Por acaso penso que um rfid para estrangeiro para usar em Portugal pode estar para breve, veremos.BrunoAlves Escreveu: ↑24 dez 2020, 02:43Ahhhhh mas a MobiE vai ter, vai acontecer e vai ser. Pois vai. Há 10 anos que vai. Daqui a pouco há 5 anos tenho eu um rfid de um operador europeu que opera em todo o lado... Menos em Portugal![]()

Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Não estás a perceber. O problema é que a rede mobi.e é tão ultimo grito tecnológico que as outras redes ainda vão ter que evoluir muito para conseguir interagir com elaBrunoAlves Escreveu: ↑24 dez 2020, 02:43Não te está a escapar nada.
Se fores tuga, vais lá fora e instalas uma app do dono de posto, associas um CC e carregas. Se não estiveres para te chatear com as várias apps, pagas o roaming de carregamento a um dos muitos operadores europeus e carregas. Caro mas carregas.
Se fores estrangeiro e vieres para cá sem um Tesla ou um BMW (neste caso assumindo que não há apagão - que já se sabe que não existe desde Julho de 2019, disse o Alexandre Videira) procuras na net (o roaming europeu de dados agora até é gratuito) um dos muitos operadores nacionais de reboques e vais à boleia até à casa. Tu e o carro. Mais simples é difícil
Ahhhhh mas a MobiE vai ter, vai acontecer e vai ser. Pois vai. Há 10 anos que vai. Daqui a pouco há 5 anos tenho eu um rfid de um operador europeu que opera em todo o lado... Menos em Portugal![]()

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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Tu achas que alguém aqui pode duvidar deste projeto. São 10 milhões de euros de investimento.
Vê este vídeo e vais ver que não podemos duvidar. Neste vídeo até ficas a saber que vamos todos ter Porsches Taycan, pois só isso pode explicar que vamos todos carregar os nosso carros em sete minutos e meio, e o ministro até frisou que era a frase mais reveladora


Nota: este vídeo manda tanta areia para os olhos que até doí.
Com esta ironia não estou a dizer que isto não é um passo importante para a ME, agora apresentar isto como sendo algo inovador, quando muitos de nós sabemos que isto peca por tardio, e não é nada de inovador como foi várias vezes referido no vídeo e em comparação com o que já existe nos outros países da Europa. É apenas a evolução natural da ME, mal estaríamos nós se continuássemos como a 10 anos atrás. O governo aproveita para ganhar uns pontos junto de todos nós, ou melhor, junto a alguns de nós, e a Brisa, e os parceiros, usam este projeto como marketing para promover a mobilidade nas AE´s.
Com o aparecimento de pontos de carregamento fora das AE´s a Brisa, e as empresas a operarem dentro das concessões, tinham que dar este passo se não querem perder clientes. Portanto isto não é inovação, é correr atrás do prejuízo.
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Entrada no Diário de Bordo para relatar um episódio estranho.
Numa saída de noite notei que os faróis estavam mais altos que o normal.
Depois de cruzar-me com alguns carros em que todos eles me fizeram sinais de luzes percebi que estavam de facto muito altos, e agora ?
Encostei na berma, desliguei as luzes e voltei a ligar, tudo na mesma.
Mudei entre médios e máximos, fazia o ajuste de altura entre médios e máximos mas continuava tudo muito alto.
Pensei, será que tenho de ir ao menu de serviço e baixar manualmente a altura dos faróis ? Aquele menu avisa que não se deve ajustar sem ter o equipamento adequado... depois fica tudo descalibrado
Não tendo mais opções fui ao menu da regulação dos faróis e antes que ficassem disponíveis os botões o carro fez uma dança com os faróis para cima e para baixo com uma mensagem "A ajustar faróis" e voltou tudo ao normal.
Eu nunca tinha ido àquele menu desde que tenho o carro e sempre esteve tudo OK.
Pareceu-me um bug de software, não tenho a certeza mas até pode ter sido a primeira vez que saí com o carro depois de uma actualização de software.
Numa saída de noite notei que os faróis estavam mais altos que o normal.
Depois de cruzar-me com alguns carros em que todos eles me fizeram sinais de luzes percebi que estavam de facto muito altos, e agora ?
Encostei na berma, desliguei as luzes e voltei a ligar, tudo na mesma.
Mudei entre médios e máximos, fazia o ajuste de altura entre médios e máximos mas continuava tudo muito alto.
Pensei, será que tenho de ir ao menu de serviço e baixar manualmente a altura dos faróis ? Aquele menu avisa que não se deve ajustar sem ter o equipamento adequado... depois fica tudo descalibrado

Não tendo mais opções fui ao menu da regulação dos faróis e antes que ficassem disponíveis os botões o carro fez uma dança com os faróis para cima e para baixo com uma mensagem "A ajustar faróis" e voltou tudo ao normal.
Eu nunca tinha ido àquele menu desde que tenho o carro e sempre esteve tudo OK.
Pareceu-me um bug de software, não tenho a certeza mas até pode ter sido a primeira vez que saí com o carro depois de uma actualização de software.
- Filipe
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Não terá sido devido às experiências que fizeste para a mudança entre médios e máximos? 

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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Essas "experiências" já foram há algum tempo e consistiram em usar a manete, depois disso o carro já andou de noite sem cenas estranhas.
Acho que os bugs de software não têm período de incubação, mas nunca se sabe!
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
A mim por vezes acontece o contrário, os médios ficam muito baixos. Após ir a esse menu ele faz a calibração automática e fica resolvido. Já tive de fazer umas 4 ou 5 vezes...
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
AlexMol;
Fiz, hipoteticamente, o mesmo exercício para a minha utilização. Kia e-niro ou SR+? e se trocasse, também escolheria o TM3. Essencialmente pela eficiência e acesso à rede Tesla. Para o comum utilizador e País pequeno como o nosso, a escolha do SR+ é mais que suficiente.
Como proprietário, esclarece-me algumas duvidas com as diferenças para o LR;
- Assentos traseiros aquecidos (creio ser indiferente, dispensável). Concordas?
- Sistema de Som. Como avalias o som ?
- Conetividade premium. Ainda tens, ou foi só 1 mês? Sabes quanto é a subscrição mensal? Conseguimos viver bem sem a opção ou será um must have?Deixa de ter info dos carregadores Tesla, correto?
Obrigado pelo teu tempo.
Mais uma vez Parabéns pela escolha (e pelos videos).
Fiz, hipoteticamente, o mesmo exercício para a minha utilização. Kia e-niro ou SR+? e se trocasse, também escolheria o TM3. Essencialmente pela eficiência e acesso à rede Tesla. Para o comum utilizador e País pequeno como o nosso, a escolha do SR+ é mais que suficiente.
Como proprietário, esclarece-me algumas duvidas com as diferenças para o LR;
- Assentos traseiros aquecidos (creio ser indiferente, dispensável). Concordas?
- Sistema de Som. Como avalias o som ?
- Conetividade premium. Ainda tens, ou foi só 1 mês? Sabes quanto é a subscrição mensal? Conseguimos viver bem sem a opção ou será um must have?Deixa de ter info dos carregadores Tesla, correto?
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- BrunoAlves
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Vou aproveitar para dar a minha opinião sobre esses pontos

Não sei se o SR tem, mas o meu não tem e honestamente não acho que faça falta. Mesmo o do condutor é raríssimo usar, a maioria das vezes nem anda ninguém atrás. Até acho que faria mais falta o arrefecimento/ventilação, que estofos de pele em tempo quente é intratável

Custa 10€/mês. Sem a subscrição perde a informação de trânsito e vista de satélite no GPS (mas o GPS continua a funcionar), Spotify e Netflix. Tudo o resto continua a funcionar. Acho que é assim. E julgo que para tudo não precisas de subscrição, se tiveres um hot-spot o carro pode usar esse acesso para tudo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- alexmol
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Genericamente sobre o SR+ eu esperava um pouco ou tentava saber com bastante certeza qual o tipo de baterias que o SR+ vendido em Portugal trás.
Isto porque apesar das melhorias introduzidas com a versão 2021 a bateria com células LFP (Lítio-Ferro-Fosfato) fabricada na China tem uma curva de carga inferior ao SR+ pré 2021.
Enquanto o meu SR+ carrega até 140kW nos SuC V2 e 170kW nos SuC V3 o SR+ LFP não passa dos 70kW.
Isto faz com que um carregamento entre os 20 e 80% leve mais 5-10 minutos no SR+ LFP do que no SR+ pré 2021.
Presume-se que a Tesla está a limitar a potência de carga pois ainda não tem histórico suficiente destas baterias e no futuro vai aumentar a potência de carga, mas para já é um factor a ter em conta.
https://www.youtube.com/watch?v=I2CnlYwZCSc
Quanto às questões concretas:
No meu caso particular é raro andar com pessoas atrás, por isso não me faz diferença.
Se existisse essa opção não me importava de pagar para activar os altifalantes extra.
Estou a pensar seriamente comprar um kit de cabos que permite fazer o paralelo entre altifalantes e assim activar alguns dos que no SR+ estão mortos.
Não deixa de ter informação dos carregadores Tesla.
A única coisa que se perde mesmo são os mapas satélite e as informações de trânsito.
No caso do web browser, spotify, tunein, youtube, netflix é possível ligar-se a uma rede WiFi (hotspot do telemóvel por exemplo) para usar essas funcionalidades.
Isto porque apesar das melhorias introduzidas com a versão 2021 a bateria com células LFP (Lítio-Ferro-Fosfato) fabricada na China tem uma curva de carga inferior ao SR+ pré 2021.
Enquanto o meu SR+ carrega até 140kW nos SuC V2 e 170kW nos SuC V3 o SR+ LFP não passa dos 70kW.
Isto faz com que um carregamento entre os 20 e 80% leve mais 5-10 minutos no SR+ LFP do que no SR+ pré 2021.
Presume-se que a Tesla está a limitar a potência de carga pois ainda não tem histórico suficiente destas baterias e no futuro vai aumentar a potência de carga, mas para já é um factor a ter em conta.
https://www.youtube.com/watch?v=I2CnlYwZCSc
Quanto às questões concretas:
Os assentos têm lá as resistências, mas estão "trancadas" por software. A Tesla poderia vender esse extra por software, mas até à data não o fez.
No meu caso particular é raro andar com pessoas atrás, por isso não me faz diferença.
O som é bastante bom, mas nota-se que não é tão envolvente como no LR.
Se existisse essa opção não me importava de pagar para activar os altifalantes extra.
Estou a pensar seriamente comprar um kit de cabos que permite fazer o paralelo entre altifalantes e assim activar alguns dos que no SR+ estão mortos.
Já não tenho. Todos os Tesla trazem 1 ano de conectividade premium, depois disso pode-se pagar 10€ por mês para usar.
Não deixa de ter informação dos carregadores Tesla.
A única coisa que se perde mesmo são os mapas satélite e as informações de trânsito.
No caso do web browser, spotify, tunein, youtube, netflix é possível ligar-se a uma rede WiFi (hotspot do telemóvel por exemplo) para usar essas funcionalidades.