Em relação à guerra de preços vais fazer o que? Houve um periodo bastante longo antes de a tesla mexer no preço que um tesla tinha um valor de revenda mais alto do mercado. Agora com os cortes de preços leva tudo por arrasto, nao só tesla. Hoje ha carros do segmento C que sao mais caros que o tm3 e muitos VE do segmento B são pouco mais baratos ou até mesmo em paridade de preço. Quem o tem que se agarre a ele e não o venda ao desbarato pois na minha opinião nao encontra nada semelhante por aquele preço no mercado.
Agora em relação aos botoes...
Ontem dei umas voltas com o Leaf, como já é habitual, ajusto o banco e os espelhos e o volante já em andamento que é quando começo a reparar que está tudo fora do sitio. E à medida que ia conduzindo e ajustando as coisas, começei a pensar como é que faço isto no tesla, não ha botões nenhuns, os ajustes estão enterrado num menu qualquer no ecran. Por breves momentos concordei que de facto os botoes são convenientes. A tesla fez delete desses botoes todos e dos outros tambem. Então como é que ninguem se queixa?
A verdade é que o tm3 de 39k€ inclui de origem perfis de condução, apenas ajustei e salvei o meu perfil de condução 1x quando recebi o carro e sempre que abro a porta o carro ajusta tudo para as minhas preferencias. E se por qualquer motivo o carro tiver o perfil errado consigo mudar rapidamente com 2 toques no ecran. Continua a ser mais dificil ajustar o angulo de um espelho no tesla, mas tabém deixa de ser um problema. O meu leaf é um tekna topo de gama mas nao tem perfis de condutor, logo terá sempre que ter os tais botoes...
Agora do ponto de vista conceptual, só ha poucos meses vi o video de apresentação do iphone original dado pelo Steve Jobs, e quem nao viu recomendo que perca amor a 15 minutos e veja que nao se vai arrepender. Lá está explicado a questão do ecran que se esta a debater agora nos carros, é exatamente o mesmo problema.
vamos até dar um exemplo concreto, olha aqui a consola do Leaf:
Imagina agora que abaixo dos ventiladores colocavas um ecran do tamanho da consola toda. Podias até replicar exatamente o layout dos botoes fisico, bastava que aquelas zonas, agora num ecran, nunca mudassem. A questão agora é que replicar exatamente o layout dos botoes fisicos começa a parecer meio estupido, e podia ser otimizado.
E é aqui que chegamos ao busilis da questão... é tudo uma questão de qualidade no software! Quem conseguir fazer o sistema operativo mais simples ituitivo e rapido ganha. Não é só trocar por um ecan maior ou fazer offload de botoes para o ecran, se for mal feito causa obviamente muita frustração.
O TM3 tem ausencia de botoes desde 2017 e o TMY é uma replica, se a tesla nao acertasse no SW nao sei como teria as vendas que tem.