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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Enviado: 16 jun 2019, 11:27
por mjr
Vi agora a medição do outro medidor de energia. Então é assim:
Ecowatt:
Medidor de energia do quadro:
ANTES
DEPOIS
Temos então:
Ecowatt: 84.44 kW.h
Medidor de energia: 13963.94 - 13878.6 = 85.34 kW.h
Uma diferença de 0,9kW.h ou cerca de 1%. As perdas nos cabos e no próprio EcoWatt não podem explicar esta diferença pelo que terá a ver com a precisão da medição. Confio um pouco mais no medidor de energia, mas é apenas um feeling. Seja como for, sim, com rendimentos um pouco abaixo de90% chegamos aos 75kW.h úteis na bateria, o que faz sentido. Acredito que a potências mais elevadas o rendimento aumente para acima de 90% mas não tenho como testar a não ser que altere a potência contratada.
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Enviado: 16 jun 2019, 12:00
por Apr
Sim a precisão está ótima!
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Enviado: 06 ago 2019, 12:51
por mjr
Uma breve descrição da viagem Porto-Alvor:
- Saida pelas 10:00 com bateria a 100%, previsão de chegada com 5% ao SuC de Alcacer.
- AP a 125km/h até AS Santarém para satisfazer necessidades fisiológicas.
- AP a 130km/h até ao SuC de Alcacer do Sal.
- Chegada com 10% de bateria após 360km
- Almoço. Após 20m do início da carga já estava a dizer que podia seguir viagem, nem tinha chegado a comida.
- Carregou a 118-119kW até 60% de SOC. Saímos com 94% de bateria após 45m.
- Viagem para o Alvor com AP a (alegadamente) 145km/h.
- chegada com 35% de bateria pelas 15:15.
5 horas e 15 minutos de viagem incluindo paragem para almoçar e outra para as necessidades. Aprovadissimo.
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Enviado: 06 ago 2019, 15:39
por Fil
Automóveis são assim!
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Enviado: 06 ago 2019, 17:16
por mjr
Curva de carga:
10-60% - 118-119 kW
65% - 100kW
70% - 85kW
75% - 67kW
80% - 53kW
85% - 42kW
90% - 33kW
94% - 19kW
Brutal.
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Enviado: 06 ago 2019, 17:23
por frankesousa
mjr Escreveu: ↑06 ago 2019, 12:51
Uma breve descrição da viagem Porto-Alvor:
- Saida pelas 10:00 com bateria a 100%, previsão de chegada com 5% ao SuC de Alcacer.
- AP a 125km/h até AS Santarém para satisfazer necessidades fisiológicas.
- AP a 130km/h até ao SuC de Alcacer do Sal.
- Chegada com 10% de bateria após 360km
- Almoço. Após 20m do início da carga já estava a dizer que podia seguir viagem, nem tinha chegado a comida.
- Carregou a 118-119kW até 60% de SOC. Saímos com 94% de bateria após 45m.
- Viagem para o Alvor com AP a (alegadamente) 145km/h.
- chegada com 35% de bateria pelas 15:15.
5 horas e 15 minutos de viagem incluindo paragem para almoçar e outra para as necessidades. Aprovadissimo.
Ia começar com "parabéns pela viajem", mas não mereces
Parabéns é ao carro, os ocupantes nem aguentaram tanto tempo seguido, tiveram de parar em Santarém
Não há duvida que este novo Model 3 é O CARRO que substitui mesmo a 99,9% um CI, conseguindo mesmo por vezes ser melhor que este, mesmo em viagens longas. Muito bem mesmo.
(Eu nunca cheguei ao Algarve em tão pouco tempo, já com vários CI
)
Outra coisa! Chegas-te com 10%, ora, admitindo que tinhas os 75kWh (pessimista para o caso) para usar, 90% disso são 67.5kWh, 360km dá uma média de 18,7kWh/100km
Eu também consigo essa média no meu Leaf 30, mas é a pouco mais que 100km/h. Se tentar ir sempre a 120 já passa dos 20kWh/100km! (eu sei, não tenho um Ioniq, mas isto só prova que o Leaf, vá, tem muitossss pontos a melhorar
)
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Enviado: 06 ago 2019, 17:52
por mjr
Sem dúvida, a eficiência acima de 100km/h é muito boa. E este é o LR AWD. O SR RWD é uns 10% mais eficiente por ser mais leve e usar apenas o motor de ímanes permanentes mais eficiente que o de indução usado no eixo dianteiro.
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Enviado: 06 ago 2019, 18:47
por Gameiro101
mjr Escreveu: ↑06 ago 2019, 17:16
Curva de carga:
10-60% - 118-119 kW
65% - 100kW
70% - 85kW
75% - 67kW
80% - 53kW
85% - 42kW
90% - 33kW
94% - 19kW
Brutal.
Tem uma curva muito parecida com a do Model S 100D, boa curva de carga
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Enviado: 06 ago 2019, 20:23
por mjr
Especialmente tendo em conta que a bateria do 3 é 25% menor.
O S100D carrega a 115-120kW até 50% de SOC e depois começa a baixar, embora mais lentamente que o 3. Ou seja, o 3 é melhor até aos 75% de SOC e depois o S100D ultrapassa o 3 em potência de carga.
Como o 3 é muito mais eficiente que o S, a autonomia carregada por minuto de carga é 20-30% superior, ou seja na prática o S nunca tem vantagem, seja qual for o SOC.
O S está a precisar de uma revisão da bateria para se manter competitivo com o 3 em viagens grandes, especialmente nos novos SuC v3 de 250kW.
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Enviado: 07 ago 2019, 15:27
por Gameiro101
mjr Escreveu: ↑06 ago 2019, 20:23
Especialmente tendo em conta que a bateria do 3 é 25% menor.
O S100D carrega a 115-120kW até 50% de SOC e depois começa a baixar, embora mais lentamente que o 3. Ou seja, o 3 é melhor até aos 75% de SOC e depois o S100D ultrapassa o 3 em potência de carga.
Como o 3 é muito mais eficiente que o S, a autonomia carregada por minuto de carga é 20-30% superior, ou seja na prática o S nunca tem vantagem, seja qual for o SOC.
O S está a precisar de uma revisão da bateria para se manter competitivo com o 3 em viagens grandes, especialmente nos novos SuC v3 de 250kW.
Se não me engano carrega a 115-120 até aos 60%, mas o que realmente interessa não é a quantidade de kw que entram mas sim quantos km "carrega" e mesmo com os novos motores ainda está longe do Model 3, mesmo com baterias novas, não acredito que consiga ter uma velocidade de carregamento superior ao Model 3, e o tamanho/peso vão fazer com que seja sempre mais gastador, o Model irá sempre ser mais eficiente o que é uma vantagem em viagens longas.