rdias Escreveu:Não é silício. É silicone. Introdução de mais silicone no ânodo.
E a tecnologia que a gigafactory e o model III vai introduzir já está desenvolvida e são células ligeiramente maiores do que as actuais 18650 , e com densidade energética de 300 wh/kg.
E o model III já está todo pensado, só falta gigafactory para haver capacidade de produção, pois a redução de custos faz-se neste momento de forma automática pela produção.
O model III não tem risco nenhum, só de atrasos nas infraestruturas.
Daí a nNissan e a LG irem lançar mais rápido o leaf II ou mk3, pois já tem infraestruturas para tudo. A tecnologia está pronta.
Sim, tens razão é "Silicone+Grafeno" no ânodo. Foi erro meu, confundi "Silicone" com "Silício"
Mas discordo do facto de o model 3 não ter risco nenhum. Do que eu conheço identifico bastante risco até.
Embora o formato já esteja estudado e será cerca de 10% maior (o tamanho "20700") a tecnologia (a química) ainda não está pronta. Há problemas com a utilização do Silicone no ânodo, pois faz inchar literalmente as baterias com a carga, aumentando estas de volume e partindo, com os ciclos, as ligações de conductividade que existem. A solução é usar ou menos silicone (e menos densidade energética) ou encontrar um material que permita ajudar a mitigar o aumento de volume (mais info em:
http://www.extremetech.com/computing/18 ... gy-silicon).
E o pormenor da "densidade energética" é crítico para o carro como um todo e acredito até que a Tesla ainda esteja a pensar muita coisa no carro (embora o anuncio do carro para Março de 2016 seja muito boa noticia).
Uma alteração na densidade energética das baterias faz mexer em todo o carro num efeito em cascata, pois faz alterar a quantidade ideal do pack e com isso altera o peso (e a distribuição dele) e em consequência são alteradas as necessidade da potência do motor, etc etc. fazendo no final com que o carro tenha um custo suportável ou não.
É por isso que é importante, segundo alguns analistas, atingir os tais cerca de 385 Wh/Kg com a nova geração de baterias (actualmente a actual geração é na ordem dos 265 Wh/Kg).
A redução dos custos através da Gigafactory é ao nível da integração de toda a linha de produção da bateria (que actualmente não acontece) e na capacidade de produção em escala. É a este efeito combinado que se espera a tal redução na ordem dos 40/50% sobre os custos actuais da bateria.
Aliás, se a tecnologia já estivesse realmente pronta a Tesla teria todo o interesse em migrar já todos os packs do Model S e X e não a iniciar apenas com pequenos testes como está a fazer no pack de 90kw, pois isso, mesmo sem a Gigafactory, permitiria-lhe já obter melhores margens do que tem actualmente.
(...e falando da Gigafactory, é melhor não falar sobre o risco que a própria Gigafactory e a construção da mesma também têm
)
Acredito no entanto que a Tesla já tenha versões laboratoriais desta tecnologia em estado avançado e que esta evolução no pack de 90kw seja o inicio de outras evoluções semelhantes já em 2016. Tenho até curiosidade para ver quais os packs que vêm com o Model X e quais as evoluções que têm.