve ser um retro fit).
Se for um retrofit que se possa fazer mais tarde melhor ainda!
kony76 Escreveu:
18 mar 2019, 23:47
Qual vai ser a versão do teu?
SR ou SR+ depende do preço final em Portugal, esta questão será motivo para a próxima entrada no Diário de Bordo
oops Escreveu:
19 mar 2019, 22:50
Depois de encomendar o carro e pagar os 2000€ é possível comprar o wallcharger entrando em contacto com o Service Center.
Sim, esqueci-me de mencionar que me disseram isso. O meu espanto é o porquê de não venderem a qualquer pessoa, se ganham nem que seja 1% a vender wallchargers porquê não vender a quem quiser?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por RS232CSerialUser » 25 mar 2019, 11:49

Tb me deixa baralhado a necessidade de ter VIN (parece mesmo obrigatório) para comprar acessórios.
Na Europa estava esgotado o kit anti-furo (compressor + gosma). Um amigo foi aos US e ofereceu-se para trazer de lá, previamente verifiquei que era o mesmo produto, e nos US não estava esgotado. Nos US a experiência foi a seguinte:
- pediram o meu vin,
- ele não tinha mas deu o meu número de telemóvel português,
- pelo nº de tm encontraram a minha conta "my Tesla",
- não sabia que ele estava na loja Tesla e recebi informação no tm que tinha adquirido o kit anti-furo, tinha o recibo emitido e inserido na "my Tesla".
Questão: se não tivessem encontrado a "my Tesla" tinham-lhe vendido o kit?
A primeira coisa que perguntaram foi o VIN do carro a que se destinava...

Esse relato do Test Drive do 3 está tão completo que é como se estivesse lá a assistir :) muito bom!

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”