Tesla Model 3

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VETL
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por VETL » 26 jun 2017, 16:11

A bateria de 60kWh da Nissan já está mais do que pronta há imenso tempo.
Se o TM3 já cá estivesse, ela já não estaria no mercado?
Para mim é mais que evidente que mesmo os mais avançados como a Nissan, andam a reboque. Claramente...
Só inovam o mínimo e na medida do estritamente necessário.
Veja-se por exemplo o caso do ZOE agora sem carga rápida numa bateria de maior capacidade. Parece que fazem tudo para que as coisas não funcionem...
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Brunus
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por Brunus » 26 jun 2017, 16:46

Estou à espera do TM3 e por isso não comprei um Leaf 30Kwh, e a lógica é muito simples.
Um carro é uma despesa brutal, no caso do Leaf na ordem dos 28k a 30k €, e para mim tem de durar pelo menos 8 anos.

Se comprasse o Leaf há 1 ano atrás, antes da apresentação do TM3, em 2018 um carro com 2 anos estaria ultrapassado a vários níveis. Obviamente não me pareceu a melhor maneira de estoirar com milhares de euros.

Depois, há os Super chargers. Quer queiram quer não, são o maior selling point da Tesla, e neste momento não há nenhuma outra marca capaz de competir com isso!
Experimentem ir com os vossos Leafs fazer uma road trip pela Europa. Pois... assim que passarem a fronteira já começam a ter problemas. Isto se não os tiverem até lá chegar! :twisted:

Quando daqui por 1 ano ou pouco mais que isso receber o meu TM3, sei que tenho carro para 8 ou mais anos, e que, caso queira, poderei viajar pela Europa à vontade sem ter que me preocupar em arranjar 30 cartões diferentes para outras tantas redes de carregamento, nem ter que planear a rota com precisão militar com o risco de ficar a meio do caminho para o PCR seguinte.

Se o TM3 vai ser mais caro que o actual Leaf 30? Sim, sem dúvida. Mas quero ver no fim quanto irá ser a diferença para o Leaf nextgen com a bateria de 60Kwh disponível.

Aqui está um vídeo que fala do que pretendo dizer:

Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Erbium
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por Erbium » 26 jun 2017, 17:22

Brunus Escreveu:Estou à espera do TM3 e por isso não comprei um Leaf 30Kwh, e a lógica é muito simples.
Um carro é uma despesa brutal, no caso do Leaf na ordem dos 28k a 30k €, e para mim tem de durar pelo menos 8 anos.

Se comprasse o Leaf há 1 ano atrás, antes da apresentação do TM3, em 2018 um carro com 2 anos estaria ultrapassado a vários níveis. Obviamente não me pareceu a melhor maneira de estoirar com milhares de euros.
E 2 anos depois de comprar o TM3 não vai haver nada melhor! :roll:
Brunus Escreveu:Depois, há os Super chargers. Quer queiram quer não, são o maior selling point da Tesla, e neste momento não há nenhuma outra marca capaz de competir com isso!
Experimentem ir com os vossos Leafs fazer uma road trip pela Europa. Pois... assim que passarem a fronteira já começam a ter problemas. Isto se não os tiverem até lá chegar! :twisted:
E de TM3 tens problemas antes de sair de PT porque não há SC...
Brunus Escreveu:Se o TM3 vai ser mais caro que o actual Leaf 30? Sim, sem dúvida. Mas quero ver no fim quanto irá ser a diferença para o Leaf nextgen com a bateria de 60Kwh disponível.
E no fim qual vai ser o preço do TM3?

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rimsilva
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por rimsilva » 26 jun 2017, 17:40

VETL Escreveu:A bateria de 60kWh da Nissan já está mais do que pronta há imenso tempo.
Se o TM3 já cá estivesse, ela já não estaria no mercado?
Para mim é mais que evidente que mesmo os mais avançados como a Nissan, andam a reboque. Claramente...
Só inovam o mínimo e na medida do estritamente necessário.
Veja-se por exemplo o caso do ZOE agora sem carga rápida numa bateria de maior capacidade. Parece que fazem tudo para que as coisas não funcionem...
Não concordo nada com essa prespectiva, por essa ordem de ideias, se a Nissan tem a bateria e o carro está pronto para comercializar, só existe uma razão para não estar no mercado, é porque o Ampera-e não tem produção suficiente para fazer mossa no mercado, porque afinal este está no mercado, o TM3 ainda não vi nenhum a ser vendido.

É muito fácil anunciar um carro com 2 anos de antecedência (é o tipico de outras marcas), com um preço muito baixo â data do anúncio, mas que tem encoberto uma diminuição muito significativa do custo de produção das baterias por kWh. Estou convicto que quando estivermos em 2018 os preços serão equiparados, no final, para quiser um TM3 com todo o equipamento tecnologicamente avançado que caracteriza a Tesla, vai pagar muito acima do anunciado actualmente.

Não sou Engenheiro, nem especialista em baterias, mas o que me parece com o Zoe é que as cargas rápidas não estavam a dar grande "saude" às baterias, por isso o abandono das cargas rápidas, já se especula com a adopção do CCS, espero bem que sim.

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Flyer
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por Flyer » 26 jun 2017, 18:21

Tenho usado inúmeras vezes as cargas (semi) rápidas no meu zoe; Por isso em 5 meses já vai com 20000 kms......vamos a ver o que isto vai dar de degradação.. :think:
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

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Re: Tesla Model 3

Mensagem por RS232CSerialUser » 26 jun 2017, 18:54

VETL Escreveu:A bateria de 60kWh da Nissan já está mais do que pronta há imenso tempo.
Se o TM3 já cá estivesse, ela já não estaria no mercado?
Para mim é mais que evidente que mesmo os mais avançados como a Nissan, andam a reboque. Claramente...
Só inovam o mínimo e na medida do estritamente necessário.
Veja-se por exemplo o caso do ZOE agora sem carga rápida numa bateria de maior capacidade. Parece que fazem tudo para que as coisas não funcionem...
Costumo dizer que os outros fabricantes só têm feito ou apresentado propostas como reacção à Tesla. Veja-se os Tesla killers anunciados regularmente, como travões que não travam nada e só reforçam que "os outros dizem, a Tesla faz", autonomias de jeito e mobilidade à séria, não é bateria de jeito e depois mobilidade à rasca porque não há rede de carga no terreno. Dantes a Tesla fazia no calendário marciano, para o TM3 até está a cumprir os prazos. Esperemos que o ritmo de nascimento de localidades com Supercharger em Espanha se propague a Portugal. Mas já não é a falta de Superchargers neste canto que impede a mobilidade, chega-se facilmente a Salamanca, com 22 kW em Salamanca e um par de horas, daí em diante é um pulo a Burgos e está tudo dito, não sou só eu que o tenho feito, vários outros já o fizeram e fazem com regularidade.

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Re: Tesla Model 3

Mensagem por RS232CSerialUser » 26 jun 2017, 19:08

Brunus Escreveu:Estou à espera do TM3 e por isso não comprei um Leaf 30Kwh, e a lógica é muito simples.
Um carro é uma despesa brutal, no caso do Leaf na ordem dos 28k a 30k €, e para mim tem de durar pelo menos 8 anos.

Se comprasse o Leaf há 1 ano atrás, antes da apresentação do TM3, em 2018 um carro com 2 anos estaria ultrapassado a vários níveis. Obviamente não me pareceu a melhor maneira de estoirar com milhares de euros.

Depois, há os Super chargers. Quer queiram quer não, são o maior selling point da Tesla, e neste momento não há nenhuma outra marca capaz de competir com isso!
Experimentem ir com os vossos Leafs fazer uma road trip pela Europa. Pois... assim que passarem a fronteira já começam a ter problemas. Isto se não os tiverem até lá chegar! :twisted:

Quando daqui por 1 ano ou pouco mais que isso receber o meu TM3, sei que tenho carro para 8 ou mais anos, e que, caso queira, poderei viajar pela Europa à vontade sem ter que me preocupar em arranjar 30 cartões diferentes para outras tantas redes de carregamento, nem ter que planear a rota com precisão militar com o risco de ficar a meio do caminho para o PCR seguinte.
...
Os Tesla melhoram com o tempo: updates e novas funcionalidade OTA Over The Air, sem espinhas nem chatices nem idas à garagem nem cartões de memória. Recebi vários. Funciona. Road trips? Easy. É melhor do que lemos ou vemos no youtube: depois de se experimentar não se quer outra coisa... É mesmo fabuloso. O trip planner diz exactamente o consumo e adapta as indicações, prevê os tempos de paragem nos diferentes Superchargers. Evita o trânsito. E se detecta que a carga eventualmente não chega (porque se andou depressa demais num dado troço, na Alemanha há troços sem limite de velocidade) ele dá indicação de qual a velocidade máxima a que se deve ir daí em diante, só fica sem carga em estrada quem quiser. O trip planner é muito bom mas não tem a possibilidade de indicar um ponto intermédio de passagem, era uma coisa que me chateava à brava. Depois de andar pela Europa e de perceber como basta colocar o destino final e ele calcula todas as cargas em Supercharger (saltando pontos para chegar como menos carga ao seguinte e maximizar a carga reduzindo o tempo), tudo em função do consumo previsto, declives a vencer, velocidades máximas nos diferentes troços, aí percebi que era um problema menor.
E não esquecer os Destination Chargers: não é só em hotéis. Começam a existir Destination Chargers em centros comerciais e em museus. Basta chegar e colocar a carregar. Brevemente vou usar. Qual é a outra marca de automóveis que se preocupa com isto? Que eu saiba nenhuma, têm os ICE para vender.
Última edição por RS232CSerialUser em 26 jun 2017, 19:18, editado 1 vez no total.

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Re: Tesla Model 3

Mensagem por RS232CSerialUser » 26 jun 2017, 19:16

Erbium Escreveu:
Brunus Escreveu:Estou à espera do TM3 e por isso não comprei um Leaf 30Kwh, e a lógica é muito simples.
Um carro é uma despesa brutal, no caso do Leaf na ordem dos 28k a 30k €, e para mim tem de durar pelo menos 8 anos.

Se comprasse o Leaf há 1 ano atrás, antes da apresentação do TM3, em 2018 um carro com 2 anos estaria ultrapassado a vários níveis. Obviamente não me pareceu a melhor maneira de estoirar com milhares de euros.
E 2 anos depois de comprar o TM3 não vai haver nada melhor! :roll:
Ao fim de 2 anos mesmo que haja melhor não é preciso desfazer-se do TM3 porque vai ter updates OTA e o carro vai melhorar com o tempo. Como hoje acontece com o S e o X. A não ser que se queira a última inovação em hardware, tudo o que dependa de software o carro recebe update e melhora.
Erbium Escreveu:
Brunus Escreveu:Depois, há os Super chargers. Quer queiram quer não, são o maior selling point da Tesla, e neste momento não há nenhuma outra marca capaz de competir com isso!
Experimentem ir com os vossos Leafs fazer uma road trip pela Europa. Pois... assim que passarem a fronteira já começam a ter problemas. Isto se não os tiverem até lá chegar! :twisted:
E de TM3 tens problemas antes de sair de PT porque não há SC...
De TM3 terá tantos problemas como hoje tem um TMS ou um TMX, ou seja, nenhuns problemas, zero, é sempre a andar e carregar: Aveiras, Santarém, Covilhã (só porque PCR do Fundão foi desligado), Salamanca, é sempre a andar, Burgos, Bayonne, ... E brevemente Tordesilhas vai evitar o Destination Charger em Salamanca.
Erbium Escreveu:
Brunus Escreveu:Se o TM3 vai ser mais caro que o actual Leaf 30? Sim, sem dúvida. Mas quero ver no fim quanto irá ser a diferença para o Leaf nextgen com a bateria de 60Kwh disponível.
E no fim qual vai ser o preço do TM3?
Uma alegre surpresa :)

Marques
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por Marques » 26 jun 2017, 20:34

A discussão divergiu do ponto fundamental. Não se estava a discutir o melhor carro. São gamas bem diferentes as faladas. Mas sim a ideologia. Quem tem a ganhar com a ME é a Tesla, pois só produz carros elétricos. A Nissan, a BMW, a Renault, estão-se marimbando. Eles têm a tecnologia à anos, mas os ICE sempre foram mais lucrativos por isso nunca tiveram interesse em dar o passo em frente.

A realidade é que a Tesla cria e outros não querendo perder quota de mercado e abrindo os olhos ao potencial monstro que ali está vão de reboque. Tirando as marcas chinesas.

Isto:
"Entre a vantagem da Tesla ter feito as outras marcas acordarem para a vida e a desvantagem de ter atrasado a compra de VE para algumas pessoas acham que o balanço é negativo?"

Eu não tenho carro eléctrico e não vou comprar um Tesla. O que eu quero da Tesla, ela tem-no feito e bem. Que puxe e continue a puxar pelas outras marcas. A massificação trará a descida de preços e aí sim, todos nós poderemos ter um VE.

MINInDalila
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por MINInDalila » 27 jun 2017, 00:41

Continua a surpreender-me como, num dos grupos melhor informados sobre a ME em Portugal, se dúvida tanto do papel absolutamente fundamental que Tesla teve, tem e terá para o desenvolvimento dessa mesma ME...


GM
- "GM Admits Tesla Was an Inspiration" (https://www.autoevolution.com/news/gm-a ... 14163.html)

Volvo:
- "Volvo CEO Credits Tesla For Raising Interest In Electric Cars" (https://www.reddit.com/r/teslamotors/co ... mand_says/)

Renault/ Nissan
- "Carlos Ghosn Applauds Musk, Tesla – Nothing But Praise" (http://insideevs.com/carlos-ghosn-musk-tesla/)

Generalidades
- "Tesla Goes Open Source: Elon Musk Releases Patents To 'Good Faith' Use" (https://www.google.pt/amp/s/www.forbes. ... h-use/amp/)
- "Tesla Joins CCS-Based CharIN Association" (http://insideevs.com/tesla-joins-ccs-ba ... sociation/)
- "Tesla Is Paying For The Deployment of Destination AC Charging That All EVs Can Use" (https://electrek.co/2017/06/26/tesla-de ... other-evs/)

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